Navegar no Blog Adzuna »

Como ser efetivado após o trabalho temporário – Especial Carnaval

Não é só nos blocos que os foliões se “transformam” em outras pessoas no Carnaval. Assim como a maioria das grandes datas festivas, a maior festa do Brasil é responsável por gerar milhares de oportunidades de trabalho temporário. Muitos profissionais realizam atividades completamente distintas de suas funções usuais durante a festa, aproveitando as inúmeras oportunidades que são abertas em diversas áreas. Só no galpão de uma escola de samba, por exemplo, é possível reconhecer, entre as lantejoulas e o batuque da bateria, um batalhão de profissionais “disfarçados” de outros, colocando em prática aspectos incomuns de suas habilidades costumeiras. São advogados construindo carros alegóricos, vendedores costurando fantasia, jornalistas atendendo a organização dos camarotes, como é o caso da Juliana Grave, em seu segundo ano consecutivo como atendente do camarote Planeta Othon em Salvador:

 

“A depender da empresa, dá para ganhar em uma semana o que ralaria o mês todo para conseguir em outra época do ano”, conta a jornalista para o site do periódico online A Tarde.

 

Segundo o jornal, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador estima que, só na cidade, serão gerados 250 mil empregos durante o Carnaval, estimulando uma renda extra de R$150 milhões para trabalhos temporários. Algumas das vagas de trabalho comuns para a época são: guias turísticos, garçons, motoristas, costureiros, técnicos de som, faxineiros, entre outras.

Por isso, o mês de fevereiro é a época ideal para falar sobre contratos temporários.

 

De Temporário a Efetivo: Guia Prático de Carnaval
(e de qualquer outra data, na verdade)

Foto: Fernando Lemos / Agência O Globo

Cada um com a fantasia certa para conseguir aquela graninha extra, os profissionais temporários não deixam de curtir o clima festivo, mas sem esquecer que é possível transformar os cargos provisórios em trabalho efetivo, qualquer que seja a época do ano. Segundo matéria do site do Jornal Extra, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que “19.300 trabalhadores temporários deverão ser contratados no país, ou seja, 8,9% a mais do que no mesmo período do ano passado”. Por isso, consultaram especialistas para descobrir quais são as atitudes que podem garantir um emprego fixo após o Carnaval, e nós as reunimos em um guia prático. Veja abaixo e coloque em prática não só durante fevereiro, mas em qualquer momento transitório da sua jornada profissional:

1. Vista a camisa da empresa!
Aprenda sobre sua função e se esforce para se tornar um verdadeiro membro do time. Mesmo que seja um trabalho provisório, deixar uma marca positiva sobre seu trabalho é sempre valioso para futuras oportunidades, caso não seja efetivado no momento. Afinal, referências influenciam muitas contratações.

2. Seja proativo
Como já mencionamos aqui no blog algumas vezes, seu comportamento no ambiente de trabalho, habilidades interpessoais e atitude perante as diversas situações que se apresentam no dia-a-dia do seu cargo, seja ele temporário ou fixo, são fatores cada vez mais observados por recrutadores e empregadores. Então desenvolva uma atitude voltada para a ação e resolução de problemas.

3. Respeite as normas da empresa
Por se tratar de um trabalho temporário, muitas pessoas não dão importância a detalhes como chegar no horário, seguir regras de vestimenta ou atender clientes de acordo com os princípios corporativos (por isso é tão importante conhecer a empresa para a qual trabalha). O problema é que esses detalhes fazem toda a diferença na sua avaliação de desempenho e, consequentemente, nas suas chances de efetivação. Comporte-se de acordo com o esperado pela empresa. A lógica “não preciso dar importância a isso porque não estarei aqui por muito tempo” só vai sujar o seu nome.

4. Faça perguntas
Mostre interesse em aprender sobre seu novo cargo. A atitude reflete comprometimento e profissionalismo.

5. Trabalho em equipe
Colabore para o alcance de metas como parte do time, e não como um funcionário de passagem. Considerar as ideias dos seus colegas e entender como podem trabalhar em conjunto é uma forma de mostrar que você já é um membro importante da empresa antes mesmo de ser um funcionário efetivado.

 

Então aproveite o mês para garantir uma oportunidade permanente que pode estar “fantasiada” de trabalho temporário. Uma atitude comprometida com os objetivos da empresa e foco em realizar um trabalho que deixe uma marca positiva são essenciais. Para mais informações sobre carreira e acesso a vagas de emprego efetivas ou temporárias, acesse adzuna.com.br.

 

Fonte: https://goo.gl/sv8gWR