Navegar no Blog Adzuna »

8 dicas práticas para se organizar melhor trabalhando de casa

8 dicas práticas para se organizar melhor trabalhando de casa

A legislação trabalhista trouxe diversas novidades nos últimos anos, o home office foi uma delas. Nesse caso, o empregado exerce as suas atividades sem sair de casa. O modelo já era adotado por muitas empresas e trabalhadores autônomos, mas a regulamentação tornou essa prática mais comum e, como consequência, muitos profissionais procuram dicas para se organizar melhor.

É certo que trabalhar em casa proporciona diversas vantagens, como não precisar investir tempo para se deslocar até o trabalho e contar com mais facilidade em toda a rotina. Porém, é preciso saber como se organizar corretamente para apresentar um bom desempenho e realizar todas as atividades necessárias.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 8 dicas fundamentais para quem deseja melhorar a organização trabalhando em casa. Acompanhe a seguir!

1. Escolha um lugar para trabalhar

Trabalhar em casa não significa que você deve fazer as suas tarefas em qualquer lugar. É importante definir um espaço específico que será utilizado como home office e deixá-lo confortável. Se for possível ter um cômodo separado para montar o escritório, melhor, pois isso permitirá que você se isole do resto do ambiente.

No entanto, se não conseguir fazer isso, organize um dos cômodos a fim de liberar espaço suficiente para montar o escritório. Uma escrivaninha que permita a realização das suas tarefas e uma cadeira confortável são dois ótimos pontos de partida. Com o tempo, você pode adquirir novos móveis e investir em melhorias, caso ache necessário.

O segredo é ter um espaço que seja considerado o local de trabalho, pois, aos poucos, você conseguirá associá-lo à necessidade de cumprir as suas tarefas e ficará mais fácil se concentrar. Além disso, isso evita que você trabalhe na cama, no sofá e em outros espaços que aumentem as distrações e podem ser prejudiciais ao corpo, principalmente à coluna.

2. Organize sua escrivaninha

Entre as dicas para se organizar melhor, sem dúvidas, está a necessidade de preparar a sua escrivaninha. Separe todos os materiais que você precisa utilizar no trabalho, como notebook, livros, canetas, blocos de anotação e outros itens de escritório.

Depois, encontre uma forma de armazená-los próximos à escrivaninha ou nas gavetas, para que você tenha fácil acesso sempre que necessário. Porém, é importante evitar um volume muito grande de objetos em cima da mesa, pois, com o tempo, isso aumentará a desordem e pode causar mais distrações.

Crie uma rotina de limpeza para não acumular poeira e outras sujeiras, pois elas causam alergias e podem colaborar com o desenvolvimento de outros problemas de saúde. Também organize a escrivaninha sempre que terminar de trabalhar e faça uma revisão periódica nas gavetas ou armários para evitar o acúmulo de itens desnecessários.

3. Entenda sua rotina de trabalho

Conseguir manter uma rotina de trabalho é uma das principais dificuldades de quem trabalha em casa. Aqui, uma dica para se organizar melhor é refletir sobre como as suas atividades devem ser realizadas e quantas horas você deve dedicar para montar um cronograma.

Mesmo nos casos em que não há controle de jornada de trabalho, é interessante estabelecer alguns horários para se acostumar com a rotina. Defina que horas você começará a trabalhar, quantos intervalos serão feitos e a duração de cada um. Determine também em que momento você encerrará o expediente.

Um erro comum no home office é começar a fazer jornadas exaustivas, sempre pensando que poderia adiantar algum trabalho ou tentando colocar em dia os trabalhos atrasados. É certo que as horas extras podem ser necessárias em algumas situações, mas isso não deve acontecer com frequência, caso contrário, logo você estará excessivamente cansado e isso afetará o seu desempenho.

4. Saiba quando você é mais produtivo

Nos casos em que não é preciso cumprir horários predeterminados pela empresa, você pode otimizar o seu trabalho avaliando em qual período você é mais produtivo. Algumas pessoas conseguem ter um ótimo rendimento pela manhã, mas sentem dificuldades para se concentrar durante a tarde.

Por outro lado, existem pessoas que apresentam um melhor desempenho durante a tarde ou à noite. Se você não sabe qual é o seu caso, faça testes: crie um controle com o objetivo de verificar como foi o seu rendimento em diferentes momentos do dia e repita isso por uma ou duas semanas, até sentir que foi o suficiente para chegar a uma conclusão.

Avalie os resultados para ver em quais períodos a produtividade foi melhor, com base nisso, organize os seus horários de trabalho tentando encaixá-los nesses horários. Assim, ficará mais fácil otimizar os seus resultados trabalhando em casa.

5. Use aplicativos de produtividade

Existem aplicativos que podem ajudar na sua produtividade, tanto pelo controle de tarefas realizadas e pendentes, quando pela possibilidade de controlar os horários e ver como foi o seu rendimento durante o dia. Para agendar compromissos e controlar o que já foi feito, algumas opções são:

  • Google Keep;
  • One Note;
  • Trello;
  • Evernote;
  • Asana;

Alguns desses aplicativos contam com opções de compartilhamento, permitindo que várias pessoas controlem as tarefas. Desse modo, eles se tornam alternativas importantes para facilitar o trabalho em equipe. Se você quer melhorar a gestão do tempo, também existem alguns apps para ajudar, por exemplo:

  • Forest;
  • Focus To-Do;
  • Rescue Time;
  • Focus Booster.

Pesquisando bem, é possível encontrar diversas opções de aplicativos desenvolvidos para auxiliar no controle de tarefas e produtividade, então invista um tempo procurando as melhores alternativas para se organizar melhor trabalhando em casa.

6. Elimine as distrações

As distrações são um dos principais desafios quando você trabalha em casa. O fluxo de outras pessoas que moram no local, por exemplo, pode facilmente fazer com que surjam conversas que tirem a sua atenção das tarefas. O ambiente também pode fazer com que você queira realizar atividades domésticas, como limpar a casa.

Além disso, itens como televisão, livros ou o próprio computador pessoal podem fazer com que você se distraia do trabalho. Para lidar com isso, avalie com atenção o ambiente e elimine tudo o que possa tirar o seu foco. Mantenha a televisão desligada, não acesse redes sociais e outros sites que não estejam relacionados ao trabalho e, se possível, desative as notificações do celular.

Outra dica para se organizar e que pode ajudar a manter o foco é não ficar de pijama ou em trajes que você use frequentemente nas atividades de lazer. Foque em opções confortáveis, mas que também sejam profissionais. Isso pode ajudar a se envolver no clima de trabalho para evitar as distrações.

7. Faça pequenos intervalos

Fazer pequenas pausas no trabalho pode ajudar a manter uma boa produtividade e a organização na rotina. Defina seus horários de trabalho, incluindo pequenos intervalos de 5 ou 10 minutos, após períodos de foco que tenham entre 30 minutos e uma hora, de modo semelhante ao método pomodoro.

Nessas pausas, você pode ir ao banheiro, alimentar-se, tomar um café e interagir um pouco com as outras pessoas da casa, se houver. Essa prática ajuda a evitar as distrações e reduz a ansiedade que pode surgir ao se afastar de redes sociais e outras formas de contato. A certeza de que você terá tempo para lidar com as outras tarefas durante os intervalos ajudará a manter o foco, além de evitar interrupções.

A definição do período de foco e da duração dos intervalos deve ser feita conforme o seu rendimento específico, então vale a pena fazer testes com diferentes configurações para determinar qual apresenta os melhores resultados em relação a sua produtividade. Também inclua um intervalo mais longo a cada quatro ciclos de trabalho, com, pelo menos, meia hora de duração.

Apesar de muitos associarem as pausas à procrastinação, esse é um cuidado importante para otimizar os resultados. Isso acontece porque o cérebro é como um músculo, então o seu uso consome energia e exige descanso. Assim, as pausas servem para relaxar e recuperar as energias, fazendo com que você retorne ao trabalho com mais foco.

8. Converse com os outros moradores

Outro desafio de trabalhar em casa é lidar com os outros moradores. Algumas pessoas sentem dificuldade em encarar o home office com a mesma seriedade que aplicam aos trabalhos feitos nas empresas. O resultado disso costuma ser interrupções constantes com conversas e pedidos de ajuda para alguma tarefa doméstica.

Para evitar esse tipo de problema e conseguir se organizar em casa, tire um tempo para conversar com as pessoas que moram com você. Explique como funciona o seu trabalho, qual é o horário em que deve permanecer focado e a importância de que todos entendam isso para ajudar nas suas atividades profissionais.

Também é importante que eles colaborem evitando excesso de barulhos e outras atitudes que possam atrapalhar o rendimento. Dessa forma, uma conversa sincera se torna essencial para quem deseja manter um bom desempenho no home office e compreensão da família.

Seguindo essas dicas para se organizar melhor trabalhando em casa, ficará mais fácil superar os desafios que o home office pode trazer, como manter a concentração, apresentar um bom desempenho e conseguir uma boa convivência com os demais moradores.

Então, este post foi útil? Para acompanhar mais dicas que podem auxiliar no seu dia a dia, visite o site da Comunidade Rock Content e confira outros conteúdos incríveis!