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Metodologia STAR: a técnica para ir bem nas entrevistas de emprego

perguntas que você deve fazer em uma entrevista de emprego

Existem muitas técnicas para se dar bem em uma entrevista de emprego. Uma das metodologias mais usadas por candidatos e recrutadores é a metodologia STAR. Aplicar esse método durante uma entrevista pode lhe ajudar a garantir a sua próxima vaga de emprego. 

Saiba tudo sobre essa técnica abaixo:

O que é a metodologia STAR?

A metodologia STAR é uma técnica que consiste em ajudar pessoas a contar histórias. A técnica possui uma organização, sendo dividida em quatro etapas: Situação (S), Tarefa (T), Ações (A) e Resultados (R). 

Aprender a falar sobre as suas experiências profissionais através da técnica STAR pode facilitar o entendimento dos recrutadores e também facilitar a sua narração dos fatos. Dessa forma, você destaca as suas principais habilidades e os seus melhores resultados como profissional. 

Como e porque os recrutadores utilizam a metodologia STAR em processos seletivos? 

Essa metodologia é bastante usada em processos seletivos, muitos recrutadores moldam suas perguntas através desta técnica para tentar tirar mais informações dos candidatos a uma vaga. 

O recrutador precisa saber se o candidato já passou por experiências suficientes para se credenciar a vaga. Se durante uma entrevista, você não consegue relatar situações em que teve uma atuação exemplar em sua área de atuação, provavelmente o recrutador irá eliminá-lo do processo. 

Outro motivo para os recrutadores introduzirem a técnica STAR no processo é a necessidade de entender como os candidatos pensam. Ao ouvir uma história, eles observam os detalhes, entendendo como o candidato agiu e aplicou habilidades e competências em determinadas situações. 

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Como eu posso usar a metodologia STAR em uma entrevista de emprego? 

Uma entrevista de emprego é a oportunidade de impressionar o recrutador e relatar experiências com detalhes e com propriedade é a melhor forma de fazer isso. Na metodologia STAR, você precisa montar a sua história em quatro etapas, veja cada uma delas abaixo:

S – Situação 

O primeiro passo é descrever a sua experiência. Não dê uma descrição generalizada, busque abordar pontos específicos. 

Digamos que você esteja fazendo uma entrevista para um cargo da área de vendas. Você pode citar, por exemplo, que quando você trabalhava na loja de departamentos X, você teve que ajudar a sua equipe a cumprir uma meta de X vendas na véspera de Natal. 

T – Tarefa 

Na segunda parte da história, você deve abordar quais eram as suas tarefas dentro da situação abordada. Você poderia dizer que ficou responsável pelas vendas do setor de roupas femininas, um dos mais rentáveis da loja, e que viu ali uma oportunidade de criar uma abordagem de vendas mais eficaz. 

A – Ações 

Nesse ponto, você deve abordar o que você fez para conseguir alcançar a meta proposta pela loja do nosso exemplo. Numa entrevista, você poderia abordar qualquer ação que tenha lhe ajudado a alcançar resultados. 

Voltando ao nosso exemplo, você pode descrever que usou da empatia e da técnica de rapport (método que se aprende no Curso de PNL) para criar uma conexão com os clientes e isso fez com que a maioria dos atendidos por você tenham realizados compras na loja. 

R – Resultados 

Esse é o ponto chave para conquistar o recrutador. Você deve destacar os resultados obtidos dentro da história relatada. Seguindo o exemplo, você poderia afirmar que foi responsável por 20% das vendas da sua equipe na véspera de Natal, sendo o vendedor (a) que mais vendeu e isso ajudou a sua equipe a cumprir a meta estabelecida. 

Se você encontra dificuldades em se expressar ou relatar com propriedade as suas experiências de trabalho, recorrer a uma Formação em Coaching pode ser a saída. Essas metodologias possuem técnicas e ferramentas capazes de lhe ajudar a desenvolver habilidades e a identificar seus pontos fortes. 

Dessa maneira, você consegue aplicar a metodologia STAR com maior eficiência e receber bons feedbacks em processos seletivos. E além das entrevistas de emprego, o coaching e a PNL possuem a capacidade de lhe ajudar a acelerar o seu crescimento profissional, fazendo com que você se torne uma profissional de destaque no mercado de trabalho.