Navegar no Blog Adzuna »

Guia de investimentos para entrar no mercado financeiro e ampliar sua renda

investimentos

O mercado financeiro pode parecer extremamente complicado para quem está começando. São diversas opções de investimentos e termos que, muitas vezes, não fazem sentido algum para quem não tem familiaridade com a área. Mas algumas informações básicas vão esclarecer muitas dúvidas e possibilitar que você comece a pensar no melhor investimento para ampliar sua renda.

Por isso, reunimos os principais investimentos, desde os simples até  os mais avançados, e vamos explicar como funcionam. 

 

investimentos simples

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Esse investimento trata-se de um empréstimo que se faz para uma instituição financeira para que ela invista no mercado agrícola. Posteriormente, você retira seu investimento com lucro gerado pela taxa de juros.

LCA é um investimento de renda fixa, com baixo risco, então é ótimo para iniciantes no mercado financeiro.

 

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

É outro investimento ideal para iniciantes, porque também consiste em um empréstimo para uma instituição financeira, que irá devolver no final do investimento o montante investido mais os juros que gerou durante o tempo.

O CDB se divide em três categorias de investimento:
– o pré-fixado, na qual os juros que será rentabilizado é definido no início do processo contratual.
– o pós-fixado, que não tem uma taxa estipulada no início, mas sim uma rentabilidade relacionada normalmente à taxa Selic.
– a modalidade que envolve lucro de acordo com a inflação da economia do país em questão.

Um diferencial do CBD em relação ao LCA é o fato de possuir tempos de investimentos mais variados.

 

Letra de Câmbio (LC)

Baseia-se em um empréstimo que você faz para financeiras investirem em seus negócios. Em retorno, elas pagam uma taxa de juros por tempo de capital investido. Também tem renda fixa, então é recomendado para iniciantes.

 

Tesouro Direto

Tesouro direto é um dos investimentos mais populares, principalmente para começar a investir. Muito indicado por especialista, é  fácil de entender como funciona: você faz um empréstimo para o governo, que vai usá-lo para investir na infraestrutura do país.

É necessário deixar o dinheiro investido pelo tempo indicado no início do contrato. 

Na maioria dos títulos do tesouro, é necessário cumprir o contrato para obter a rentabilidade estipulada. É  um dos investimentos de menor risco.

 

 

investimentos avançados

 

Ações

Investir em ações requer muito estudo e prática, além da consciência de que você deve aprender com os erros. Bom senso também é fundamental para que não invista capital que não possa ser perdido.

Neste caso, você pode investir por conta própria ou contratar uma corretora de valores com taxas justas para controlar seus investimentos. Assim, profissionais treinados serão os responsáveis por acompanhar as oscilações do seu dinheiro. Procurar uma corretora de valores com uma boa reputação e tempo no mercado é muito importante. Mas não se acomode! Esteja sempre atento(a) ao que ocorre com o seu capital. 

Fundos de ações também são uma ótima opção para quem quer diminuir os riscos no mercado de ações, pois trata-se da compra de pedaços de ações de diversas empresas.

 

Contratos futuros

Os contratos futuros são basicamente a compra de commodities (produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda. Fonte: Toro Radar) por um determinado tempo, seguida pela venda dos mesmos no final do contrato.

Ou seja, você compra um commodity por certo valor e depois o vende. Caso o produto tenha valorizado, você obtém lucro. Por isso, existe risco no caso da desvalorização do commodity.

 

Certificado de Operações Estruturadas (COE)

Essa modalidade consiste na compra de um título de ativos diversificados, ou seja, investimentos variados no mesmo título, tanto de renda fixa, quanto variável. Isso pode diminuir os riscos, mas esse investimento não é segurado pelo fundo garantidor de crédito.

Com isso, você acabar sem a rentabilidade final. Mas existe uma vantagem: a garantia de devolução do valor inicial no final do contrato.

 

Essas são algumas das possibilidades de investimento no mercado financeiro que podem movimentar seu capital e gerar uma ampliação significativa na sua renda. Mas para isso, é preciso muita atenção e pesquisa. Só assim é possível escolher o investimento ideal para seu objetivo. E lembre-se da regra de ouro: nunca invista mais do que pode.

 

Este artigo foi produzido por uma parceria entre o Blog da Adzuna e o site Mercado Investidor.