Navegar no Blog Adzuna »

6 passos para atuar em mais de uma área ao mesmo tempo

dupla jornada

Ter mais de um emprego pode ser fruto tanto do desejo quanto da necessidade. Uma pesquisa da Unicamp sobre o mercado de trabalho no Brasil afirma que mais de 4 milhões dos brasileiros faz hora extra ou têm dupla (e mesmo tripla!) jornada.

A necessidade por uma renda maior ainda é o principal motivador para trabalhar em mais de uma área, mas um novo perfil de profissional tem despontado no mercado: o dos jovens talentos que não querem se limitar a apenas uma atividade. “O profissional dos dias de hoje e, principalmente o mais jovem, tem sede por crescimento, sendo a principal razão para que ele se arrisque no desafio de trabalhos simultâneos”, coloca Roberto Martins, diretor da RM Empresarial, consultoria em RH e Gestão da Qualidade.

O especialista acrescenta que esse é o perfil de jovens capazes de desenvolver uma visão mais ampla e estratégica a respeito do mundo empresarial, e desde que seja executado de maneira correta, gerenciar mais de uma profissão pode trazer ganhos muito promissores. E para que a carreira acompanhe a rota do crescimento contínuo, é importante ter em mente alguns cuidados importantes:

1. Priorize o conhecimento

Atuar em mais de uma área pode ser a oportunidade para o profissional adquirir maior conhecimento por meio da troca de experiências entre as funções. Para isso, observe modelos de gestão, aprenda com as estratégias e com os talentos de ambas as áreas e tente relacionar semelhanças e diferenças a fim de enriquecer as variadas competências que estará adquirindo.

2. Gerencie o seu tempo

fuso-horário

Não saber lidar com o tempo pode fazer com que a versatilidade seja um fator de estresse, prejudicando o desenvolvimento do indivíduo, tanto no meio profissional quanto no pessoal. A primeira grande atitude para quem assume a dupla jornada é planejar a sua rotina, com horas disponíveis para o bem-estar com a família e amigos. Roberto Martins alerta que “a ausência do gerenciamento de tempo ideal faz com que o indivíduo, na tentativa de fazer tudo, não faça nada, ou deixe de fazer bem-feito, aumentando ainda mais o seu nível de estresse e insatisfação”.

Então organize sua agenda profissional sem comprometer as atividades de lazer e relaxamento.

3. Equilibre as funções

Embora uma das razões para atuar em mais de uma área possa estar relacionada à necessidade financeira, ter equilíbrio entre as funções é ponto fundamental para o rendimento e desempenho corretos. Isso significa escolher uma segunda atividade mais prazerosa, que exija menor esforço físico e/ou mental. Trabalhos freelance, por exemplo, costumam possibilitar maior autonomia em relação a escolha dos projetos. Não arrisque se comprometer com mais do que você consegue entregar.

4. Pratique exercícios e alimente-se bem

exercício

Para quem assume atividades simultâneas a regra da qualidade de vida deve ser ainda mais acentuada, com práticas de exercícios físicos e alimentação balanceada. O educador físico Márcio Atalla reforça que os exercícios físicos aumentam a disposição, porque as descargas de endorfina funcionam como analgésicos naturais e diminuem dores nas pernas, nos músculos, favorecendo o bem-estar do organismo. Já o hábito de preparar marmita com alimentos saudáveis, por exemplo, ajuda a equilibrar as refeições e a evitar a tentação do consumo de produtos industrializados.

5. Não se esqueça de descansar

Quando se assume múltiplas tarefas a carga de trabalho e, consequentemente, as responsabilidades aumentam. Por conta disso, há quem esteja sempre ‘ligado no 220v’. A ausência de um tempo para descansar impacta direta e consideravelmente a produtividade. Por mais que existam imprevistos ou variações na agenda, faça o possível para se planejar e não se sobrecarregar. E se não for viável ter as importantes oito horas de sono ininterruptas, tente descansar em intervalos durante o dia.

6. Cuide da saúde mental

saúde mental

Muitas pessoas não lidam com certas questões cotidianas tão bem quanto outras. Acordar cedo, encarar uma segunda-feira, enfrentar o trânsito ou pegar o transporte público lotado são exemplos de situações que podem desanimar os profissionais. E se o cenário já é difícil para quem passa por isso somente com um emprego, imagine para quem acumula profissões! Por isso, cuidar da saúde mental é fundamental. Desenvolva hábitos saudáveis. Ouvir música ajuda na sua concentração? Então não esqueça os fones de ouvido! Não deixe de lado sua vida social, construa ambientes de trabalho leves e, por que não, divertidos. E, acima de tudo, busque fazer aquilo que te dá prazer. Estar bem consigo mesmo é chave para alcançar o equilíbrio e o sucesso na carreira.

Atuar em mais de uma área pode ser gratificante, mas ao mesmo tempo desgastante. A linha tênue entre o sucesso e a frustração não está na quantidade, mas sim no processo. Porém, como aponta Roberto, “quanto mais expertise, mais fácil atuar no mercado e lidar com as mais diversas tarefas e funções”. Portanto, sempre tenha em mente o quanto o perfil multifuncional pode te ajudar a aprender e a se desenvolver não só profissionalmente, mas também na vida pessoal.

Ainda não achou a vaga de emprego ideal? Faça uma busca na plataforma da Adzuna. São diversos sites de vagas de todo o Brasil em um só lugar!

Conteúdo produzido em parceria com o site RH Pra Você.