Navegar no Blog Adzuna »

Setores e cargos que mais possibilitam home office

home office

Muitas empresas aderiram ao home office para evitar os custos com deslocamento de funcionários e manutenção de espaços de trabalho. O profissional que trabalha remotamente passou de novidade para prática corriqueira.

Isso se dá por conta de diversos fatores: problemas de mobilidade urbana, alto custo do metro quadrado comercial e a necessidade de atrair e reter talentos que buscam maior flexibilidade e liberdade para trabalhar.

No Brasil percebe-se que há um número cada vez maior de empresas com vagas home office, principalmente em áreas da empresa onde não há atendimento presencial ou utilização de ferramentas que não são portáteis, como grandes máquinas ou equipamentos. Ou ainda em atividades que utilizam recursos e documentos que não podem ser retirados da empresa por motivos de segurança ou sigilo, por exemplo.

Mas existem muitos setores que já são tradicionalmente remotos. Para você que pensa em investir em uma carreira com essa possibilidade, vale dar uma olhada nessa lista:

 

Representantes e consultores comerciais

O título dos cargos deixa clara a função exercida por seus profissionais: representar a empresa em transações comerciais ou fornecer ideias e projetos valiosos para a otimização de processos. Para isso, não é preciso estar preso a um escritório. Pelo contrário! A representação se dá exatamente pela necessidade de a empresa estar presente em regiões diferentes da em que está instalada.

 

Equipes de suporte técnico

suporte técnico

Em sua natureza, os profissionais técnicos fazem atendimentos por meio telefônico ou presencial na localidade onde o serviço é requerido. Isso significa que ou possuem seus próprios escritórios em casa para providenciar a ajuda técnica remotamente ou realizam trabalhos sob demanda, ou seja, se deslocam de acordo com pedidos de clientes.

Apesar da possível necessidade de locomoção, se você é um profissional técnico que trabalha de forma autônoma ou com uma equipe, existe chance de encontrar oportunidades de home office na área.

 

Vendas

O setor de vendas pode ser considerado pioneiro na implementação do home office. Isso porque permitir que o funcionário trabalhe remotamente possibilita uma maior abrangência das vendas em termos de localização e alcance de mercado. O profissional tem mais mobilidade e fica responsável por escolher os melhores canais para contatar clientes e parceiros.

A área pode exigir um treinamento presencial prévio que objetiva expor informações como a melhor maneira de abordar os clientes daquela empresa específica, por exemplo, o que é algo que muda de acordo com a organização. Mas o trabalho em si pode ser feito completamente em home office, então é uma área a ser considerada. Isso se estiver confortável com o sistema de metas e mesmo prazos apertados, porque o setor exige bastante comprometimento com resultados pré-definidos.

Para vagas home office em vendas, clique aqui.

 

Marketing

É comum profissionais de marketing trabalharem remotamente em determinados dias da semana, quando possuem longas apresentações para prepararem ou reuniões online. Por estarem constantemente trabalhando em campanhas e ações de marketing e vendas, as interrupções no escritório podem acabar atrapalhando a fluidez das ideias desses profissionais. Por isso, muitas empresas permitem mais flexibilidade para a área.

 

Tecnologia da Informação

TI

Setor que explora o home office amplamente desde o início de seu crescimento vertiginoso, a Tecnologia da Informação é uma área onde os profissionais trabalham com base em projetos, por isso ter uma base de trabalho em casa é fácil.

É preciso levar em consideração que trabalhar em TI de casa significa que é fundamental possuir o aparato tecnológico necessário para realizar as tarefas diárias. Então pode ser preciso fazer um investimento em equipamento ou uma negociação com a própria empresa.

Para vagas home office em TI, clique aqui.

 

Saúde

Até mesmo em segmentos onde o trabalho é essencialmente realizado de forma presencial, como no setor de saúde, parte das tarefas pode ser realizada em casa. Um técnico de raio-x ou um radiologista, por exemplo, pode acessar o sistema do hospital e fazer o laudo de exames em seus home offices. Não é uma prática comum dos hospitais, mas existe a possibilidade, então vale ter a informação “na manga”.

 

Setor criativo

Atividades que dependem de conhecimento específico ou criatividade são ideais para serem executadas remotamente. É o caso do design gráfico, fotografia, redação, tradução, etc. Entre as áreas citadas, aquelas que dependem amplamente de ferramentas digitais são as que atualmente possuem o maior número de vagas home office com melhor remuneração. A exemplo dos desenvolvedores de sistemas, designers UX/UI (referente à usabilidade), web designers, gestores de banco de dados, produtores de conteúdo para redes sociais, programadores, etc.

Para vagas home office no setor criativo, clique aqui.

 

Mas é preciso ter em mente que esse modelo de contratação ainda possui uma quantidade limitada de oportunidades em comparação com as vagas regulares e que as empresas que permitem o trabalho à distância costumam dar preferência para  colaboradores que já fazem parte do quadro de funcionários.

Outro ponto importante é a flexibilidade. Muitas empresas não permitem trabalho 100% remoto, mas possuem uma política flexível que permite ao profissional trabalhar home office em dias específicos e por um tempo determinado. Há ainda a necessidade de participar de reuniões presenciais nesse caso. Além disso, mesmo os contratados para trabalhar exclusivamente em casa precisam fazer treinamentos na empresa antes de iniciar o home office.

Utilize a ferramenta de busca da Adzuna para encontrar a vaga home office que procura! E para mais dicas sobre trabalho remoto, visite o site do GoHome.