Navegar no Blog Adzuna »

Como divulgar seu trabalho na internet e ter credibilidade

Não importa se você trabalha por conta própria ou se está no mercado formal, divulgar o seu trabalho na internet é uma estratégia para conseguir excelentes oportunidades e se tornar um profissional mais conhecido e que influencia pessoas.

Para começar a compartilhar o seu trabalho é necessário tomar alguns cuidados com a sua imagem e com a escolha do seu canal de divulgação, pois esses fatores estão diretamente ligados com o alcance e resultados que você atinge.

Por isso, resolvemos indicar algumas maneiras e orientações para começar a divulgar o que você faz de melhor e conseguir alavancar a sua carreira. Veja só!

1. Portfólio online

O portfólio online é uma ferramenta que vem ganhando bastante repercussão para os profissionais que querem divulgar o seu trabalho na internet, pois é uma maneira simples, acessível e prática de se compartilhar as próprias criações.

Para montar o seu é necessário escolher uma plataforma para arquivar os seus trabalhos e apresentá-los. Inclusive, as mais utilizadas têm a vantagem de serem gratuitas.

Outra opção é utilizar o bom e velho PDF. Com essa ferramenta, já é possível fazer uma boa prévia do seu trabalho e, até mesmo, um exemplo de contrato e enviá-lo por e-mail ou mensagem.

No entanto, de nada adiantará escolher a melhor ferramenta se você não montar um portfólio atraente e de credibilidade. Para isso, é fundamental colocar as suas informações profissionais, de contato, incluir exemplos dos seus trabalhos e aplicar um design atrativo e de fácil visualização.

Veja algumas opções de plataformas bem simples e acessíveis para divulgar o seu trabalho.

1.1 Behance

Essa é uma plataforma que permite divulgar o seu trabalho na internet em diversos formatos — vídeos, imagens e textos —, além de possibilitar a organização do seu portfólio em álbuns. O cadastro é gratuito e basta ter uma conta da Adobe para começar o upload do seu material e a sua divulgação.

1.2 Wix

Também gratuita, essa é uma ferramenta voltada para a criação de sites. Entretanto, por permitir ter um endereço eletrônico só seu, é muito utilizada para divulgar trabalhos com mais profissionalismo.

Além disso, é uma plataforma bem intuitiva e simples de administrar, pois basta escolher o seu template e fazer o upload dos serviços que disponibiliza e uma prévia do que você costuma fazer. 

1.3 Carbonmade

Semelhante à Behance, também gratuita e com templates prontos, a Carbonmade é muito simples de utilizar. A única desvantagem é que a versão gratuita somente permite o upload de imagens. Para outros formatos, é necessário pagar cerca de 12 dólares mensais.

2. Blog pessoal

mulheres em TI

Diferentemente do que muitos ainda pesam, um blog não é como um diário — apesar de anos atrás ter sido muito utilizado para esse fim. Produzir conteúdo relevante para o seu público-alvo (clientes e potenciais clientes) é uma das maneiras mais eficientes de divulgar o seu trabalho na internet.

Por meio de um blog, consegue-se desenvolver um bom networking e atrair oportunidades para a sua carreira. Além disso, esse não é um meio utilizado somente por redatores ou produtores de conteúdo.

Independentemente da sua área de atuação, é possível que consiga desenvolver um excelente blog, que seja informativo, atrativo e que capte parceiros e clientes. Nele você poderá falar sobre o seu mercado, disponibilizar artigos informativos e que mostrem sobre a sua experiência e sobre a sua carreira.

Uma maneira de se diferenciar no blog é disponibilizando conteúdos em diferentes formatos. Com as ferramentas atuais é possível colocar vídeos, podcasts e infográficos em seus textos. Assim torna o seu conteúdo mais informativo e atrativo.

Para que você tenha os seus artigos e blog encontrados pelo seu público-alvo, estude sobre os métodos para otimizá-lo, pense em boas palavras-chave e evite uma página visualmente poluída e amadora.

3. Redes sociais

como utilizar redes sociais na busca por emprego

É difícil encontrar uma pessoa que não tenha pelo menos uma rede social, seja para uso pessoal ou profissional. Exatamente por essa disseminação, acessibilidade e ascensão digital que as redes sociais se tornaram uma verdadeira vitrine de negócio.

No entanto, apesar de serem uma maneira estratégica de divulgar o seu trabalho na internet, é preciso ter alguns cuidados, principalmente, em relação a sua imagem, escolha do canal adequado e com a divulgação em si.

Antes de qualquer coisa você precisa identificar e conhecer o seu nicho de atuação, para que a partir dessa classificação escolha o canal que mais trará resultados e oportunidades.

Um fotógrafo terá melhor visibilidade no Pinterest e no Instagram do que no LinkedIn, por exemplo, que é voltado para o mundo corporativo e de negócios. Já o twitter é uma rede mais dinâmica e muito utilizada como apoio para uma página principal, pois nele poderá informar sobre novos conteúdos na sua rede e indicar links relevantes.

No Facebook, assim como no Instagram, existe a opção de impulsionar e patrocinar as suas publicações, para que assim elas alcancem mais pessoas. Dito isso, é melhor investir em boas publicações em uma ou duas redes que tenham ligação com os seus serviços do que estar presente em todas elas e não ter resultados.

Além disso, é fundamental colocar imagens de qualidade, entender o seu público e não tentar vender o seu trabalho o tempo todo, pois isso pode afastar os clientes.

Independentemente da escolha da rede social que utilizará para divulgar o seu trabalho na internet é necessário tomar cuidado com a sua postura. Para isso, tenha atenção sobre:

  • separação da sua conta pessoal da profissional;
  • cuidado com erros de português nas publicações;
  • mantenha as suas redes sociais atualizadas e com constância nas divulgações, mas cuidado com o excesso;
  • evite polêmicas e tomar postura em assuntos políticos e religiosos;
  • especifique, de forma clara, o que você faz e o trabalho que disponibiliza;
  • foque e especialize-se na sua área, é impossível alcançar e agradar a todos.

Para começar a divulgar o seu trabalho na internet é necessário ter paciência, pois você não se tornará um influenciador do dia para a noite. Então, invista na atratividade da sua divulgação e conte com canais e ferramentas atuais e bem administradas para tornar os seus serviços conhecidos pelo seu público.

Falando em redes sociais, confira algumas estratégias e técnicas para tornar as suas páginas mais atrativas e profissionais!