Navegar no Blog Adzuna »

Hábitos cotidianos que desenvolvem habilidades profissionais

hábitos cotidianos

Você  saberia transformar seus hábitos diários em chaves que abrem oportunidades no mercado de trabalho? Muitas das nossas competências podem ser desenvolvidas ou aprimoradas por simples tarefas cotidianas, mesmo quando elas parecem supérfluas – ou meramente lazer.

São as chamadas soft skills, ou habilidades que não se aprendem em uma sala de aula. Talvez não envolvam diretamente as técnicas características da sua profissão, mas fazem sentido quando as aplicamos de forma geral, como profissionais de qualquer área, focando em potencializar os resultados da nossa atuação. E em um mundo cada vez mais competitivo, apostar nas soft skills pode ser a chance de se destacar frente a quem só apresenta conhecimento técnico.

Afinal, para se dar bem no mercado de trabalho futuro, é preciso unir o conhecimento técnico e acadêmico ao tácito, que é justamente o que você aprende com as lições da vida. E nem sempre essas “lições” precisam ser dolorosas para serem consideradas valiosas. É possível obter aprendizados até mesmo das situações mais prazerosas.

A dica, então, é começar a prestar mais atenção no que você pode tirar da rotina e acrescentar ao seu currículo. Por exemplo:

 

#1 Leitura

A leitura é uma das principais formas de:

–       adquirir conhecimento;

–       adquirir vocabulário;

–       desenvolver o senso crítico;

–       melhorar a concentração;

–       aumentar o poder de argumentação;

–       melhorar a criatividade.

Pelo menos meia hora diária de leitura pode proporcionar benefícios duradouros para sua capacidade de raciocínio, mantendo o cérebro sempre afiado.

Além de informativa, é também uma atividade prazerosa. E nos mantém atualizados sobre o que acontece no mundo, o que também facilita nossos vínculos sociais.

 

#2 Escrita

Seja escrevendo um diário, mantendo um caderno de anotações, um blog ou mesmo publicando textos no Facebook, o hábito da escrita auxilia no desenvolvimento de importantes habilidades para o mercado de trabalho, seja porque você é um jornalista e ganha a vida escrevendo ou porque nunca sabe bem como começar ou terminar aquele email profissional para um cliente. Então pratique escrever para:

–       ter contato com a prática da língua formal;

–       ter agilidade para escrever sem cometer erros;

–       mostrar que você consegue colocar ideias no papel com claros começo, meio e fim;

–       aumentar sua percepção criativa;

–       alcançar conhecimento suficiente nos assuntos sobre os quais escreve para transformar-se em influenciador e/ou especialista na área, afinal, escrever é comprovadamente uma atividade que auxilia no aprendizado e memorização;

E se você utiliza um blog para praticar, possivelmente estará em contato com técnicas e ferramentas cada vez mais valorizadas pelo mercado, como atualização de plataformas, SEO e marketing digital.

 

#3 Gastronomia

Se você adora cozinhar, existem várias habilidades profissionais que você está desenvolvendo enquanto se diverte na cozinha.

gastronomia

Algumas delas são:

–       atenção aos detalhes (afinal, temperos e ingredientes devem ser misturados na medida certa);

–       capacidade de mensuração de provimentos e recursos (quem já fez uma receita custosa e que não serviu bem às pessoas sabe bem do que estamos falando);

–       entendimento quanto aos prejuízos do desperdício;

–       disciplina;

–       organização (antes, durante e após a refeição ser servida);

–       noção de horário e tempo de execução de tarefas.

Por isso, da próxima vez que você estiver fazendo um jantar na sexta à noite, lembre-se que está treinando para melhorar suas condições de carreira. Quanto mais você conseguir mostrar para o mundo o que aprende na cozinha, tanto melhor – e não estamos falando só do seu risoto perfeito.

 

#4 Atividades esportivas

Desenvolvemos habilidades fundamentais para a vida e, consequentemente, a carreira com a prática de esportes. Não à toa, muitos esportistas acabam virando, depois da aposentadoria, políticos, palestrantes motivacionais, donos e administradores de negócios ou mesmo coaches de carreira.

Mesmo que você nunca tenha ganhado uma medalha olímpica, uma simples corrida diária ou aquela partida de futebol semanal são capazes de oferecer benefícios tanto físicos quanto mentais para sua vida profissional.

Algumas das habilidades que conseguimos absorver de uma rotina de atividades físicas são:

–       disciplina;

–       foco;

–       espírito de trabalho em equipe;

–       liderança;

–       humildade;

–       redução da timidez

–       capacidade de vislumbrar realizações – e correr atrás delas;

–       resiliência;

–       poder de superação.

 

#5 Jogos de tabuleiro

Você já ouviu falar sobre ócio criativo?

Os jogos de tabuleiro são uma forma perfeita de praticar o “fazer nada” que, ao mesmo tempo, ensina tudo. Afinal, quando jogamos, podemos não estar trabalhando, mas isso não significa que não estamos aprendendo algo útil.

Através dos jogos, principalmente os que são disputados com outras pessoas, você aprende a:

–       desenvolver estratégias;

–       atuar de forma ética para alcançar a vitória;

–       pensar rapidamente frente a problemas;

–       calcular possibilidades;

–       se concentrar no momento presente;

–       lidar com a derrota de cabeça erguida.

Saber vencer e perder com honestidade é essencial para passar pelo jogo da vida sem tropeçar – ou atrapalhar os outros jogadores.

jogos de tabuleiro

 

A partir de agora, preste atenção no que você tem aprendido com suas atividades diárias e selecione aquelas que proporcionam benefícios reais e claros para seu perfil profissional. Ler o Blog da Adzuna está na lista? Porque é possível aprender muito sobre essas habilidades por lá!

 

Lucas Lima é sócio-fundador e CEO da Profissas. Formado em Marketing e Pós Graduado em Negócios Digitais, passa a maior parte do seu tempo empreendendo e estudando tudo que envolve seu negócio – nas horas vagas é professor de Liderança e metido a aventureiro.