Navegar no Blog Adzuna »

Como montar um currículo online no estilo ideal

A aparência é a primeira coisa que os recrutadores notam em um CV — e ela pode dizer tanto sobre você quanto as informações que você inclui nesse documento. A chave para sempre causar uma impressão positiva é montar seu currículo com estilo impecável.

Vale lembrar que você pode estar a uma página daquela oportunidade que tanto deseja. Como usar esse espaço para encantar os avaliadores?

Para começar, pense nas expectativas dessas pessoas.

Elas têm olhar treinado para escanear uma grande quantidade de currículos e descartar, em instantes, os documentos com erros, exageros ou dados incompletos. E o mesmo pode acontecer quando o visual do documento é confuso ou está fora dos padrões.

Esses fatores dificultam a compreensão do perfil do candidato — que é justamente o propósito do currículo.

Para considerar a sua candidatura, um avaliador precisa saber quem você é, o que você pretende e o que pode trazer de valor para a posição em aberto: estudos, experiências e habilidades

E é aí que o estilo faz diferença!

Adapte o estilo do CV para valorizar o seu potencial  

Você concorda que um currículo de alguém que esteja começando a construir uma carreira deve ser diferente de um CV voltado para uma recolocação profissional, certo? Só que nem todos os candidatos aproveitam as variações que esse tipo de documento comporta.

E mesmo que no seu caso você esteja concorrendo a empregos em diferentes cargos e áreas, a grande sacada é justamente customizar o documento de acordo a ocasião.

Fazendo isso, você sempre vai apresentar suas informações com um estilo altamente focado na oportunidade, destacando o seu interesse e potencial em relação a cada cenário.

Além disso, vale focar no conteúdo e incluir palavras-chave que constam na descrição da vaga — desde que soe bem no contexto e expresse uma verdade, claro. Isso é importante pois muitas empresas adotam processos informatizados para filtrar os candidatos mais relevantes.

Mas não se preocupe: criar um modelo especial para cada processo seletivo é mais fácil do que parece. Você pode aproveitar os recursos de uma plataforma gratuita como o Canva e editar modelos de currículo em poucos minutos.

Como montar um currículo para valorizar o seu perfil

Por mais que a internet esteja lotada de artigos sobre como montar um currículo online, não existe uma fórmula que funcione para todos os casos. 

As coisas funcionam quando seu CV demonstra com muita clareza por quais motivos você é a pessoa mais indicada para determinada vaga.

Então, levante todos os detalhes sobre suas conquistas no trabalho e estudos: datas, títulos exatos dos cargos e níveis educacionais, nomes das instituições, prêmios, certificados… até a organização dessas informações conta a seu favor.

Depois, avalie a sua evolução e pense na melhor estratégia para impressionar os avaliadores com sua trajetória.

Seu último emprego ou estágio tem tudo a ver com a vaga? Use a ordem cronológica inversa no bloco de Experiência Profissional. Você ainda não começou a trabalhar, mas tem desenvolvido muitas habilidades relevantes para o cargo? Então vale a pena priorizar a seção de Formação Acadêmica.

Relevância também é um bom critério para você decidir se vai incluir outras informações no CV, tais como vivência no exterior, voluntariado, palestras ou oficinas.

Para isso, você pode criar blocos de Experiências Adicionais, Cursos ou Participação em Eventos. E se você tem bom domínio de línguas estrangeiras, vale destacar um bloco só para Idiomas.

Eatá precisandode uma inspiração? Explore a galeria do Canva. São milhares de modelos para as mais diversas opções — e você pode editá-los à vontade.

O que você não pode deixar de fora do seu CV

Estrutura e-mail

Um currículo eficiente ajuda o avaliador a traçar um perfil do candidato através de sua carreira profissional ou pelo potencial representado por seus estudos e atividades. Por isso, é importante que o seu CV contenha as seguintes informações:

Dados Pessoais

Coloque seu nome completo, data de nascimento, endereço com CEP, e-mail e telefone para contato. Simples assim.

Objetivo

Indispensável nos currículos modernos, esse bloco deve ter uma ou duas frases breves para justificar e validar a sua candidatura.

É claro que você pode — e deve — aproveitar para valorizar suas habilidades, mas evite fazer autoelogios ou enumerar competências.

Assim o seu CV ainda pode ser avaliado em outras oportunidades, caso seja arquivado ou compartilhado internamente na empresa.

Formação e Carreira

Aqui, a ideia é ressaltar como cada vivência impacta a sua trajetória profissional. Por isso, escolha a ordem dos blocos pensando na melhor forma de demonstrar seu histórico.

Ao compor seu histórico profissional, você pode ir além de informar cargo, função e nome da empresa, com datas de entrada e saída. Inclua uma breve descrição usando dados de projetos que você implantou, metas atingidas ou o crescimento de seu setor em números.

Mas se você nunca teve uma ocupação remunerada, a melhor saída é compartilhar trabalhos voluntários e valorizar sua formação.

Em ambos os casos, dê destaque para a sua formação acadêmica, incluindo o nome da instituição e o nível atingido em cada curso.

Ao somar esse cuidado com o conteúdo ao capricho no visual, as chances de sucesso do seu currículo só aumentam. E se você está buscando uma vaga fora do país, não deixe de pesquisar como esse tipo de documento costuma ser apresentado no seu destino.

Deixe a melhor impressão e conquiste seu emprego

Montar currículos é como encaixar as peças de um quebra-cabeças. Tudo fica mais fácil quando há alguma referência a ser seguida.

Agora que você já conhece as ferramentas e técnicas mais modernas para criar seu documento pelo computador ou celular, ficou muito mais fácil sair na frente da concorrência e conquistar a vaga que você quiser.

Capriche no design e prepare-se para impressionar. Boa sorte!

Este artigo foi escrito por Karla Assis, especialista em marketing digital do Canva, uma plataforma digital que permite a qualquer pessoa criar designs profissionais de maneira intuitiva e gratuita.