Navegar no Blog Adzuna »

Aprenda a pensar como um futurista

Desenvolver um pensamento futurista significa estar à frente das ideias comuns, da rotina e da previsibilidade. No mercado de trabalho atual, essa competência é um dos grandes diferenciais para a manutenção de uma carreira bem-sucedida, independente da área de atuação.

Mas pensar como um futurista pode parecer um conceito vago se não nos damos ao trabalho de entendê-lo ou de dimensionar como essa lógica funciona.

Por isso, vamos definir o que exatamente isso quer dizer para a sua carreira e como pode colocá-lo(a) em uma posição vantajosa frente à concorrência.

O que é pensar como um futurista?

o que é pensar como um futurista

A expressão growth mindset, ou mentalidade expandida, é o primeiro conceito que precisamos abordar para que você entenda exatamente o que é pensar como um futurista.

Trata-se da capacidade de pensar fora da caixa, mas elevada ao cubo! Não é apenas a proposição de soluções criativas para os problemas, mas também a capacidade de compreender plenamente as dificuldades que enfrentamos no dia a dia e utilizá-las a favor do projeto, negócio ou ideia.

Um profissional com esse tipo de mentalidade é capaz de desenvolver e trabalhar novas habilidades para superar um desafio inédito ou que apresenta características desconhecidas.

Pessoas que desenvolvem um growth mindset não acreditam que nascem com talentos pré-determinados e suas atuações profissionais precisam estar limitadas a isso. Muito pelo contrário: estão certas de que dons podem ser absorvidos, habilidades expandidas e capacidades potencializadas por meio da busca por conhecimento.

O que diferencia, na realidade, aqueles profissionais capazes de pensarem como futuristas é o fato de que eles estão dispostos a crescer pelo aprendizado. E esse crescimento é uma constante em suas vidas, servindo para fazer deles profissionais mais capazes e plenos no cumprimento de suas tarefas.

O conceito de growth mindset foi explorado pela primeira vez na Harvard Business Review, em um artigo da Profa. Dra. Carol Dweck.

Se você tem familiaridade com o inglês pode ser uma boa ideia lê-lo, já que no original ela explora em bastante detalhe o que a mentalidade futurista pode trazer para a sua carreira e qual o verdadeiro significado do termo.

Por que pensar como um futurista pode funcionar a seu favor?

por que pensar como um futurista

 

Existem algumas evidências simples para responder essa questão, conforme exploradas pela autora da teoria. Vejamos quais são elas:

1. Aproveite melhor as oportunidades

Muitas vezes temos dificuldade de aproveitar as oportunidades que aparecem para nós porque não conseguimos ver um ganho claro nelas. Em quantas situações você deixou de fazer algo porque não se sentia capaz ou porque acreditava que o desafio imposto era maior do que conseguiria enfrentar?

A maioria das pessoas já passou por incontáveis momentos semelhantes a esses e possivelmente perderam a chance de encontrar um bom emprego, participar de atividades fora de sua zona de conforto ou até de desenvolver relacionamentos interpessoais mais duradouros.

Um pensamento futurista é fundamental para ajudá-lo(a) a enxergar as oportunidades e transformá-las em resultados.

O growth mindset, portanto, é a base do pensamento futurista, porque foca no crescimento futuro com base nas experiências obtidas no presente.

2. Melhore sua autoestima

Existem também benefícios intangíveis em desenvolver um pensamento futurista. O principal deles está ligado ao desenvolvimento de autoestima e autoconfiança para superar desafios.

Quando temos dificuldade em estimar nossas habilidades e investir na melhoria delas, enfrentamos uma série de problemas emocionais.

Um dos principais objetivos do pensamento futurista é tentar prever situações a fim de facilitar a preparação para lidar com elas. E quando você se sente preparado(a), sua autoestima é reforçada.

3. Perca o medo de aprender

É comum ficarmos estagnados na posição em que nos encontramos porque temos dificuldade em acreditar que somos capazes de desenvolver determinadas habilidades. E isso cria uma bola de neve, que nos prejudica na hora de desenvolver as características de que precisamos para nos destacar.

O pensamento futurista é um aliado da motivação.

Quais ferramentas me ajudarão a pensar como um futurista?

como pensar como um futurista

Para desenvolver essa mentalidade é preciso familiarizar-se com alguns dos recursos que farão toda a diferença na sua qualificação como profissional a partir de agora.

É óbvio que os pontos levantados até então são relevantes para que você entenda como o pensamento futurista vai te ajudar, mas há algumas disciplinas formais que devem começar a fazer parte da sua rotina de estudos se realmente quiser se tornar um profissional desejado pelas empresas.

Por isso, listamos aqui alguns dos conhecimentos mais importantes para construir um currículo de destaque como profissional futurista. Veja como eles poderão guiar o desenvolvimento da sua carreira a partir de agora!

1. Aprenda Machine Learning

Machine Learning é um dos conhecimentos mais importantes na atualidade. Traduzido, literalmente, como aprendizado de máquina, trata-se da habilidade de construir ou interagir com softwares.

No passado, máquinas precisavam ser programadas para executar determinado tipo de tarefa e programas de computador só podiam ser empregados em certas funções específicas, para as quais foram desenvolvidos.

Hoje, todavia, a tecnologia vem tomando rumos diferentes. Graças à Inteligência Artificial, computadores são capazes de “entender” dados e comparar variáveis a fim de tomar decisões.

Essas decisões reproduzem, de maneira bastante elaborada, o pensamento humano. Por isso dizemos que há Machine Learning, ou seja, que máquinas são capazes de aprender.

Ingressar em uma carreira dessa natureza, seja criando softwares com capacidades de aprendizado ou desenvolvendo soluções que dependam dessa técnica é um investimento muito útil para a sua carreira.

Em breve, a maioria das aplicações que utilizamos dependerão do Machine Learning e desenvolver essa habilidade o colocará em vantagem no mercado de trabalho.

2. Entenda o uso da análise preditiva

Dados e informações são a moeda do século XXI e com eles é possível construir planos. No tópico anterior, ficou claro que dados são extremamente necessários para o Machine Learning, por exemplo. Mas essa não é a única carreira que pode se beneficiar do aprendizado de análise de dados.

Utilizamos hoje análise preditiva, um tipo de processamento de dados que permite criar modelos executivos ou analíticos para entender situações ou tomar decisões, em praticamente qualquer área.

A análise preditiva é o que permite que bancos avaliem o crédito de seus clientes rapidamente ou que um aplicativo de música decida qual a recomendação ideal para um usuário, por exemplo.

3. Invista na carreira de futurista

O futurista é um novo tipo de profissional. Em vez de desenvolver habilidades que o colocam como executor de tarefas (como dominar certa plataforma ou tecnologia), ele investe em repensar a maneira como trabalha. Esse profissional é responsável por implantar o “futurismo” na empresa, de forma a estimular profissionais e processos a seguirem essa lógica.

No passado, saber datilografia já foi uma habilidade essencial. Hoje, é basicamente uma prática rotineira e automática. Cabe ao futurista entender quais tarefas serão tão comuns quanto a datilografia no futuro e entender como a empresa para a qual trabalha (e ele(a) próprio(a)) pode permanecer relevante no mercado nesse novo contexto.

 

Aprender a combinar pensamento, ação e reação a favor de resultados com base em dados e informações capazes de permitir um vislumbre do caminho à frente dos projetos. Essa é a essência do “futurista”. Desenvolver esse tipo de raciocínio agrega valor para qualquer profissional.

E para alcançar um pensamento futurista é preciso analisar suas ações e identificar os traços da sua personalidade que precisam ser ou já estão direcionados a um growth mindset. Pergunte-se: como você se comporta diante de um problema? Que tipo de lições tira dos desafios que te apresentam? Em que lugar gostaria de estar nos próximos anos e o que fará para chegar lá? Então comece a agir imediatamente para transformar as respostas em realização.