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Principais requisitos para trabalhar com Marketing Digital

Ao procurar um emprego, seja pensando na escolha inicial de carreira ou em se reposicionar no mercado de trabalho, a maioria dos profissionais considera uma série de fatores importantes.

A demanda atual das empresas, as possibilidades de crescimento no futuro e o salário são algumas das prioridades.

Por conta disso, o marketing digital tem se destacado cada vez mais, alcançando o status de profissão dos sonhos para muitos. Tamanho interesse tem bons motivos.

Quer você pense em pequenas empresas, startups ou grandes corporações, hoje não existe negócio que não precise de profissionais de marketing digital.

Então a pergunta principal que você deve estar se fazendo é: “o que eu preciso para conquistar uma vaga no setor?”. Vamos te mostrar!

O cenário atual do marketing digital

A forma como as empresas se comunicam com os clientes não é a mesma de algumas décadas atrás.

A exclusividade dos materiais de divulgação impressos e promoção em grandes veículos de mídia (TV, rádio, revistas e jornais) deu lugar à produção de conteúdo, SEO e uma série de outros canais digitais.

Isso se deve, em grande parte, à transformação digital — fenômeno tecnológico que vem mudando radicalmente a vida em sociedade —  que não apenas abriu espaço no mercado de trabalho, mas criou mercados inteiramente novos.

Hoje em dia é possível ganhar dinheiro com blog, vídeos no Youtube e usar a produção de conteúdo para vender produtos ou serviços de todos os tipos.

Sabendo que precisam se adaptar à nova realidade do mercado digital, as empresas entendem a necessidade de montar equipes internas ou terceirizar serviços de marketing.

Para você, isso significa que nunca houve tantas oportunidades de trabalhar com marketing digital como hoje.

Para isso, você precisa se desenvolver de acordo com os requisitos do (exigente) mercado de marketing. A seguir, vamos ver como.

Os 3 melhores cursos de marketing que você pode fazer

Em primeiro lugar, vamos falar do conhecimento teórico e prático que você precisa para trabalhar com marketing digital.

Através de cursos bem estruturados, é possível aprender todos os conceitos que fazem parte do dia a dia de um time de marketing, e até colocar alguns deles em prática em projetos pessoais como forma de treinar suas habilidades.

Veja alguns dos principais cursos que você precisa fazer para se tornar um profissional desejado:

1. Inbound Marketing

Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é o conceito mais importante que você precisa aprender.

Em vez de interromper as pessoas usando apenas anúncios, como faz o marketing tradicional, o Inbound se baseia na produção de conteúdo relevante, para as pessoas certas e na hora certa.

A Universidade Rock Content conta com uma certificação gratuita de Inbound Marketing que vale a pena conferir.

2. SEO (Search Engine Optimization)

SEO é a forma com que as empresas fazem para aparecer no radar do Google e outros sites de busca, atraindo visitantes para seus sites e blogs. Ou seja, SEO é muito importante no marketing digital!

Para ampliar seu conhecimento sobre o assunto, vale considerar a certificação em SEO da Rock Content.

3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a base de uma estratégia de Inbound Marketing, e sem conteúdo não há SEO que faça uma empresa aparecer na primeira página do Google.

Então, é importante que você entenda exatamente como gerar leads, ou seja, pessoas interessadas em seu conteúdo/produto que realizam um cadastro, tornando-se presença permanente para seu negócio ou empreendimento (muitos consideram sinônimo de “clientes”). Assim, o objetivo principal da atividade é nutrir o interesse deles ao longo do tempo até transformá-los em clientes fiéis através do conteúdo.

A certificação gratuita de marketing de conteúdo 2.0 também é perfeita para te ajudar nisso.

7 ferramentas de peso para profissionais de marketing

Nos cursos que você fará, provavelmente vai se deparar com algumas ferramentas úteis que farão parte da sua jornada profissional.

E existem tantas ferramentas do tipo que é até fácil perder as contas. Por isso, separamos algumas das melhores e mais importantes, para realizar diferentes tarefas, e que você precisa conhecer :

1. Mailchimp

Uma das principais ferramentas de e-mail marketing no mundo, oferece opções de automação para campanhas de todos os tipos, desde uma simples newsletter até campanhas avançadas de e-commerce.

Uma dica: aproveite que o Mailchimp é gratuito para até 2 mil assinantes, crie uma conta e explore suas funcionalidades, de preferência em um blog pessoal.

2. Ubersuggest

O Ubersuggest se tornou um dos principais softwares de pesquisa de palavras-chave depois de ser comprado por Neil Patel, que o liberou gratuitamente e adicionou algumas funcionalidades incríveis.

A tendência é que o Ubersuggest seja cada vez mais usado na criação de estratégias de conteúdo, e como a pesquisa de palavras-chave é parte importante desse processo, você precisa conhecê-la.

3. RD Station

O RD Station é um dos mais completos sistemas de automação de marketing no Brasil.

A solução é robusta e atende a necessidade de empresas que precisam de acompanhamento personalizado aos leads em todo o funil de vendas.

4. Unbounce

A criação de landing pages está presente em diversos estágios do marketing digital. Em vez de perder tempo criando páginas do zero, muitas empresas decidem usar ferramentas que automatizam e otimizam esse processo.

Nesse respeito, a Unbounce é uma das melhores opções do mercado. Além de criar landing pages facilmente, é possível também realizar testes A/B e avaliar o progresso delas.

5. Buffer

O Buffer é um sistema de gerenciamento de redes sociais, fundamental para marcar presença no disputado ambiente de social media que determina muitas decisões de compra.

No Buffer você agenda postagens em diferentes redes sociais, acompanha o engajamento dos seguidores e otimiza suas estratégias para alcançar mais pessoas.

6. Typeform

Pesquisas de marketing têm um impacto profundo sobre a geração de leads, e poucas ferramentas são tão simples e intuitivas para ajudar nessa tarefa quanto o Typeform.

A criação de formulários precisa ser convidativa, e estimular nos participantes o desejo de responder as perguntas. A interface do Typeform traz exatamente isso.

7. Canva

Os conteúdos visuais estimulam o engajamento dos usuários, de modo que a criação de imagens ocupa um espaço nobre nas estratégias de marketing digital modernas.

O Canva, ferramenta de criação de imagens dos mais diversos tipos, faz com que seja possível criar desde posts para redes sociais até infográficos e logotipos, mesmo para quem não entende de design gráfico.

5 habilidades indispensáveis para um profissional de marketing

Existem certas habilidades que você não vai aprender só por fazer um curso ou dominar uma ferramenta. Elas são mais difíceis de adquirir, e muito mais valiosas para te ajudar a conseguir uma vaga em marketing digital.

É fato que um dos pontos mais importantes do processo seletivo em times de marketing de alto desempenho é contratar com base na personalidade do candidato, e não só por sua habilidade.

Pensando nisso, concentre-se nas características abaixo, elas vão te ajudar a desenvolver o perfil ideal de profissional que todo gestor vai querer na equipe:

1. Perfil analítico

Analisar dados e acompanhar métricas é parte essencial de um profissional completo de marketing digital.

Toda ação de marketing que uma empresa toma vai gerar retorno, seja positivo ou negativo, e ele precisa ser medido para aumentar os ganhos ou controlar as perdas.

Por isso, não se engane pensando que trabalhar com marketing é só ter ideias boas, isso é uma ideia antiga sobre a publicidade. Marketing digital envolve muito pensamento analítico.

2. Criatividade

O fato de a análise de métricas e o acompanhamento de números ser uma constante não tira o lugar da criatividade no cotidiano de um time de marketing.

A concorrência forte e a busca dos clientes por algo novo abre espaço para pensar em soluções diferentes e formas novas de engajá-los, quer por meio de produtos ou conteúdo atrativo.

3. Dinamismo

Tudo muda rápido no mundo do marketing, e é importante que você tenha a capacidade de acompanhar esse ritmo. As tecnologias evoluem, os processos são otimizados, novas abordagens aparecem.

Tudo isso exige que as equipes de marketing sejam dinâmicas, capazes não apenas de seguir rapidamente as últimas tendências, mas de ditá-las.

4. Curiosidade

Se você buscar apenas o básico, não vai chegar muito longe na carreira de marketing digital. Para conquistar uma vaga na área e mantê-la, seja curioso. Como assim?

Em vez de se contentar em saber um pouco de cada assunto, se aprofunde em alguns conceitos, se especialize, descubra o motivo de certas técnicas funcionarem melhor que outras.

A curiosidade será essencial para que você continue estudando e testando novas ideias, mesmo depois de encontrar a vaga que buscava.

5. Senso de colaboração

Ninguém faz nada sozinho. Enquanto uma pessoa produz o conteúdo, outra cuida da sua distribuição, ainda outra acompanha seu desempenho, e por aí vai.

É crucial ter senso forte de colaboração, descobrir como pode ajudar os outros membros da equipe, mesmo que o trabalho delas não interfira diretamente no seu no momento.

Esse comportamento une a equipe e faz com que as ideias se transformem em projetos bem-sucedidos e lucrativos.

Conquistar uma vaga em marketing digital envolve trabalho constante, tanto no desenvolvimento profissional quanto no pessoal. Aprenda o máximo que puder com cursos, desenvolva projetos pessoais e, acima de tudo, seja a pessoa que você gostaria de ter ao seu lado numa equipe. Isso tornará difícil para qualquer recrutador te ignorar.

E para começar sua busca agora mesmo pela vaga ideal na área, acesse adzuna.com.br.

Conteúdo produzido pela equipe Rock Content!