Navegar no Blog Adzuna »

Quer ser efetivado? Veja como se destacar no seu estágio

O modo como a pessoa se relaciona nas redes também será levado para os relacionamentos na empresa

Um estágio é muitas vezes a porta de entrada para o mercado de trabalho. Ser efetivado durante ou após o término de um programa de estágio é um sinal importante sobre a qualidade do seu trabalho. Não só mostra a sua aptidão para realizar a função para a qual foi contratado, mas que seu trabalho foi valorizado pela empresa e seus gestores.

Por outro lado, especialmente na situação econômica atual, nem todos os estagiários recebem uma proposta de trabalho após o término da experiência. É importante notar que uma série de fatores contribuem para a não efetivação, em boa parte dos casos é simplesmente a falta de um cargo disponível ou de orçamento para efetivar o profissional no quadro da empresa. No entanto, especialmente em empresas grandes onde vários estagiários competem por oportunidades, existem algumas formas de se destacar como profissional e ter mais chances de ser contratado:

mac-459196_1280

  • Pesquise sobre a empresa

Pesquisar sobre a empresa em que se quer um estágio ou emprego é fundamental para se dar bem no processo seletivo e é ainda mais importante no dia a dia de trabalho. Além de entender quais são os produtos e serviços oferecidos pela empresa, outras informações sobre a organização podem não só ser valiosas no seu dia a dia no trabalho, como deixam claro seu interesse e apreciação à marca para seus colegas.

Pesquise sobre a forma que a empresa é financiada (se é empresa familiar, capital aberto, ou mesmo se outra empresa ou conglomerado controla a empresa), quais são as suas campanhas de marketing atuais, qual o público-alvo principal, se existem notícias recentes sobre a empresa, quem é o CEO, qual sua história de carreira.

Pesquisar o perfil do seu chefe no LinkedIn e ver quais são as suas especialidades profissionais, o que ele pode te ensinar, também é interessante, mas tome cuidado para não parecer um stalker e indicar que sabe mais da vida da pessoa do que deveria.

hurdles-508822_1280

  • Foque em resultados

É fácil pensar num estágio como uma fase de aprendizado na nossa vida profissional. Mas lembre-se que é o primeiro degrau da sua carreira na sua área de especialidade. Por isso, é imprescindível que você entenda muito bem quais são os objetivos e metas que a empresa tem para o seu programa de estágio e quais são os resultados que seu chefe quer que você alcance. Conseguir atingir seus objetivos e metas e entender a sua importância, é uma excelente forma de demonstrar sua competência na prática para o seu empregador.

positiva

  • Assimile a cultura da empresa

A cultura empresarial varia entre empresas e indústrias. Enquanto algumas empresas e segmentos do mercado exigem um comportamento e vestimenta mais formais, muitas outras favorecem a informalidade. Vista-se de forma profissional no primeiro dia de trabalho e preste atenção na forma que seus colegas de trabalho se vestem, se comportam e se comunicam. Uma boa dica é anotar os principais termos e jargões utilizados dentro da empresa e copiar a forma de se apresentar, escrever e falar de seus colegas. Lembre-se, o espelhamento é uma boa tática para se causar uma boa impressão e incorporar-se na cultura da empresa com mais facilidade.

Hand drawing social network model. Isolated over white.

  • Amplie sua rede social

Expandir e fortalecer sua network (rede de contatos profissional) pode trazer ótimos frutos para a sua carreira. Já publicamos várias dicas sobre como fazê-lo aqui no blog. É importante ressaltar que socializar no ambiente de trabalho é um pouco diferente que na esfera pessoal. É preciso ser flexível e ter um filtro na hora de debater assuntos delicados. Procure controlar as suas emoções, respire fundo, racionalize e mantenha o profissionalismo mesmo quando os outros parecem não fazê-lo.

Inteligência emocional é essencial não só para passar uma boa impressão no trabalho, mas para construir relacionamentos duradouros com contatos profissionais.

wristwatch-407096_1280

  • Melhore sua produtividade

Antes de começar o estágio, estude sobre técnicas de gerenciamento de tempo e de organização, algumas metodologias como o GTD (Getting Things Done) são bem difundidas no mercado e dedicar um pouco de tempo lendo sobre o assunto pode aumentar bastante a sua produtividade. Procure aprender também a usar melhor os pacotes de softwares necessários a sua função, sejam fórmulas do Excel, atalhos de editores de imagem, templates ou plugins de navegadores, estes macetes e truques podem ajudá-lo a fazer seu trabalho mais rapidamente e de forma mais eficiente. Mas atenção aos detalhes e aos resultados – sempre revise o seu trabalho final antes de entregar, procurando por eventuais erros.

head-776681_1280

  • Perguntas valem mais que afirmativas

Deixe suas certezas de lado quando se trata da sua vida profissional. Mesmo quando algo parece improvável, questione se existe alguma possibilidade de acontecer, e como é possível encontrar a resposta ou solução para a sua pergunta. Crie hipóteses, não certezas, e use o método científico, de observação, hipótese e validação para chegar a uma conclusão.

atrasado

  • Seja proativo quando possível

Cuidado ao tomar iniciativa por conta própria, antes de agir, especialmente quando é a primeira vez que se faz uma tarefa, peça para seu chefe revisar seu trabalho. Um simples email enviado para a pessoa errada pode causar uma saia justa e até mesmo prejuízo para a sua empresa. Especialmente se você trabalha com comunicação direta com público e clientes, é importante pedir uma revisão do trabalho quando se começa. Porém, algumas ações podem ser realizadas proativamente: como organização das suas prioridades, listagem de contatos da empresa, pesquisa de conteúdo relevante para a sua função, manter organização do escritório, entre outras.

ADM1

  • Encare problemas como desafios e sugira possíveis soluções

Enxergue eventuais problemas como desafios a serem resolvidos. Quando for reportá-los ao seu chefe, uma boa forma de mostrar capacidade analítica e criatividade é oferecer uma ou mais possíveis soluções para o problema. Lembre-se que errar faz parte do processo de aprendizado e ao reconhecer um erro é importante também oferecer uma forma de reparação ou um novo processo para evitar que o erro ocorra novamente.

primeiro emprego

  • Acompanhe seu progresso

Crie o hábito de reconhecer diariamente o que você fez bem e o que você precisa melhorar. Reconhecer quando se faz um bom trabalho aumenta a nossa motivação no trabalho e nosso autoconhecimento, entendendo quais são as habilidades que possuímos que facilitam a conclusão de tarefas é importante para o nosso desenvolvimento e crescimento profissional.

Perguntas para entrevistas

  • Converse com seu chefe

Sempre que possível peça feedback a seu chefe e pergunte sobre possibilidades de carreira, dependendo de como o relacionamento entre vocês se desenvolver, ele pode acabar se tornando um mentor para a sua carreira e ajudando a conseguir uma vaga de trabalho, seja efetivando-o dentro da empresa ou em outra empresa no mercado.

Agora você sabe as melhores dicas para se destacar como estagiário. Para se preparar ainda mais, confira os 10 erros que todo mundo já cometeu no primeiro trabalho e como evitá-los. E se você está preparado para encontrar um estágio para chamar de seu, acesse o Adzuna.com.br e encontre mais de 13 mil vagas de estágio em todo o Brasil.