Navegar no Blog Adzuna »

Dicas para aumentar as chances de conseguir o primeiro emprego

Conseguir o primeiro emprego é uma tarefa difícil em um mercado tão concorrido e em um país que se recupera de uma forte recessão. E para lhe ajudar nessa busca, separamos algumas dicas que podem aumentar potencialmente suas chances de entrar no mercado de trabalho.

E quem ainda não trabalhou formalmente em uma empresa também encontra bastante resistência em relação as vagas. Atualmente, as empresas buscam profissionais com experiência, e cobram isto como requisito básico para contratação. Mas e quem nunca trabalhou? Como terá experiência?

É claro que fica mais complicado, mas não impossível, basta que você consiga desempenhar um bom papel durante o processo seletivo para conquistar o seu primeiro emprego.

Confira as nossas dicas abaixo para aumentar as chances de conseguir o 1° emprego:

Descubra suas principais habilidades e defina a sua área de atuação

Um dos motivos que dificultam a entrada de profissionais no mercado de trabalho é a indecisão ou a incerteza quanto a área que eles pretendem atuar.

Na hora de uma entrevista de emprego ou de uma dinâmica em grupo, os candidatos devem se mostrar confiantes. E só são confiantes, aqueles que conhecem suas habilidades e sabem o que querem.

Sabemos que quando estamos no último ano do ensino médio ou no primeiro período da faculdade, estamos ainda muito indecisos sobre o que queremos fazer da vida. Essa é uma hora para testar nossas capacidades e angariar experiências em diferentes áreas, mas também é o momento certo para decidirmos o nosso futuro.

Para lhe ajudar, procure um coach vocacional ou de carreira. Esses profissionais são especialistas para lhe ajudar nessa definição de futuro. Ao passar pelo processo, você conseguirá identificar seus desejos, seus pontos de melhoria e suas principais habilidades. Assim, fica muito mais fácil traçar um caminho para ingressar no mercado.

Aprimore a sua comunicação

A comunicação é um dos pontos mais importantes para conseguir o primeiro emprego. Ter uma boa desenvoltura é fundamental para se destacar em entrevistas e passar confiança aos recrutadores.

Através do uso de técnicas e ferramentas que você adquire em uma Formação em Coaching, você pode aprimorar a sua habilidade de comunicação. Comece conversando com pessoas desconhecidas na rua, por exemplo, assim você pode começar a desenvolver diálogos com mais facilidade.

Use a técnica de Ensaio Mental

Outra dica para melhorar a sua comunicação é treinar antes da entrevista de emprego. A técnica de Ponte ao Futuro é um elemento-chave que se aprende no Curso de PNL e consiste em se imaginar no futuro em situações específicas e preparar nossa mente para as possibilidade que venham a ocorrer na entrevista.

Você pode usar essa técnica para melhorar seu desempenho em entrevistas de emprego. Dessa forma, você pode imaginar a situação e corrigir possíveis erros, treinando novos hábitos para pôr em prática na hora da entrevista.