Navegar no Blog Adzuna »

As carreiras universitárias mais promissoras para o mercado de trabalho do futuro

universitários

O mercado de trabalho passou por grandes mudanças nos últimos anos, derivadas da crise econômica e do novo modelo de produção voltado para a tecnologia.

Por essa razão, existem diversas áreas do conhecimento que estão destinadas a se transformar nas próximas décadas para sucumbir à nova era digital. Diante desse panorama, algumas carreiras ou estudos que hoje são excepcionais, se tornarão motores do mercado de trabalho do futuro.

 

QUAIS SÃO AS CARREIRAS MAIS PROMISSORAS?

Muitos especialistas não hesitam em destacar que será cada vez mais necessário que as carreiras técnicas tenham uma base mais humanista ante o crescimentos das soluções robotizadas nos mais variados setores. Então listamos algumas das que têm melhores perspectivas de emprego para os próximos anos:

 

1 – Especialistas em marketing digital: SEO, SEM e conteúdo

Embora nos últimos anos tanto o setor de comunicação quanto o de marketing e publicidade tradicionais tenham destruído milhares de empregos devido à crise nesses setores, a expansão das redes sociais e o avanço dos buscadores fizeram com que os profissionais passassem a se preocupar mais com o aspecto digital do marketing.

Nesse sentido, o mercado de trabalho hoje demanda especialistas em ferramentas digitais. E essa demanda continuará a crescer exponencialmente nos próximos anos. O posicionamento SEO (otimização para mecanismos de busca), a publicidade em SEM (marketing para buscadores) e a produção e gerenciamento de conteúdo para blogs e redes sociais são habilidades cada vez mais procuradas e mesmo desenvolvidas por empresas.

Por esse motivo, especialidades ligadas ao marketing digital serão algumas das carreiras que não só sofrerão mais impacto, mas também que mais influenciarão o mercado. Um curso na área desenvolve desde habilidades em ferramentas essenciais e pensamento estratégico, até conhecimento em métricas para análise de performance e mesmo prática em design para mídias sociais.

 

2 – Engenheiros de robótica

engenheiros de robótica

Vários estudos apontam que a ‘robotização’, ligada à quarta revolução industrial, vai acabar com milhões de empregos em todo o mundo. Muitos profissionais já temem que seu trabalho seja substituído por um robô.

Por outra perspectiva, a ascensão da robótica trará consigo uma demanda exponencial por especialistas e engenheiros de robótica que saibam consertar máquinas e melhorar sistemas. Por esta razão, esta é uma das carrerias com melhores perspectivas de emprego nas próximas décadas.

 

3 – Especialistas em genômica para agricultura e pecuária

O crescimento exponencial da população nos países em desenvolvimento da Ásia, América do Sul e África levará governos e grandes empresas de alimentos a repensar o modelo de produção.

Diante dessa situação, especialistas em genômica serão alguns dos profissionais mais carentes do mercado de trabalho. Seu objetivo é atender as necessidades alimentares da população mundial, criando culturas e fazendas sustentáveis.

 

4 – Desenvolvedor de comandos de voz e lingüistas

software por comando de voz

Os assistentes de voz já são uma realidade e muitos especialistas apontam que será cada vez mais normal usar máquinas por meio de comandos de voz.

Por isso, os desenvolvedores de software comandados por voz serão técnicos exigidos por muitas empresas, principalmente as do setor de tecnologia. Mas terão que trabalhar em conjunto com linguistas, capazes de escolher os termos mais adequados e familiares para os usuários dessa tecnologia. Duas carreiras distintas, mas que estarão envolvidas com um mesmo tipo de produto tecnológico.

 

5 – Especialista em big data

O big data, ou análise de grandes quantidades de dados, é um dos ramos do conhecimento que vem crescendo nos últimos anos. Cada vez mais, os setores estão se unindo à tendência de analisar todas as informações disponíveis, seja pela interação entre as pessoas, seja pela interação entre pessoas-máquinas ou máquinas-máquinas (conhecida como a Internet das Coisas).

Todo esse fluxo de dados faz com que o mercado de trabalho demande cada vez mais especialistas em big data para interpretar as informações e utilizá-las como base para decisões de negócio futuras. Universidades e escolas técnicas já têm incorporado grades curriculares dedicadas a formar “os gurus” de dados dos próximos anos.

 

6 – Médico especialista em geriatria

médico geriatra

Em países como Brasil, o envelhecimento da população avança cerca de 16% a cada 4 anos. Por esse motivo, os médicos especializados em geriatria serão alguns dos mais procurados nos centros hospitalares dos países mais desenvolvidos.

Esse tipo de paciente desenvolve patologias diferenciadas e o tratamento paliativo de doenças também requer conhecimento diferenciado.

 

Quer fazer parte desse mundo cada vez mais digital? Comece a se preparar desde já! Busque uma formação que possa oferecer conteúdos e ferramentas atuais dentro do mercado de trabalho, sempre com foco na inovação e empreendedorismo. Não se torne obsoleto, há muito por aprender. E utilize a tecnologia a seu favor na busca por conhecimento. O Blog da Adzuna, por exemplo, é um ótimo começo para adquirir mais informações sobre carreira e o mercado de trabalho de hoje e do futuro.