Navegar no Blog Adzuna »

Trabalho remoto durante o Coronavirus

Muitas empresas já estão mudando suas operações do escritório físico para o trabalho de casa, conhecido como “home office”, durante a pandemia do Coronavírus. 

Neste artigo você encontrará dicas de como se organizar para trabalhar remotamente e também como manter sua saúde mental durante a quarentena causada pelo Coronavírus.

O que você aprenderá nesse artigo:

Trabalhar remotamente é um meio de realizar seu trabalho de maneira não tradicional, considerando que você não apenas pode trabalhar de casa, mas de onde quiser. Isso é diferente de “trabalhar de casa”, pois “trabalhar remotamente” é uma maneira de trabalhar, enquanto “trabalhar de casa” é apenas um modelo temporário.

Como você pode imaginar, os benefícios do trabalho remoto são inúmeros, como maior eficiência e longos minutos economizados no transporte público. Mas esse estilo de trabalho é o certo para você?

Nesse artigo iremos discutir detalhes desse novo modelo de trabalho em 2020, e te ajudar a decidir se vale investir nessa transição no futuro. 

As 5 principais dicas práticas para trabalhar remotamente

Nossas principais dicas para você manter em mente ao iniciar sua jornada de trabalho remota:

  1. Comece configurando o espaço certo

O elemento mais importante para qualquer tipo de trabalho criativo é encontrar um espaço dentro de casa dedicado ao trabalho. Se você compartilha um espaço com um parceiro ou leva as crianças para casa, colocar o laptop no balcão da cozinha e pensar que tudo está pronto para o trabalho não será o bastante.

Você precisa ser capaz de fazer seu trabalho sem atrapalhar outras pessoas que compartilham a casa com você. Tente encontrar um espaço em sua casa (que não seja seu quarto) onde você pode montar seu escritório.

  1. Prepare-se com o equipamento certo

Sem o equipamento certo, fica difícil garantir a qualidade do trabalho remoto. Para concluir tarefas básicas em seu ambiente de escritório em casa, você precisa considerar ter:

  • Laptop ou computador em bom estado de uso
  • Internet estável e confiável (vale a pena pagar um pouco mais aqui).
  • Acesso seguro à rede interna ou intranet da sua empresa, unidades, etc.
  • Um telefone (de preferência móvel) e esperançosamente pago por uma / sua empresa – mesmo que a maioria dos trabalhos remotos exigem poucas chamadas telefônicas.
  • Um fone de ouvido de qualidade (especialmente útil durante as chamadas).
  • Uma mesa e cadeira adequadas, e um ambiente livres de distrações. 
  1. Planeje bem o seu dia

Você precisa estruturar sua jornada de trabalho planejando quais tarefas precisam ter prioridade e quantas horas você gastará em cada uma delas. É preciso também agendar intervalos para permanecer produtivo e pronto para o próximo desafio!

Há uma diferença entre eficiência e produtividade e, sem um planejamento bem estruturado e definido, é fácil se distrair.

  1. Use a flexibilidade em sua vantagem

Se você está realizando o seu trabalho com sucesso e mantendo bons padrões de qualidade em relação aos prazos, poderá trabalhar nos momentos em que se sente mais produtivo – uma das grandes vantagens de se ter um horário flexível.

A menos que seu chefe espere que você possa se comunicar em tempo real durante o horário comercial da empresa, aproveite o tempo disponível e faça o máximo possível nas horas mais produtivas.

  1. Certifique-se que você está sempre online

Como trabalhador remoto, suas contas mais importantes não serão destinadas a atualizações de software ou novos computadores, mas para a conta de Internet. Seu smartphone e aplicativos como o Dropbox irão garantir que você esteja sempre online e disponível quando sua equipe mais precisar.

 

Como encontrar um equilíbrio entre vida profissional e familiar como pai que trabalha remotamente

Como amamentar enquanto responde a e-mails urgentes? Ou o que dizer sobre dirigir em círculos até que seu bebê adormeça apenas para que você possa fazer uma ligação importante em paz? E colocar seu filho inquieto para ver algum canal de televisão pois você tem prazos a cumprir?

Bem-vindo ao lado às vezes brutal de trabalhar em casa. Para o crescente número de pais que optam por trabalhar remotamente, alguns desafios podem facilmente entrar no caminho do seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. 

Todos os pais sabem que é preciso muito mais do que apenas um escritório em casa para fazer o trabalho remoto funcionar bem de maneira geral. Você precisará implantar algum esforço consciente e táticas específicas e eficazes. Algumas dicas para você saber por onde começar:

💡 Explique aos seus filhos – É um desafio para as crianças entenderem o mundo corporativo, mas até as mais pequenas podem ouvir que “mamãe (ou papai) precisa trabalhar para ganhar dinheiro para cuidar de nossa família”.

Explique aos seus filhos que você trabalha em casa para poder passar mais tempo com eles também. Verifique se eles entendem quando você está “no trabalho”, talvez compartilhando sua programação com eles.

Para crianças menores, pista mais óbvias funcionam bem. Depois de definir essas expectativas e atendê-las, seus filhos se acostumarão com as regras e provavelmente aprenderão a segui-las.

💡 Não tente fazer várias tarefas ao mesmo tempo – malabarismo com os pais e o trabalho quase sempre levam a uma confusão em um dos dois departamentos. A idéia é apoiada por pesquisas. Descreva horários específicos para o trabalho e horários específicos para a família.

Se puder, crie um calendário também. Isso ajudará a separar seus focos durante partes do dia. Se algo relacionado aos seus filhos interromper seu horário de trabalho, mantenha o foco na resolução do problema, ao invés de tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

💡 Realize tarefas estrategicamente – Se você encontrar pequenos períodos de tempo para trabalhar durante o dia, obviamente poderá usá-los para realizar o máximo possível durante esses períodos. Aquelas duas hora de soneca do seu filho pode ser o momento perfeito para escrever todos os seus relatórios da semana. Você pode executar outras tarefas, como editar e responder a e-mails depois que as crianças forem para a cama. Isso mantém você focado em uma coisa durante cada período de trabalho.

💡 Peça ajuda – Mesmo que você tenha uma babá ou seus filhos frequentem uma creche, você precisará de algum tipo de ajuda às vezes. Não sinta vergonha de ter alguém para cuidar de seus filhos enquanto você trabalha em casa. Sim, você entrou em trabalho remoto para obter um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, mas todos precisamos de uma pequena ajuda de tempos em tempos.

💡 Uma observação sobre o trabalho com golpes em casa – Obviamente, o trabalho remotoa já percorreu um longo caminho desde os antigos anúncios de “ganhe dinheiro em apenas um clique”. Mas, de acordo com a Rebellion Rat Race, para todos os empregos legítimos no mercado, ainda existem mais de 50 golpes. Isso significa que quem quer ganhar a vida sem sair de casa deve ter muito cuidado.

Antes de iniciar um novo emprego remotamente, certifique-se de fazer sua lição de casa sobre o trabalho em potencial. Verifique se a empresa está estabelecida e verifique novamente sua presença online. Ligue para eles e peça a pessoa pela qual você está sendo entrevistado. Como em qualquer outro trabalho, deve haver um processo de inscrição e provável entrevista. Qualquer pessoa que esteja legitimamente tentando contratar alguém vai querer conhecer ou pelo menos ter uma conversa de triagem adequada com os candidatos.

Nenhum trabalho deve exigir que você tenha despesas imediatas antes de poder ser contratado. Se uma oportunidade de trabalho remoto exigir que você pague qualquer tipo de taxa antecipadamente ou invista em um “kit de inicialização”, é definitivamente uma farsa. A única coisa em que você precisa investir é na Internet rápida e confiável e, se você ainda não possui, um fone de ouvido de áudio de alta qualidade.

 

Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar remotamente?

Você pode pensar que existem apenas benefícios vindos do trabalho remoto. Mas, como em tudo de bom na vida, sempre há desvantagens – e o trabalho remoto não é exceção.

Abaixo, exploraremos as vantagens e desvantagens do trabalho remoto, para que você possa ponderá-las.

Algumas vantagens do trabalho remoto para funcionários são:

  • Sem deslocamento: o tempo gasto para chegar no trabalho está ficando cada vez mais longo
  • Horas flexíveis (você não está confinado à programação das 9h às 18h)
  • Trabalhe onde quiser (você pode trabalhar em qualquer lugar desde que tenha uma Internet estável)
  • Não há necessidade de deixar as crianças na creche  (você pode ficar em casa com as crianças)
  • Sem distrações no escritório (nenhum colega de trabalho fofoqueiro vai parar na sua mesa)

Vantagens do trabalho remoto para os empregadores

As vantagens do trabalho remoto para os empregadores são:

  • Melhor produtividade dos funcionários (eles trabalham em seus próprios termos quando estão mais motivados)
  • Maior índice de felicidade dos funcionários (isso pode facilitar uma menor rotatividade)
  • Menos despesas gerais (não é necessário pagar pelo mesmo número de computadores, mesas, material de escritório etc.)
  • Você pode alugar escritórios menores (ter menos funcionários no escritório)
  • Acesso a um conjunto maior de talentos (você não se limita apenas aos funcionários da área local)
  • Menos treinamento necessário (a maioria dos funcionários remotos já sabe como executar seus trabalhos)
  • Você pode pagar salários mais baixos (há menos custos para os funcionários, para que eles entendam melhor os salários mais baixos)
  • Você não precisa oferecer muitos extras (como planos de saúde ou planos de pensão)
  • Você terá funcionários o tempo todo (trabalhadores remotos localizados do outro lado do mundo podem resolver problemas enquanto seus funcionários em exercício estão fora do trabalho)

Desvantagens do trabalho remoto para funcionários

As desvantagens do trabalho remoto para funcionários incluem:

  • Nenhuma participação na cultura da empresa (você não se relaciona tanto com seus colegas de equipe)
  • Solidão (você está por conta própria, onde quer que esteja trabalhando)
  • Fácil de trabalhar demais (sem horário definido, é muito fácil trabalhar mais de 8 horas por dia)
  • Fácil de procrastinar (sem chefe olhando por cima do ombro, você pode relaxar mais)
  • Nenhuma colaboração espontânea (como as que você tem quando se reune pessoalmente)
  • Você precisa comprar seu próprio equipamento (dispositivos e software)

Desvantagens do trabalho remoto para os empregadores

As desvantagens do trabalho remoto para os empregadores são:

  • Você precisa ter muita confiança (os funcionários podem relaxar sem que você saiba, a menos que você os instale um software de rastreamento remoto. Lembrando que isso pode causar infelicidade e fazer com que seus funcionários pensem que não confia neles)
  • A colaboração pode ser mais difícil (as conversas por vídeo não são a mesma coisa que interagir pessoalmente)

O trabalho remoto é eficaz?

Sim! Quando os funcionários não precisam se deslocar e podem trabalhar de onde e quando quiserem, tendem a ser mais produtivos. De fato, um estudo de dois anos da Stanford descobriu que trabalhar em casa aumentou a produtividade em 13%.

Além disso, os funcionários remotos trabalham 3 semanas a mais por ano, o que aumenta quando você tem projetos com prazos reduzidos. Com isso, os empregadores podem economizar muito dinheiro diminuindo o espaço necessário para o escritório.

 

Por que os trabalhadores remotos são mais produtivos?

Trabalhadores remotos são mais produtivos porque geralmente são pagos por projeto. É do interesse deles concluir as tarefas o mais rápido possível, oferecendo serviços de qualidade.

Além disso, eles controlam quando e onde trabalham, o que os coloca em uma mentalidade melhor sempre que se sentam mais produtivos para lidar com suas tarefas.

 

Como encontrar trabalhos remotos

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer para encontrar trabalhos remotos é procurar vagas. É semelhante a quando você está procurando um emprego tradicional. É preciso estar na plataforma certa para encontrar essas vagas e se inscrever no maior número possível.

Os termos de pesquisa que você precisa experimentar incluem não apenas “trabalho remoto”, mas palavras-chave como “freelancer” ou “home office”.

Inicialmente você pode não receber uma resposta de muitas empresas ou elas podem rejeitá-lo completamente, mas lembre-se de manter a cabeça erguida e perseverar. Desde que você elabore seu currículo e venda seus pontos fortes, é provável que haja um ou dois clientes que sejam ideais para você.

 

Os melhores trabalhos para trabalhar remotamente

Os melhores trabalhos remotos dependem realmente do setor em que você está e quais são seus objetivos para esse tipo de trabalho, por exemplo: você deseja trabalhar em período parcial ou integral? 

Felizmente, há uma grande variedade de indústrias em que o trabalho remoto é possível. Continue lendo para descobrir quais são os melhores trabalhos remotos período integral e temporário.

Os melhores trabalhos remotos temporário

Aqui estão alguns dos trabalhos remotos temporário mais comuns que você poderá encontrar:

  1. Tecnologia da Informática
  2. Recursos Humanos
  3. Marketing
  4. Administrativo
  5. Engenharia

Os melhores trabalhos remotos em período integral

Deseja conseguir um emprego de período integral como trabalhador remoto? Isso é possível! Aqui estão alguns dos mais populares:

  1. Tecnologia da Informática
  2. Vendas
  3. Marketing
  4. Administrativo
  5. Engenharia

O trabalho remoto é para você?

Agora que você conhece todas as vantagens e desvantagens de trabalhar remotamente, pode estar pensando em optar por este modelo em 2020. Embora possa ser assustador mudar completamente o estilo de trabalho que você sempre teve, pode acabar sendo altamente recompensador.

O trabalho remoto não apenas oferece mais liberdade para viajar e conhecer o mundo, mas também permite que você se torne seu próprio chefe. No final, se você gerenciar seu trabalho com eficiência, isso poderá melhorar muito sua qualidade de vida.

No entanto, entenda que o trabalho remoto não é para todos. Se não der certo para você, não force. Somente você sabe e sente o que é certo para você.

Você está pronto para começar a trabalhar remotamente? Procure por vagas agora!