Navegar no Blog Adzuna »

O que é transformação digital e como ela pode afetar sua carreira

transformação digital

Provavelmente você já ouviu falar em transformação digital e sabe que o termo está relacionado com a forte presença da tecnologia no nosso dia a dia.

Hoje, por exemplo, é possível trabalhar em casa, fazer praticamente todas as suas compras pela internet, estudar à distância, se comunicar e relacionar por meio de dispositivos móveis e realizar várias outras tarefas digitalmente.

É claro que o mercado de trabalho não ficaria de fora de todas essas mudanças. Chegamos a um momento em que não dá mais para ignorar os impactos da tecnologia no âmbito profissional.

Contudo, ainda existem muitas pessoas despreparadas para lidar com a transformação digital, o que acaba afetando tanto as suas carreiras quanto os resultados das empresas no mercado.

Você está preocupado com a sua vida profissional e não quer ficar para trás?

Continue lendo este texto para saber exatamente o que é transformação digital e o que você pode fazer para se adaptar a ela.

O que é transformação digital?

Transformação digital é o processo de implementação de tecnologia dentro das empresas. Essa estratégia serve, principalmente, para otimizar os processos, aumentar a produtividade e entregar o melhor produto ou serviço para o cliente.

No entanto, a transformação digital exige mais do que apenas digitalizar os procedimentos, adquirir equipamentos mais modernos e estender os negócios para o mercado online.

Para que uma empresa realmente vivencie a transformação digital, é necessário modificar toda a cultura organizacional, incorporar novas maneiras de pensar e agir e estar disposto a se reinventar constantemente.

Sendo assim, o planejamento estratégico dos negócios precisa considerar a tecnologia como parte fundamental da sua estrutura, além de saber como utilizá-la para melhorar o seu desempenho e se destacar no mercado com soluções inovadoras e realmente atrativas.

 

Como a transformação digital afeta sua carreira?

transformação na carreira

Os profissionais que não estão preparados para usar as tecnologias a favor da empresa ou do seu próprio trabalho estão correndo o risco de ficar para trás e perder espaço no mercado.

Não dá mais para enxergar os recursos tecnológicos como um bicho de sete cabeças ou como uma ameaça ao seu trabalho. Eles precisam ser vistos como aliados, ou seja, como uma ajuda para você desempenhar as suas funções de maneira mais assertiva e produtiva.

E pode ter certeza que, por mais que a sua carreira pareça totalmente distante da transformação digital, alguma coisa mudou ou está mudando. Em algum momento, você vai precisar se adaptar se não quiser ficar estagnado.

Todos os negócios, independentemente do ramo, estão automatizando os seus processos, digitalizando os seus conhecimentos e documentos, explorando as ferramentas que a internet oferece, e por aí vai.

Basta olhar a quantidade de negócios online que estão surgindo, a crescente presença das marcas no ambiente virtual e o uso cada vez mais frequente dos recursos digitais dentro dos diversos ambientes de trabalho.

Além de exigir mudanças das profissões antigas, a transformação digital também é a responsável pelo surgimento de novas carreiras.

Hoje, há uma procura enorme por profissionais que há pouco tempo não tinham tanto destaque ou as pessoas nem imaginavam que existiriam.

Algumas dessas carreiras são:

Mas não pense que somente as pessoas que estão entrando agora no mercado de trabalho podem atuar nessas novas áreas.

Profissionais que estão insatisfeitos com o que fazem ou buscam novas oportunidades também podem se encontrar nessas carreiras, principalmente se tiverem as habilidades e conhecimentos necessários para lidar com a transformação digital.

Como se preparar profissionalmente?

Prepare-se para a transformação digital

Tanto os profissionais que pretendem continuar no mesmoramo quanto aqueles que querem mudar de profissão precisam estar preparados para tudo o que a transformação digital está trazendo para os negócios.

Lembre-se que esse processo não afeta apenas as empresas e setores de tecnologia, mas todas as áreas de atuação.

Por isso, é importante se atualizar e participar ativamente da mudança cultural que isso exige das organizações e, consequentemente, de todos os profissionais.

Se você ainda está na dúvida do que fazer para se preparar, veja 6 atitudes simples que podem te ajudar.

1. Estude muito

Essa é uma das coisas mais importantes que o profissional precisa fazer para evoluir na sua carreira e conseguir acompanhar todas as mudanças. Manter-se atualizado é fundamental para se destacar na área em que você atua e não ficar perdido no meio da transformação digital.

Mas não se limite à teoria!

O profissional que se destaca atualmente é aquele que, além de se atualizar constantemente, sabe aplicar o conhecimento no dia a dia e se dispõe a mudar e otimizar os processos existentes, caso isso seja necessário para melhorar os resultados.

2. Pense no cliente

A transformação digital facilita bastante os procedimentos internos de uma organização.

No entanto, não podemos esquecer que o seu foco principal deve ser o cliente, que está cada vez mais exigente e em busca de soluções realmente valiosas, práticas e rápidas.

Pense em tudo o que você pode fazer para garantir que ele tenha uma excelente experiência e fique satisfeito com o que você oferece.

Mas lembre-se que, para que isso aconteça, é fundamental que todas as áreas da empresa estejam alinhadas e positivamente afetadas pela transformação digital.

Não adianta usar a tecnologia só na etapa final, pois o seu produto também é um reflexo de tudo o que acontece dentro da empresa.

3. Conheça seus concorrentes

Se você quer se destacar no mercado, precisa ficar de olho nos seus concorrentes e observar tudo o que eles estão fazendo.

Ninguém está falando para você imitar o seu concorrente, ok?

Você precisa apenas saber o que está dando certo, para ver como pode melhorar o seu negócio, e o que está dando errado, para encontrar brechas onde você pode atuar e se destacar.

Vamos supor que você tem uma loja de artigos esportivos.

Ao monitorar a sua concorrência, você nota que as mulheres têm se queixado nas redes sociais por não se sentirem incluídas nas ações de marketing.

Essa pode ser uma oportunidade incrível para a sua empresa! Você pode direcionar as suas estratégias para esse público ou até mesmo lançar novos produtos para acolher essa demanda.

Conheça o site, as redes sociais, a linguagem que os seus concorrentes usam com o público e, claro, a maneira como utilizam a tecnologia para saber como você pode superá-los.

4. Analise seus dados

Não adianta investir tempo e dinheiro na transformação digital da sua empresa se você não desenvolver o hábito de analisar todos os dados resultantes desses investimentos.

Como você vai saber o que precisa melhorar?

E depois de implementar mudanças, como vai conferir se a tecnologia realmente teve impacto positivo nos resultados?

Não importa em que tipo de organização você está inserido, é imprescindível trabalhar com métricas e fazer uma análise minuciosa de tudo o que acontece no ambiente de trabalho.

Assim, você terá embasamento para propor mudanças e tomar decisões, principalmente na hora de levar a tecnologia para dentro dos negócios.

5. Crie propostas de valor

Muitas empresas se desesperaram ao ver que a transformação digital estava tomando conta do seu setor e começaram a investir em várias tecnologias e iniciativas digitais ao mesmo tempo.

Porém, não é a simples aplicação desenfreada de tecnologia que vai garantir o sucesso da modernização de um negócio.

O profissional precisa entender, antes de tudo, que a transformação digital é algo que requer uma mudança sistêmica, que envolve toda a empresa, seus funcionários, líderes e gestores.

O seu objetivo é agregar valor ao que é feito e, por fim, transformar o relacionamento com o cliente e entregar algo que realmente satisfaça as suas necessidades.

Se você propor uma mudança, apresentar um novo projeto ou sugerir alguma tecnologia, tenha certeza de que aquilo vai gerar um resultado enriquecedor e concreto para a empresa.

Estude como implementar o que você está sugerindo, saiba quais serão as vantagens e esteja preparado(a) para argumentar a seu favor.

6. Tente inovar

Sabemos que, às vezes, parece impossível inovar em um cenário onde surgem novidades e tecnologias diariamente.

Muitos profissionais se sentem pressionados para criar algo novo e acabam frustrados ao falharem.

Mas não se iluda! Nem sempre inovação significa criar algo totalmente novo. Também pode representar formas diferenciadas de executar um procedimento antigo ou a aplicação de ideias recorrentes em setores ou problemas que eram tratados de outra forma.

Outro mito em relação à inovação é de que ela sempre vem acompanhada de algo difícil de ser feito quando, na verdade, ela pode surgir exatamente da simplicidade.

Sabe aquele procedimento complicado que você tem que fazer todos os dias no seu trabalho?

Busque maneiras de simplificá-lo. Pode ser uma tecnologia de automação, uma forma diferente de registrar os dados ou até mesmo de interagir com os outros profissionais envolvidos.

O importante é você não se contentar em fazer tudo sempre do mesmo jeito.

Quais são as tendências da transformação digital?

tendências digitais

Quando definimos o que é transformação digital, precisamos lembrar que esse processo ainda está acontecendo. Afinal, os avanços tecnológicos não param e todo dia surge algo diferente para ser testado e implementado no mundo dos negócios.

Várias novidades indicam o que virá daqui para frente e estas são apenas algumas das tendências:

  • Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos;
  • Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos;
  • Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio;
  • Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa;
  • Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas.

Se você quer ficar por dentro do que acontece no mundo digital, precisa conhecer esses processos e se preparar para as mudanças que eles estão trazendo para os negócios. Além disso, manter-se atualizado(a) sobre as inovações no mercado, seja em termos tecnológicos ou metodológicos, é essencial para prevêr os caminhos que sua carreira pode tomar. Faça um teste! Procure por vagas de emprego no site da Adzuna e desafie-se a achar uma que não exige o conhecimento de uma ferramenta ou familiaridade com o mundo digital. 

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.