Navegar no Blog Adzuna »

5 dicas de trabalhos extras para ajudar nas compras de Natal

Renda extra para comprar presentes de natal

Devido à crise econômica que atingiu o Brasil este ano, muitos brasileiros tiveram que recorrer à criatividade para não fechar o mês no vermelho. Para conseguir manter as contas em dia, uma alternativa é ir em busca de trabalhos extras para complementar a renda.

Nesse cenário, a quantidade de pessoas realizando atividades autônomas aumentou, assim como os profissionais em duas funções diferentes. Muitas dessas oportunidades complementares podem ser encontradas com uma rápida pesquisa em mecanismos de busca como o da Adzuna, por exemplo.

Por isso, separamos 5 tipos de vagas que você pode pesquisar para garantir formas de ganhar um dinheiro extra e adicionar ao seu orçamento neste fim de ano. Confira:

1 – Aproveite seu talento na cozinha

Aproveite seu talento na cozinha

Se você é reconhecido por seus pratos inovadores e saborosos ou mesmo por aquela receita secreta que todo mundo cobiça, aproveite esse talento para incrementar seu orçamento.

O primeiro passo é estabelecer contatos. Utilize as redes sociais para anunciar seu serviço ou comece pelo seu círculo social para iniciar a divulgação da sua produção. É possível até mesmo que seja o início de um negócio ou de uma mudança de carreira, por isso vale a busca no site da Adzuna por trabalhos de meio período ou autônomos na área.  

Aqui, vale o alerta de separar os ingredientes que são de uso pessoal e certificar-se de que os gastos com gás e energia estejam inclusos no valor do produto.

2 – Cuide de animais

Cuide de animais

Você ama ter bichinhos em casa ou levá-los para passear no parque? Uma opção é ser pet sitter – ou babá de animais – na sua região e conseguir uma grana extra nas suas horas vagas. Principalmente na época de férias, a demanda por locais em que os donos possam deixar seus pets com segurança aumenta.

Experimente se cadastrar em plataformas como DogHero, PetAnjo e Holidog. Elas oferecem diversas oportunidades de trabalho independente com cães, gatos e outros animais de estimação.

3 – Compartilhe o seu carro

Compartilhe o seu carro

Já pensou em quanto dinheiro você perde ao deixar o carro parado na garagem durante a semana? Alguns aplicativos permitem que você alugue o seu veículo por um curto período de tempo e, assim, consiga uma renda extra ao final do mês sem comprometer seu tempo. É possível, ainda, oferecer caronas remuneradas. Essa modalidade é vantajosa principalmente para quem precisa fazer longas distâncias diariamente rumo ao trabalho.

4 – Dê aulas de português

Dê aulas de português

Se você leva jeito para dar aulas, ensinar português a estrangeiros pode ser uma ótima opção. Não é preciso muito esforço para conseguir seus primeiros alunos: divulgue seu trabalho pela internet, ofereça consultorias online no horário que tiver disponibilidade e pesquise por grupos de estrangeiros nas redes sociais. De quebra, você ainda poderá aprender outras línguas e conhecerá pessoas do mundo todo.

5 – Prepare-se para datas especiais

Prepare-se para datas especiais

Uma dica para conseguir complementar a renda durante todo o ano é ficar de olho nas datas especiais, como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães e Natal. Abuse da sua criatividade e tente criar produtos diferenciados e personalizados para cada ocasião ou procure pelas vagas temporárias geralmente ofertadas nessas épocas.

Mas atenção: quanto antes você começar a se planejar, melhor será o resultado!

Utilize a ferramenta de busca da Adzuna para encontrar diversos trabalhos temporários para o período de fim de ano, por exemplo. Uma busca com o termo “dezembro”, por exemplo, retorna mais de mil vagas em diversas regiões para o mês. Então aproveite!

 

Depois de conquistar a renda extra, é chegado o momento de fazer um bom planejamento financeiro e colocar todas as contas em dia. Para isso, anote em uma planilha todas as despesas e receitas por categorias (despesas fixas, variáveis e supérfluos). Assim, você saberá exatamente onde está o seu dinheiro e o que é possível cortar das despesas.

Além disso, separe pelo menos 20% da sua renda para uma reserva financeira. Ao utilizar o método 50/30/20, em que 50% é destinado para suas contas fixas, enquanto 30% faz parte do lazer, você será capaz de se planejar melhor e conquistar seus sonhos a longo prazo.

 

Sobre a autora: Gabriella Bertoni é jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, foi repórter da editoria de Cidades do Correio Braziliense e assessora de imprensa de órgãos governamentais.