Navegar no Blog Adzuna »

Trabalho remoto: liberdade e novas oportunidades

O trabalho remoto é uma forma de atuação profissional que vem crescendo muito nos últimos anos. Essa tendência é fruto das mudanças promovidas pela economia compartilhada e pela forte evolução nas áreas de tecnologia e comunicações, que entregam novas ferramentas que tornam o acesso à distância mais fácil, prático e rápido.

Saiba como funciona esse tipo de prática, quais são as vantagens que ela traz para a empresa e profissionais e qual é o papel dos escritórios compartilhados nesse novo cenário do mercado de trabalho. Boa leitura!

Como funciona o trabalho remoto?

O trabalho remoto consiste no uso de ambientes externos à empresa para a realização das atividades da rotina. Ou seja, qualquer pessoa que esteja trabalhando fora do escritório, está atuando remotamente.

Existe uma infinidade de alternativas de locais para quem deseja aderir ao trabalho remoto, tais como:

Quais tipos de cargos são indicados para o trabalho remoto?

freelancer

A princípio, qualquer cargo que não dependa fisicamente das instalações da empresa pode ser beneficiado pelo trabalho remoto. Logo, atividades que envolvam a fabricação de produtos e uso de maquinário específico não podem ser feitas à distância.

Alguns colaboradores precisam acessar documentos, realizar reuniões, entre outras questões que demandam a presença física na empresa, mas também executam atividades de forma online. Nesses casos, o trabalho remoto pode ser feito parcialmente, em alguns dias da semana ou esporadicamente.

Contudo, existe uma quantidade bastante expressiva de pessoas que podem trabalhar 100% remotas. Tudo que elas precisam é de acesso à internet e um ambiente confortável para entregar suas tarefas. Atualmente, os cargos que mais têm utilizado esse novo formato são:

Quais as vantagens de trabalhar remotamente?

O trabalho remoto proporciona muitas vantagens para empresas, profissionais e clientes. Entre elas, selecionamos as que causam mais impacto nos resultados no negócio, confira!

Mais liberdade

escritório na praia

No formato tradicional, os profissionais precisam comparecer à empresa dentro do horário comercial, muitas vezes enfrentando trânsito intenso tanto na ida quanto na volta para casa. Não são raros os casos em que eles ficam mais cansados e estressados, perdendo em produtividade e qualidade de vida.

Com o trabalho remoto, esses colaboradores têm a liberdade de executarem suas tarefas em momentos mais oportunos, aproveitando os períodos de maior energia. O tempo que seria gasto no trânsito pode ser aproveitado em atividades prazerosas, que ajudam a deixar a mente mais tranquila e saudável.

Mais flexibilidade

Outro ponto limitante para quem precisa atuar presencialmente é a falta de flexibilidade na rotina diária. Por estarem “presos” ao longo de todo o dia, muitas providências acabam sendo mais complicadas de serem tomadas, como a marcação de uma consulta médica ou o simples ato de levar e buscar os filhos na escola.

Os profissionais remotos podem organizar suas agendas de forma mais flexível. Atuando em casa, eles aproveitam os intervalos para fazer tarefas da casa, ou têm a alternativa de escolher um coworking próximo ao endereço do médico em dia de consulta, entre outras tantas possibilidades.

Mais economia

O futuro do trabalho envolve a preocupação com a redução de gastos, e trabalhar remotamente é mais barato, principalmente em relação à mobilidade. O profissional não fica refém de um endereço específico, podendo atuar de casa em alguns dias ou em escritórios compartilhados mais próximos, que ele possa ir a pé ou de bicicleta, por exemplo.

Mais oportunidades

O trabalho remoto permite que os colaboradores trabalhem de qualquer lugar com acesso à internet. Com isso, eles podem frequentar ambientes diferenciados, manter contato com outras pessoas e estabelecer novas conexões.

Ou seja, eles abrem um leque maior de oportunidades, que podem se transformar em parceiras de mercado, novas ideias de produtos e serviços, ou mesmo, a conquista de novos clientes.

Como os escritórios compartilhados contribuem com o trabalho remoto?

Trabalhar à distância é algo que pode ser feito de qualquer lugar, desde que se cumpram alguns requisitos básicos. A principal vantagem dos escritórios compartilhados é que eles são criados para oferecer toda essa base para empresas e profissionais autônomos. Além disso, eles causam outros efeitos benéficos, como veremos a seguir.

Infraestrutura completa

Como dissemos até aqui, para trabalhar remotamente, o profissional só precisa do seu computador e acesso à internet. Ele pode ter isso em casa, ou em um café, mas nenhuma dessas opções é tão completa e estimulante quanto um coworking.

O foco principal desse tipo de ambiente é promover um espaço agradável e estimulante, que ajude os frequentadores a serem mais produtivos. Isso inclui todo tipo de serviço que ele poderia encontrar em um escritório tradicional, como salas de reunião, gestão de correspondência e cozinha compartilhada.

Networking

Frequentadores de escritórios compartilhados estão em constante contato com pessoas diferentes, que trazem ideias e visões novas acerca de cada assunto. As conversas de corredor podem contar com profissionais de áreas bastante distintas, que firmam parcerias, fazem indicações e trocam informações que enriquecem o conhecimento de todos.

Aprimoramento profissional

Outra vantagem muito importante dos coworkings é que boa parte deles promovem eventos sobre assuntos de interesse de seu público. São palestras, workshops, encontros e diversos outros tipos de ações que trazem as principais novidades e tendências do mercado e mantém os participantes atualizados.

São oportunidades excelentes não apenas para aprimorar os conhecimentos, como também para estabelecer novos contatos, conhecer outras empresas e profissionais e aumentar a rede de contatos, tanto em quantidade quanto em qualidade.

O trabalho remoto já faz parte da realidade de muitas empresas e profissionais. As organizações buscam por colaboradores com esse perfil no mercado e se preparam para recebê-los em seus times.

Ao passo que os profissionais mais antenados já estão aderindo a esse novo cenário para se manterem inseridos no mercado. Essa pode ser a solução que você estava buscando para dar um novo rumo para a sua carreira. Aproveite!

Agora que aprendeu um pouco mais sobre as novas formas de atuação no mercado de trabalho, que tal aprofundar seus conhecimentos? Confira neste outro artigo tudo o que você precisa saber sobre os escritórios compartilhados.

Este foi um Guest Post escrito pela equipe do BeerOrCoffee, uma plataforma com mais de 800 espaços de coworking em mais de 140 cidades brasileiras que conecta empresas e profissionais a espaços de escritórios flexíveis.