Navegar no Blog Adzuna »

9 maneiras de conseguir experiência antes de um emprego

A busca por um emprego novo pode ser uma tarefa um tanto estressante, ainda mais no início de uma nova carreira quando tudo que o candidato quer é colocar suas habilidades em prática e ver resultados. No entanto, muitos dos profissionais que ingressam no mercado se deparam com a frase: “necessário experiência prévia”.

Isso pode parecer um paradoxo terrível, “como consigo experiência se ninguém me contrata?”, você pode se perguntar. Mas lembre que as suas capacidades profissionais nem sempre são o que está escrito na sua carteira de trabalho ou no que você consegue colocar no seu currículo, e separamos as melhores maneiras de conseguir experiência antes do primeiro emprego formal.

  1. Hobbies

photographer

Além de ser o tema de uma das perguntas mais comuns de entrevista de emprego, conseguir se dedicar a  um hobbie que te desafie de forma que estimule e fortaleça sua criatividade e inteligência, com certeza chamará a atenção dos recrutadores.

Você pode começar a mostrar dedicação e foco em atividades que você gosta, como fotografia, música, culinária e esportes, que também mostram como você pode trabalhar em equipe. Existem muito outros hobbies que você pode criar, mas não esconda seu trabalho, crie um portfólio online ou exiba seus talentos em eventos e competições.

  1. Aprendiz/Estágio

language-school-834138_960_720

De acordo com a lei somente jovens entre 14 e 24 anos podem trabalhar na posição de aprendiz. Como o título da posição sugere, é uma oportunidade para aprender, conhecer na prática os desafios da sua profissão de escolha. Verifique mais informações sobre aprendiz aqui.

Estágios já são mais focados aos candidatos que já estão estudando a área de escolha em uma instituição de ensino superior e tem suas próprias leis sobre os direitos e deveres do estagiário. São nos estágios que você já pode ampliar sua rede de contatos profissionais (além dos seus colegas de classe e professores), aprender com erros e acertos e até já ter um pé na porta para ser efetivado.

  1. Voluntariado

planting_tree_volunteer

Além de estar ajudando o próximo e praticando a solidariedade, você vai estar contribuindo para a sua carreira profissional. Pesquise as ONGs de sua cidade e veja se alguma delas precisa da sua ajuda, existem muitas formas que você pode ajudar uma dessas organizações com um pouco do seu tempo, quem sabe você até faz algo com impacto positivo para a sociedade e tenha a ver com  a sua área?

  1. Palestras e Workshops

workshop_powerpoint

Tanto palestras que acontecem na sua instituição de ensino como as que acontecem em outras universidades, são excelentes oportunidades de aprendizagem. Nada como ter um dos especialistas da sua área compartilhando suas histórias de sucesso e como conseguiu chegar lá. Esses eventos são muitas vezes gratuitos e podem até oferecerem um certificado após, que pode ser acrescentado a seu currículo.

Além disso, você também pode organizar uma palestra em uma universidade ou escola em que você é o palestrante, sendo ainda mais participativo e mostrando pró-atividade. Converse com seus professores e prepare um conteúdo interessante sobre um tema que seja seu forte, você pode falar sobre algum trabalho voluntário que você fez ou até como é ser estudante do seu curso.

  1. Participação de eventos acadêmicos

model_united_nations

Seja ativo na sua escola, comunique-se com a administração da sua escola/universidade para organizar eventos, não apenas palestras, mas como mesa-redonda sobre diversos assuntos, grêmios, simulações de debates da ONU. Isso mostra boa comunicação e inteligência para argumentar e persuadir.

  1. Organização de eventos e networking

colleagues-437024_960_720

Organizar uma gincana, festa comemorativa, palestra, apresentação, tudo permite que você tenha mais experiência na parte de organização de eventos e fazer networking com pessoas da sua área.

  1. Projetos de faculdade e estudos

pen-idea-bulb-paper

Não é fazendo apenas o que lhe rende uma nota suficiente para passar de ano que você se destaca no mercado de trabalho. Converse com seus professores/orientadores sobre os projetos que eles pedem de você e de projetos que você pode trabalhar independentemente. Faça com que os resultados reflitam um bom trabalho e, sendo assim, já comece um portfólio com suas conquistas.

Abra seu leque de opções, seja monitor de uma classe, ofereça aulas ou tutorias particulares, confira grupos de estudo da sua universidade e grupos internacionais. Entre em contato com comunidades de outros países, você pode encontrar pessoas que também querem discutir assuntos específicos da sua carreira.

  1. Cursos e competições

universitário do ano

Essa é outra dica que pede que você se torne mais atento nas ações das instituições de ensino, não necessariamente nas que estão mais perto de você. Muitos cursos online são gratuitos e oferecem qualificações em alta no mercado.

Competições também oferecem destaque na hora da contratação, podendo ser sobre temas criativos ou até mesmo profissionais. A competição Universitário do Ano do Adzuna, por exemplo testa a habilidade do estudante de responder perguntas similares a de entrevistas de emprego e se destacar de universitários no mundo inteiro.

  1. Divulgue seu trabalho

online_work

Essa última dica engloba muitas das anteriores e também pode ser feito de diversas formas. Suas publicaçoes podem ser sobre seus projetos estudantis, seus trabalhos como voluntário, pode ser conteúdo criativo sobre um de seus hobbies, resenhas das palestras que voce assistir ou algo completamente diferente disso tudo.

O importante de criar um portfólio acessível online (muitas vezes no formato de blog) é que assim voce permite que o recrutador náo veja apenas sua capacidade de organizar ideias e produzir conteúdo mas também uma reflexao de sua personalidade, assim ele(a) poderá ver se voce se adaptará à cultura da empresa.

Não limite suas opções, o profissional que as empresas buscam não é aquele que espera que as oportunidades caiam no colo. Encontre oportunidades para desenvolver suas habilidades acadêmicas e interpessoais, e use essa experiência como o primeiro degrau na sua carreira.

Preparado para testar seus talentos? Acesse Adzuna.com.br e encontre milhares de vagas para aprendizes, estagiários, voluntários e oportunidades que não precisam de experiência.