Navegar no Blog Adzuna »

Como grandes empresários começaram? Faça do estágio o primeiro passo para o sucesso profissional

jovem profissional

A importância do estágio vai além da experiência profissional. Muitas pessoas não se dão conta disso, mas essa é uma etapa relevante de amadurecimento que proporciona o desenvolvimento de habilidades, técnicas e comportamentais, essenciais para sua futura carreira. A postura no trabalho durante o estágio pode abrir portas para futuras oportunidades ou mesmo para um cargo efetivo na organização, como aconteceu com diversos atuais líderes de grandes empresas.

Por isso, tirar o máximo de proveito dessa primeira experiência no mercado de trabalho é uma atitude valiosa. Combinado com o aprendizado teórico da faculdade, o estágio é a melhor maneira de enxergar como seu conhecimento será aplicado no mercado e onde você se encaixa na sua área. Assim, ao final do curso você estará preparado(a) para validar o seu diploma.

Continue lendo para entender o que é possível desenvolver com o estágio e como importantes nomes do mercado se beneficiaram de programas de estágio para escalar até o topo de grandes empresas.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E HABILIDADES PRÁTICAS

prática

O principal objetivo do estágio é fornecer experiência profissional aos jovens estudantes. Dessa forma, é possível testar tudo aquilo que foi aprendido na faculdade.

Além disso, esse período permite que você desenvolva habilidades práticas e comportamentais que dificilmente são ensinadas na sala de aula, tais como relacionamento interpessoal, organização, respeito à hierarquia, gestão de tempo, habilidades de comunicação, pontualidade, responsabilidade e confiança.

Portanto, não tenha medo de fazer perguntas, esteja sempre atento(a) a dicas e ensinamentos de seus superiores, aplique seu conhecimento teórico a fim de agregar valor ao time e facilitar seu trabalho. Seja um(a) estagiário(a) ativo(a) e destaque-se! Deixe as pessoas saberem o que você tem feito em prol do time, assim elas perceberão a sua importância como parte dele. O estágio é o momento não apenas de desenvolver competências, mas de expô-las ativa e frequentemente.

CONHECIMENTO NA ÁREA DE ATUAÇÃO

área de atuação

Existe uma grande diferença entre estudar a área e vivenciá-la. Por isso, o estágio – assim como programas de trainee- se faz necessário. Você já deve ter conhecido alguém que ingressou em um curso e parou no meio depois de começar a parte prática, não é mesmo? Isso acontece porque, ao aprofundar-se na prática da profissão, a pessoa provavelmente percebeu que aquele não era o caminho certo para ela.

Outro fator importante do estágio está na possibilidade de explorar diferentes áreas de atuação, já que, dentro de uma mesma formação, é possível exercer diversas atividades. É o que acontece, por exemplo, com os psicólogos, que podem atuar em empresas, escolas, consultorias de recursos humanos, fazer atendimento a pacientes em clínicas e hospitais, entre outras funções.

A maioria dos programas de estágio possibilitam – ou mesmo requerem – um rodízio: o estagiário divide o seu tempo na empresa entre diferentes departamentos. O objetivo é justamente permitir que o jovem profissional experimente diferentes funções a fim de escolher aquela com a qual melhor se identifica ou onde enxerga um futuro em sua profissão.

Nesse sentido, o recomendado é fazer mais de um estágio em áreas e empresas de diferentes segmentos. Assim você conseguirá definir uma preferência e se especializar nela.

 

NETWORKING

networking

Esse é um termo bastante conhecido do mercado de trabalho e envolve a relação entre profissionais, sendo positiva tanto para oportunidades de emprego quanto para a troca de conhecimento.

Fazer networking, ou seja, criar uma rede de contatos profissionais é um hábito importante para a carreira. Ele deve ser iniciado o quanto antes e o estágio é o momento ideal para isso, já que você terá a chance de conhecer diversos profissionais e de aprender com pessoas experientes na área.

Tão importante quanto realizar conexões profissionais é mantê-las. Utilize a tecnologia a seu favor aqui e mantenha contato pelas redes sociais como o LinkedIn, por exemplo. Produzir conteúdo sobre sua área é uma forma eficaz de preservar contatos, engajar profissionais e construir uma comunidade, além de gerar credibilidade valiosa para o seu currículo.

 

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA ALCANÇAR ALTOS CARGOS

importância do estágio

 

Além de ser a porta de entrada para o mercado de trabalho e, em sua maioria, proporcionar remuneração aos estudantes, o estágio também pode se tornar o primeiro degrau de uma escada para o sucesso profissional, a exemplo dos nomes abaixo:

Alain Belda, ex-presidente da Alcoa: Alain era estagiário de administração quando começou a trabalhar na Alcoa. Construiu sua carreira na empresa em escalada até chegar a presidente mundial da organização.

Adilson Primo, presidente da Siemens do Brasil: Começou a carreira na empresa como estagiário de engenharia e, ao longo dos anos, assumiu cargos executivos até atingir a posição máxima da companhia.

Rodrigo Kede, presidente da IBM América Latina: Rodrigo iniciou a carreira na empresa como estagiário e, depois de anos de trabalho, se tornou o presidente mais jovem da IBM do Brasil. Após alguns anos, saiu da organização e assumiu a presidência da Totvs. Porém, em 2016, retornou à empresa para comandar a IBM América Latina.

A lição mais valiosa desses profissionais de sucesso é o comprometimento com seu trabalho desde o princípio e a persistência em seu crescimento nas organizações onde trabalham sem subestimar os passos lentos do começo de suas trajetórias.

Responsabilidade e dedicação são fundamentais, mas também é importante buscar empresas que contribuam para o desenvolvimento profissional de seus profissionais. Portanto, o esforço pela busca por uma carreira bem-sucedida começa já na escolha das empresas onde gostaria de estagiar.

Use a tecnologia disponível para encontrar a empresa ideal, como a ferramenta de busca de vagas da Adzuna e o Site Estagiarios.com, que conectam você com as melhores organizações e oportunidades em aberto. Faça sua busca! E para se manter atualizado(a) sobre o mercado e obter o conhecimento necessário para conquistar uma das vagas de estágio mais recentes pelo Brasil, acompanhe o Blog do Estagiaros.com e o Blog da Adzuna.