Navegar no Blog Adzuna »

Desenvolva suas soft skills e cresça na sua carreira

Foi-se o tempo que recrutadores apenas analisavam a formação e experiência de candidatos.  Cada vez mais as soft skills, ou habilidades da personalidade, definem a escolha de uma contratação, indo além das habilidades técnicas. Profissionais de Recursos Humanos usam o termo assim em inglês mesmo para se referir às competências sociais e comportamentais fundamentais que buscam em candidatos não só para melhor exercer um cargo, mas também para garantir que o perfil combine com o ambiente da empresa.

Nada adianta um candidato com uma ótima formação em uma renomada universidade, sólida experiência comprovada na carteira, se não demonstrar essas habilidades intangíveis que contribuem para o trabalho fluir com mais harmonia, garantindo metas de produtividade e de qualidade com mais facilidade.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, desenvolver suas soft skills pode ser uma estratégia certeira de crescimento na carreira. É importante o profissional fazer uma autoanálise para determinar quais são as suas soft skills inatas, aquelas aptidões que você já possui naturalmente para saber enfatizá-las e usá-las a seu favor.  Por outro lado, é igualmente importante buscar saber quais são as soft skills mais valorizadas pela empresa para qual você trabalha ou deseja trabalhar e tratar de desenvolvê-las!

O ideal é que você não só tenha em mente quais são as suas soft skills mais fortes, mas que também saiba relatar experiências e exemplos que comprovem como empregou suas habilidades para atingir um resultado positivo.  Fazer este exercício vai te ajudar tanto em uma entrevista de emprego como em uma avaliação de desempenho com seu superior. Apesar de cada empresa priorizar uma habilidade mais que outras de acordo com sua cultura ou por função exercida, abaixo listamos as cinco soft skills mais buscadas por recrutadores para você considerar:

 

1. Saber trabalhar em equipe 

Empresas desejam profissionais com boa interação pessoal, sejam com colegas, superiores, subalternos, clientes, pacientes, ou qualquer colaboração para realizar uma tarefa.  Melhor ainda se souber motivar e inspirar outras pessoas denotando liderança.

 

2. Capacidade de comunicação 

Independente da função, saber se expressar e articular bem suas ideias é essencial. Um bom comunicador também sabe ouvir outros.  Se a empresa for multinacional, saber se comunicar em outro idioma é praticamente obrigatório.

 

3. Resolução de problemas 

Em um ritmo de trabalho cada vez mais acelerado, os profissionais que conseguem resolver dificuldades com autonomia, sem envolver terceiros ou interromper a produtividade são muito bem vistos.

 

4. Flexibilidade 

Considerando que a única constante é a mudança, as empresas buscam profissionais que saibam se adaptar à novidade rapidamente, como novas tecnologias, corte de pessoal ou de orçamento, mudança de cidade, etc., sem perder o foco.

 

5. Criatividade 

Com orçamentos cada vez mais apertados, recrutadores valorizam profissionais que conseguem enxergar soluções criativas e inovadoras, seja para diminuir custos ou aprimorar um produto ou serviço.

Sabendo enfatizar suas soft skills, você se destaca de outros candidatos durante uma entrevista. Busque vagas de acordo com seu perfil pela Adzuna.com.br e cresça na carreira!