Navegar no Blog Adzuna »

O Mercado de Trabalho para a Terceira Idade

Recrutadores já perceberam o benefício da diversidade de gerações entre seus funcionários. Os mais velhos têm a sabedoria de anos de prática para aliar com o conhecimento tecnológico dos mais jovens.

Essa valorização da troca de experiências tem gerado até mesmo programas especiais de inclusão de idosos no quadro de funcionários de empresas como a Gol Linhas Aéreas e o Grupo Pão de Açúcar.

Portanto, se você, profissional experiente, ainda tem fôlego e se recusa a “pendurar as chuteiras”, confira o guia a seguir para conseguir se manter ou voltar à ativa. Veja abaixo a lista com algumas dicas valiosas do que fazer:

Tenha Humildade

Não é porque você tem mais anos de experiência que é melhor que os outros. Tenha consciência que o modo de operação em um escritório ou qualquer ambiente profissional mudou e acelerou, portanto, tenha a mentalidade e curiosidade de um iniciante para aprender coisas novas. Esteja preparado para acatar ordens de um chefe mais novo que você e mostre o valor da experiência com modéstia.

Mantenha-se atualizado

Não adianta resistir às novas tecnologias e a novos procedimentos. Mantenha um perfil nas principais redes sociais, especialmente no LinkedIn, e explore a nova forma de interação. Atualiza seu currículo para os padrões e formato atuais.

Renove o visual

Se quer ser visto como um profissional que tem vigor e disposição, sua aparência conta muito. Seja você mesmo! Não é preciso forçar ou fingir juventude, mas o que muita gente não percebe é que manter um visual condizente ao seu ambiente de trabalho é importante para fortalecer a autoestima. Cuide de sua saúde e faça exercícios físicos adequados para estar sempre com disposição no trabalho.

Seja flexível e otimista

Nem sempre você vai conseguir o cargo e salário que tinha antes. Esteja aberto às novas propostas e não desanime: mais importante é estar ativo do que relutar em perder o status do passado. Além disso, o aprendizado será enriquecedor!

Poder exercer sua capacidade e experiência, ser útil e produtivo, além de se manter financeiramente independente, só melhora seu bem-estar e autoestima. Pesquise já as vagas que valorizam profissionais experientes no adzuna.com.br e encontre seu espaço no mercado de trabalho!