Navegar no Blog Adzuna »

13 podcasts sobre estilo de vida e carreira para você conferir!

A correria do dia a dia muitas vezes impossibilita nosso desenvolvimento pessoal e profissional, não é? Pense bem: qual foi a última vez que você conseguiu dedicar tempo para aprender coisas novas ou mesmo ter aquela dose de inspiração para seguir nos objetivos? Para isso, os podcasts são seus aliados!

A moda do podcasting, que surgiu no início dos anos 2000, foi até chamada de “revolução audível”, de acordo com uma reportagem do jornal The Guardian, na época. Não é difícil entender o motivo: esse formato de conteúdo tem um grande potencial comunicativo e educativo, além de otimizar tempo.

Afinal, você pode ouvir em qualquer brecha do cotidiano, como nos períodos “mortos” de deslocamento. Para facilitar seu novo hábito, selecionamos 13 podcasts excelentes sobre carreira, estilo de vida, produtividade e muito mais. Acompanhe!

1. GunCast

Se você acha que aprendizado e humor são dois amigos inseparáveis, vai gostar do GunCast, o programa do comediante Murilo Gun. Nele, você encontra materiais muito ricos sobre empreendedorismo, criatividade, comportamento, etc.

Nos episódios, o apresentador Murilo recebe um convidado especial e, juntos, têm reflexões profundas, mas com muita leveza. Além disso, o podcast frequentemente faz revisões de livros relevantes nessas áreas.

 

2. Like a Boss

O Like a Boss é um dos podcasts sobre liderança e empreendedorismo mais conhecidos. O programa já tem 5 temporadas com 6 episódios cada. Os episódios funcionam sempre em formato de conversas com fundadores de startups e líderes de empresas inovadoras. É uma boa para ter aquela carga de inspiração!

3. O Nome Disso É Mundo

Agora, se você também quer refletir um pouco sobre a vida pessoal, anote aí: O Nome Disso É Mundo. Nesse podcast no formato de entrevistas, somos apresentados a experiências de vida que trazem verdadeiras reviravoltas no nosso jeito de ver o mundo e lidar com os próprios problemas.

Os protagonistas são brasileiros que vivem em lugares remotos do Brasil ou tentaram a vida no exterior, falando de suas jornadas particulares.

4. Beyond The To-Do List

Para ter dicas sobre organização pessoal, vale a pena conhecer o Beyond The To-Do List. Em inglês, esse podcast traz conteúdos muito interessantes sobre a gestão de projetos, a definição de objetivos e o aumento de produtividade, entre outros temas.

O foco dos episódios é sempre trazer dicas práticas, mas com o interesse em desenvolver a ideia de que a organização faz a vida ser mais significativa. Ou seja, realmente levar o ouvinte a enxergar “além da lista de tarefas”, como indica o título.

5. Lidercast

O Lidercast é outro programa sobre liderança com a participação de entrevistados. Em geral, os convidados se destacam no mercado de trabalho por seus diferenciais na capacidade de liderar, empreender ou inovar.

Além disso, os episódios também falam de tendências e novidades tecnológicas. Tudo é abordado com muita leveza e criatividade, em forma de conversas.

6. Accidental creative

Essa também é uma sugestão de peso! O Accidental Creative é mundialmente conhecido e não pode ficar de fora dessa lista. O foco aqui é abordar temas relacionados à criatividade, à inovação e à produção artística, incluindo episódios com dicas práticas e outros dedicados a momentos de inspiração.

7. Anticast

O Anticast já tem uma experiência de 8 anos e ainda faz sucesso. Inicialmente, o objetivo do programa era falar sobre Design, mas as temáticas foram se expandindo e, hoje em dia, os episódios tratam de arte, história, política, entre outros assuntos.

Além disso, o programa deu vários frutos com abordagens mais específicas, como o Três Páginas, que traz análises literárias; o Visual+Mente, focado em Design; e o Projeto Humanos, que tem foco jornalístico e uma pegada de storytelling.

8. Officina

Sabe esses dias em que você só precisa se encontrar consigo mesmo? O podcast Officina pode ajudar! Nele, a health coach Cláudia Fonseca aborda temas como felicidade, propósito de vida, bem-estar, equilíbrio emocional, sustentabilidade e até astrologia, se você gosta desse assunto.

O programa não tem site próprio, mas você pode ouvir nas plataformas de streaming: SoundCloud, Spotify e Apple Podcasts.

9. De Cabeça

Se a sua área tem a ver com marketing digital ou mesmo se você é um curioso sobre o assunto, vale a pena acompanhar o De Cabeça. Nesse podcast, são abordados temas do universo do marketing e do empreendedorismo, em uma linguagem informal e divertida.

transformação digital

10. Baseado Em Fatos Surreais

Agora, para exercitar o storytelling, ter contato com histórias inspiradoras e ainda extrair grandes lições, a dica é conhecer o Baseado Em Fatos Surreais. As apresentadoras trazem, em primeira pessoa, experiências reais de mulheres — sobre a vida, amizades, viagens, etc. O objetivo é estimular a criatividade, divertir e inspirar.

11. Aparelho Elétrico

O Aparelho Elétrico é um podcast voltado para microempreendedores criativos. Os episódios trazem dicas e reflexões sobre produtividade, criatividade, inovação e desenvolvimento pessoal.

Além disso, o programa tem conteúdos bastante voltados para profissionais freelancers, como:

  • organização do home office;
  • disciplina para trabalhar sozinho;
  • produção de conteúdo;
  • marketing para freelancers e muito mais.

12. TED Talks Negócios

Você conhece a famosíssima conferência TED, não é? São abordados temas dos mais diversos nas palestras e, dessa iniciativa, surgiram vários programas e podcasts. Um deles é o TED Talks Negócios, com a voz e a história de grandes destaques do mundo dos negócios que passaram pelos palcos da TED, em formato de entrevistas.

13. NerdCash

Para terminar nossa lista, um podcast sobre finanças e investimentos: o NerdCash. Esse é um dos ramos do consagrado NerdCast, o podcast do site Jovem Nerd sobre o universo geek. Nos episódios do NerdCash, os temas são dicas para investidores iniciantes, finanças pessoais e o mercado financeiro, tudo de forma bem descontraída.

E aí, já escolheu quais podcasts vão parar na sua pasta de “favoritos”? As dicas são ótimas, mas não vá com tanta sede ao pote, pois você pode acabar entupindo seu smartphone de arquivos de áudio e absorver pouco dos conteúdos. Comece aos poucos para realmente aprender coisas novas e impulsionar seu crescimento pessoal e profissional.