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10 dicas para se destacar em uma dinâmica de grupo

dinâmica de grupo

Dinâmicas de grupo são etapas comuns em muitos processos seletivos. Através de exercícios de relacionamento interpessoal e atividades em grupo, os recrutadores conseguem entender melhor o perfil dos candidatos e suas habilidades para trabalhar em equipe.

O perfil profissional que as empresas estão procurando varia muito de acordo com o cargo a ser preenchido. Em alguns casos são os candidatos mais proativos e criativos que estão sendo procurados, em outros os mais organizados e analíticos. Dessa forma, é difícil dizer exatamente qual as habilidades e competências que as empresas estão buscando, portanto a melhor estratégia é sempre ser você mesmo.

No entanto, por mais que não haja uma forma exata de agir, nem respostas certas ou erradas, existem algumas recomendações que podem te ajudar a se dar bem nessa situação.

Por isso, a Adzuna preparou 10 dicas que você pode implementar para se destacar dos demais candidatos e mostrar seus pontos fortes durante esta etapa:

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1. Como passar uma boa primeira impressão

O ditado popular diz que a primeira impressão é a que fica. Apesar de dinâmicas de grupo serem pouco diferente, já que os candidatos são avaliados ao longo de três horas e realizando atividades diferentes, a primeira impressão ainda tem um peso importante no julgamento dos recrutadores.

É muito difícil consertar uma má primeira impressão. Recomendamos que você chegue no horário, vá com um traje adequado e também fique atento à sua postura ao se sentar para não passar a impressão de desleixo ou desinteresse.

Treine uma pequena apresentação sobre você, já que em muitos processos este é um dos primeiros exercícios. Seja educado e simpático com as pessoas, mas cuidado para não exagerar e parecer falso.

2. Como manter a tranquilidade

Lembre-se que é ok ficar nervoso, mas respire fundo e procure falar mais devagar para ser melhor compreendido. Mantenha o bom humor e a positividade.

Durante a dinâmica, os recrutadores vão estar supervisionando as suas atividades, mas tente não prestar muita atenção nisso. A melhor forma de bloqueá-los para não se distrair e agir naturalmente é colocar sua atenção total na tarefa e interação com os outros candidatos.

3. Como lidar com outros candidatos

Não encare seus colegas de dinâmica como competidores a uma vaga, mas como membros de sua equipe: reconheça os pontos positivos em suas personalidades e procure ser harmonioso ao trabalhar em conjunto. Lembre-se que sua capacidade de trabalhar em grupo é um dos principais pontos que estão sendo avaliados.

Embora seja importante que sua voz e ideias sejam ouvidas pelo grupo, é preciso tomar muito cuidado para não passar a imagem de um ditador insuportável. Lembre-se que para ser um bom comunicador é necessário saber ouvir tão bem quanto falar.

É comum ter que debater algum tema polêmico durante dinâmicas de grupo e é importante defender suas opiniões e ideias, mas tome cuidado para não parecer agressivo ao fazê-lo.

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4. Como mostrar iniciativa e proatividade

Não confunda iniciativa com liderança. É possível demonstrar iniciativa mesmo sem assumir uma posição de liderança através de pequenas atitudes, como começar a organizar as ideias do grupo num quadro, ou realizando perguntas para seus colegas. Um pouco de ousadia e auto-confiança são importantes para que você se destaque entre os outros candidatos.

Cuidado para não ficar calado demais, o seu silêncio pode ser percebido como falta de iniciativa e insegurança. Como dissemos no parágrafo anterior, mesmo que você não assuma uma posição de liderança imediatamente, seja em razão da sua personalidade ou de personalidades dominantes no grupo, é possível demonstrar interesse e determinação de formas mais sutis, como oferecendo-se para o cumprimento de determinadas tarefas, ou mesmo questionando e concordando com as decisões tomadas pelo grupo.

5. Como influenciar seus colegas e mostrar liderança

Uma boa forma de conseguir uma posição de destaque e alcançar a liderança do grupo é influenciar as pessoas sutilmente. Concorde com objetivos, questione pontos com os quais não concorda, organize tarefas entre os membros da equipe e faça com que o grupo “siga” as suas ideias.

Lembre-se que a liderança nunca deve ser imposta, mas conquistada naturalmente. Você nunca deve brigar para mandar no grupo, 

Em muitos exercícios, a liderança pode ser bem fluida. Em alguns momentos um membro da equipe toma iniciativa e lidera o projeto, em outros momentos são outros candidatos que assumem esse papel. Ser flexível e saber trabalhar bem nas duas situações é um diferencial e tanto.

6. Como destacar sua criatividade

Segundo Steve Jobs, criatividade é a ação de “ligar os pontos”, de realizar conexões e relacionar ideias e fatos. Para estimular a sua criatividade, pesquise sobre técnicas como mind mapping e brainswarming, e preste atenção nas ideias dos outros candidatos. Sempre se pergunte se é possível juntar elementos de uma das ideias à sua ou mesmo gerar uma nova solução a partir dos pontos levantados pelos seus colegas.

7. Como demonstrar capacidade analítica e atenção aos detalhes

Leia bem as instruções das tarefas a serem realizadas e treine seu senso crítico. Muitas das tarefas envolvem temas complexos que possuem mais de uma solução. O objetivo do exercício é verificar como os participantes interagem entre si para chegar a um consenso.

Evite basear sua posição em sua opinião pessoal ou “achismo”, prestando bastante atenção aos fatos e números apontados durante a atividade. Mantenha flexibilidade e procure encontrar pontos positivos ou objetivos em comum em diferentes estratégias.

8. Como mostrar-se um profissional atualizado

Pesquise sobre a empresa antes do processo seletivo (já demos dicas do que se deve pesquisar aqui). Ter uma noção dos desafios que a empresa está passando no momento te dá uma visão melhor de quais competências eles podem estar buscando em seus novos colaboradores.

Mantenha-se atualizado sobre as principais notícias dos jornais e especialmente as relacionadas ao seu segmento de atuação ou da vaga em questão, já que perguntas de conhecimentos gerais são comuns durante o processo. Se você tiver tempo, vale a pena também fazer alguns exercícios de lógica e ler exemplos de perguntas feitas em processos seletivos.

9. Como mostrar a sua personalidade

Os exercícios de dinâmicas são feitos para pegar inconsistências nos candidatos do processo seletivo. Por isso, é importante ser você mesmo, sem tentar assumir um personagem nos moldes do que você acredita que a empresa esteja procurando (lembre-se que você não sabe o que a empresa quer).

Faça uma auto-análise, listando seus pontos fortes e fraco. Tome cuidado também para não ser o candidato que quer aparecer a todo custo e para não parecer arrogante e agressivo.

10. O que você deve aprender com uma dinâmica em grupo

Não é só a empresa que vai aprender sobre seu perfil profissional durante uma dinâmica de grupo. Você também pode e deve aprender com suas reações e resultados. Procure avaliar quais foram os momentos em que você se sentiu mais seguro e em quais você não esteve tão certo das suas capacidades. Se houve algum tipo de conflito, avalie como você lidou com a situação e se algum dos candidatos pareceu estar mais bem preparado para os exercícios e por quê.

Mais uma vez lembramos que empresas buscam candidatos com perfis diferentes para posições diferentes e por isso é difícil definir quais foram os candidatos que se saíram melhor. Porém, você pode aprender com os outros candidatos cujos perfis você admirou.

No fim, se você não foi aprovado nessa etapa do processo, não desanime! Pense pelo lado positivo, aprenda com a experiência vivida e continue buscando uma colocação que seja adequada ao seu perfil.

Se você está preparado para mostrar suas qualidades e encontrar um novo emprego, acesse o Adzuna Brasil. Temos mais de 300 mil vagas abertas no Brasil inteiro, encontre uma perto de você!

Atualizado: 16/05/2017