Navegar no Blog Adzuna »

Quais são as habilidades profissionais que 98% dos brasileiros admitem precisar desenvolver

Você  está  entre os 98% dos profissionais brasileiros que afirmam necessitar aperfeiçoar alguma habilidade profissional?

Uma pesquisa realizada em cinco países pela Mind Pesquisas no fim de 2017 levanta uma importante reflexão para o ano que se inicia, quando a maioria das pessoas está  tentando fazer previsões para os próximos meses. E se o foco estivesse em nos aprimorar para que possamos estar mais preparados para esse futuro que todos tentam alcançar?

No Brasil, o estudo encomendado pela plataforma de aprendizagem online Udemy ouviu pessoas empregadas em regime integral em 387 cidades de todos os estados e constatou que 2 em cada 3 delas admitem não possuir habilidades exigidas pelo mercado de trabalho atual e dos próximos 5 anos. A identificação dessas falhas foi maior entre mulheres mais jovens de baixa renda das regiões Norte e Nordeste, profissionais no início da construção de uma carreira, o que indica a necessidade de preparo para o mercado o quanto antes.  

O Brasil lidera a lista dos países onde o maior número de profissionais identifica falhas de competências, seguido da França (81%), Estados Unidos (79%), Alemanha (74%), México (66%) e Espanha (65%).

Essa insegurança em relação ao preparo para assumir um cargo afeta não só as pessoas, mas o mercado de trabalho como um todo, que muitas vezes recebe profissionais com dificuldade para lidar com colegas de trabalho ou se comportar no ambiente corporativo. De acordo com a pesquisa, entre as habilidades mais valorizadas para conquistar melhores oportunidades estão comunicação, trabalho em equipe, criatividade, atendimento ao consumidor, pensamento crítico e resolução de problemas.

Mais de 43% dos entrevistados admitem que precisam aprimorar habilidades como trabalho em equipe e soluções de problemas, enquanto 40% desejam aprender sobre liderança e gerenciamento. Outros 36,9% consideram importante desenvolver qualificação técnica, como aprender a utilizar um software, por exemplo.

Portanto, é  preciso se preparar!

Procure desenvolver suas soft skills por meio de cursos de liderança e comunicação, por exemplo. Caso não possa realizar um curso, busque por material online. Existe muito conteúdo interessante (e gratuito!) que pode te ajudar a pensar estrategicamente sobre assuntos que considera importantes para sua carreira. Comece dando uma olhada no conteúdo que postamos no nosso blog, ou em plataformas como a Veduca, que reúne aulas em português e totalmente gratuitas de instituições renomadas como a USP.

Além disso, aproveite a experiência dos seus colegas. Se você  está  trabalhando e se sente despreparado, observe o comportamento dos profissionais mais antigos de todos os departamentos, não tenha medo de fazer perguntas e tire proveito de palestras, workshops e toda atividade de aprendizado que a empresa possa oferecer.  

“Outro ponto interessante da pesquisa é  que conseguimos identificar que, devido à  grande extensão do Brasil, muitos brasileiros estão procurando, por conta própria, por cursos online para conquistar uma boa colocação”, explica o Country Manager da Udemy, Sérgio Agudo.

Segundo o estudo, entre os fatores que mais afetam a busca dos brasileiros por qualificação estão a falta de recursos, a dificuldade de acesso à  tecnologia, a precariedade da mobilidade urbana, falta de conhecimento de outro idioma, falta de tempo e os problemas na segurança pública.

Para contornar esses obstáculos é  preciso, primeiro, responder a pergunta lá  no início do artigo:

Você  está  entre os 98% dos profissionais brasileiros que admitem precisar de aperfeiçoamento em habilidades profissionais?

A partir daí, construa um perfil profissional ideal. Responda: o que eu quero ser capaz de dominar na minha área? Faça uma lista das habilidades que você precisa desenvolver e, para cada habilidade, enumere os recursos disponíveis que irão possibilitar desenvolvê-las. Seja o mais específico(a) possível, assim fica mais fácil planejar e agir de acordo com o planejamento, porque tudo o que você precisa estará listado no seu guia.

Mantenha esse “Mapa para 2018” sempre ao seu alcance. Trabalhe nele durante todo o ano, acrescentando e riscando objetivos, busque por vagas no site da Adzuna e comece a visualizar resultados reais para sua carreira.

Fonte: TI Especialistas