Navegar no Blog Adzuna »

Como apostar no marketing pessoal para alavancar sua carreira?

jovem profissional

Construir uma carreira de sucesso não é fácil. Não basta apenas ser um bom profissional e estar antenado nas tendências, você precisa ser visto. E uma das melhores maneiras de se fazer isso é investindo em marketing pessoal.

Ter uma imagem positiva no mercado corporativo é muito importante. Se você já é bom profissional, está capacitado para assumir grandes responsabilidades ou mesmo se está começando e quer alavancar sua carreira, saber usar o marketing pessoal é essencial para ser reconhecido no mercado.

Se você ainda não sabe o que é marketing pessoal, tenha calma! Nesse artigo, você vai entender do que estamos falando e vai receber dicas valiosas para começar a investir nisso e dar um upgrade na sua carreira.

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é um gênero do marketing focado em desenvolver uma estratégia consistente para profissionais de qualquer setor, conseguirem formatar uma imagem positiva e possam ter seus trabalhos reconhecidos.

Esse tipo de marketing consiste em ações que nós mesmos podemos realizar para nos destacarmos no mercado. E isso engloba a nossa vida profissional como um todo. O marketing pessoal deve ser pensado em todos os aspectos, desde a abordagem e linguagem usada até na forma de apresentação do nosso portfólio.

Ao construir uma imagem coerente com o seu trabalho, você consegue aumentar as chances de criar e aproveitar oportunidades para alavancar a sua carreira. Cuidar da sua relação com o trabalho e com as pessoas é parte primordial para o sucesso no ambiente corporativo.

Por que e como investir em marketing pessoal?

O que você transmite no seu trabalho, nas suas redes sociais e no seu dia a dia dizem muito sobre você. É essencial investir em ações como a criação de um portfólio, por exemplo, para reunir os seus melhores trabalhos.

Assim como também é importantíssimo, criar uma boa relação com os colegas de trabalho, para trabalhar em harmonia e também como forma de criar um bom networking para gerar oportunidades futuras.

Abaixo, vamos dar algumas dicas para que você possa investir no marketing pessoal gastando pouco ou nada. Confira:

Cuide da sua aparência!

Cuidar da aparência é importante para passar uma boa imagem no mercado de trabalho. E quando falamos isso, não estamos dizendo que você deve mudar seu jeito ou fazer tratamentos estéticos para ficar mais bonito (a).

O que queremos dizer é que você deve zelar pela sua higiene. Não é preciso mudar o seu estilo, mas adaptá-lo ao mercado. Hoje não há mais tanto preconceito com tatuagens, barba grande, entre outros pontos, o importante é que você esteja sempre bem cuidado.

Então, cuide do seu cabelo, da sua barba, escolha roupas confortáveis e adequadas ao ambiente de trabalho. Assim, você pode ter uma aparência visual agradável no seu trabalho e em entrevistas de emprego e reuniões de negócio.

Outro fator importante é cuidar da sua saúde mental. Você tem que lidar melhor com as suas emoções, isso reflete no seu trabalho e pode afetar o seu rendimento. É importante estar centrado para manter uma boa imagem.

Crie um bom portfólio!

O portfólio é a porta de entrada para a avaliação de recrutadores e clientes (caso você seja freelancer). Junto com o seu currículo, o portfólio é um item muito importante para ser anexado, quando concorremos a uma vaga ou job, ou mesmo quando vamos nos apresentar em uma reunião ou em um evento.

A dica é escolher o melhor site para o seu segmento de trabalho. Existem diversos serviços de portfólio na internet que são otimizados para profissionais de certas profissões. Pesquise e descubra a melhor opção para a sua área.

É importante também ser bem criterioso em relação a escolha dos trabalhos que você colocará em seu portfólio. Não precisa ter uma grande quantidade de jobs, mas a qualidade é muito importante.

Mesmo que você coloque apenas três ou cinco trabalhos, o mais importante é que eles sejam os seus melhores, assim eles podem atrair mais pessoas para o seu portfólio e lhe gerar mais oportunidades.

Crie uma apresentação profissional

Aliado ao currículo e ao portfólio, você também pode criar uma apresentação profissional. Neste arquivo, o profissional consegue resumir e destacar suas principais qualificações, citar suas principais formações e habilidades.

A apresentação profissional é importantíssima em reuniões e eventos, onde temos pouco tempo para apresentarmos o nosso trabalho. Essa é uma excelente maneira de aproveitar todo e qualquer espaço para divulgar o trabalho de maneira consistente.

Organização e produtividade

Ser um profissional organizado é um pré-requisito básico para ser produtivo. A organização é muito importante na rotina de qualquer profissional. Essa é a melhor maneira de manter tudo dentro do prazo, destacando suas prioridades e elevando o seu rendimento.

Ter a sua mesa de trabalho organizada, seus arquivos e e-mails bem organizados é algo que chama atenção de nossos colegas de trabalho, superiores e clientes. Assim você consegue aumentar o nível de credibilidade em seu trabalho.

Ter um ambiente de trabalho bem organizado e limpo é fundamental para aumentar a sua produtividade, contribuindo também para a sua disposição no dia a dia.

Como você pode ver, o marketing pessoal pode ser implementado de diversas formas. Muitas delas são gratuitas e dependem apenas do nosso esforço. E os resultados podem ser extremamente positivos para a carreira. O que você está esperando para começar a investir em marketing pessoal?