Navegar no Blog Adzuna »

Estratégias de investimento para cada tipo de profissional

investimentos

Seja investindo no Tesouro Direto, CDBs ou mesmo escolhendo as melhores ações, a forma como você decide utilizar seu dinheiro pode gerar um aumento significativo na sua renda. Entretanto, a estratégia muda para cada tipo de profissional. Então qual seria o melhor investimento para o seu perfil? 

Antes de começar a leitura, talvez seja válido dar uma lida no Guia de Investimentos da Adzuna para entender como cada um funciona. Depois, para responder a pergunta, é preciso primeiro separar os investimentos entre renda fixa e renda variável.

O investimento em renda fixa é aquele em que você tem certeza, desde o início do contrato, que vai obter rendimento. Não existe a possibilidade de perda nominal, porém não há retornos acima da média com a renda fixa. Os títulos do governo e CDBs são bons exemplos de investimento em renda fixa.

O investimento em renda variável é aquele em que existe a possibilidade de perdas. No entanto, você pode tanto perder capital quanto obter altos retornos, se souber utilizar a estratégia correta. Investimento em ações e fundos imobiliários são exemplos de renda variável.

Agora vamos ver como aplicá-los em acordância com sua vida profissional.

O truque é a alocação correta do dinheiro

Para ser bem-sucedido com investimentos, é preciso balancear seu capital entre renda fixa e variável. Investir todo o dinheiro em renda fixa o deixa exposto à inflação. O que não quer dizer que a solução é  arriscar perder todas as suas economias com a renda variável.

Assim como para diversos outros fatores, é preciso ter equilíbrio para investir, e ele está exatamente em entender o que funciona melhor para você .

Existem 2 tipos de profissionais: aqueles que ganham um salário fixo e os que recebem honorários, comissões e pagamentos aleatórios.

Profissionais com salário fixo são aqueles que recebem um salário e cumprem uma carga horária estável. Aqui, enquadram-se engenheiros, analistas de empresas privadas e funcionários públicos, por exemplo

Na categoria dos profissionais não assalariados estão advogados, médicos e outros profissionais liberais que não recebem salário mensal fixo, mas estão sujeitos a pagamento por serviço prestado, além de, muitas vezes, não receberem benefícios pagos por empresas.

 

Estratégia de Investimento para Profissionais Assalariados

Como este profissional recebe um salário certo mais décimo terceiro, férias e em alguns casos outros benefícios, como participação em lucros e planos de saúde, ele pode arriscar um maior percentual em renda variável a fim de obter maiores ganhos, pois tem uma quantia certa todo mês para pagar suas despesas. Além disso, também não precisa manter um fundo grande para certas emergências, já que possui um plano de saúde, vale alimentação e auxílio dentário, por exemplo.

Claro que não é aconselhável se descuidar do seu salário, pois ninguém está livre de uma demissão, por exemplo. Mas pelo menos nesse caso, junto com a demissão vem um Fundo de Garantia, que auxilia no momento de recolocação profissional, o que não acontece para os profissionais liberais. 

 

Estratégia de Investimento para Profissionais Não-Assalariados

Não recebem salário, mas isso não quer dizer que ganhem menos. Entretanto, em tempos de “vacas magras”, sua renda será afetada e ele pode precisar usar uma reserva financeira de emergência.

Para esse tipo de profissional, seria interessante um percentual menor em renda variável e uma parte maior do capital em aplicações de renda fixa, que proporcionem a opção de um resgate imediato. Isso porque podem acabar precisando de uma reserva de emergência, que pode ser obtida com a venda de suas ações em um mercado em baixa, por exemplo.

 

Diversifique

O importante acima de tudo é que todos os profissionais devem manter o hábito de investir tanto em renda fixa quanto em renda variável. Assim, os frutos não serão colhidos somente no futuro, quando o profissional já estiver perto da aposentadoria, mas ao longo do caminho. Pensa em fazer um curso de especialização, uma viagem ou até mesmo pedir demissão e mudar de área? Com a renda extra proporcionada pelos investimentos certos é possível criar uma reserva que permite outras atividades. Mas não se esqueça de ´reunir todas as informações possíveis antes de investir.

Que tal começar pela Adzuna