Navegar no Blog Adzuna »

Como ser original: 5 ações que vão atrair a atenção dos recrutadores

be different

Parece que tudo já foi criado e que as pessoas apenas copiam e replicam as ideias, os conceitos e os conteúdos. Ser original e se destacar em meio a tantos outros profissionais com formações similares parece quase impossível. Mas é no “quase” que se encontra a possibilidade de se diferenciar e se tornar inconfundível no meio em que atua.

Exigir “pensamento fora da caixa”, “ideias disruptivas”, “inovação” e “soluções simples” parecem ter se tornado regra do vocabulário dos processos seletivos. Mas por que será que as pessoas insistem em repetir e requerer esses princípios?

Em uma época em que nunca foi tão importante demonstrar maturidade emocional e intelectual, é preciso utilizar esse equilíbrio para ir além do que é comumente realizado. Isso não significa ultrapassar seus limites e atropelar boas práticas no trabalho, mas simplesmente conhecer as ferramentas capazes de te tornar original.

Aplique os 5 tópicos abaixo para desenvolver originalidade e se diferenciar como profissional:

  1. Aprenda algo novo

Ao adquirir novos conhecimentos, sua mente passa a explorar alternativas que você jamais imaginou. Desencaixotar-se evita que você continue fazendo o óbvio e o esperado. Por isso, vale a pena procurar cursos específicos em áreas que realmente despertam seu interesse ou que vão aprimorar as habilidades que já possui.

  1. Cumpra novos desafios

novos desafios

Arriscar-se é sempre um momento em que surgem conflitos internos que podem nos deixar um pouco desnorteados. Mas é exatamente a forma como retomamos a direção que demonstra o quanto somos originais na busca por soluções. Lançar-se em uma tarefa capaz de nos desafiar mentalmente ou fisicamente é sempre uma experiência de crescimento que expande nossas perspectivas sobre o que fazemos e como fazemos. Ou sobre o real significado do seu trabalho.

Não esqueça de compartilhar sua nova visão com o time, porque o maior benefício da originalidade é contagiar as pessoas de forma positiva e encorajá-las a pensarem diferente.  

  1. Elimine bloqueios mentais

Ao vencer alguns bloqueios mentais você consegue pensar diferente e expandir sua criatividade. Estes probleminhas são conhecidos como “branco”, “esquecimento”, “preguiça”, “insegurança”, “medo”, entre outros. Existe até o obstáculo da síndrome do impostor que faz com que você não se considere apto para desempenhar a função conquistada em uma empresa.

Distanciar-se do que faz mal ajuda a focar no que deve ser feito. E para eliminar todos esses bloqueios, existe uma única palavra mágica: preparo! Quanto mais conhecimento e prática você adquirir, menos motivos terá para sentir qualquer um dos bloqueios mentais citados.  

Além disso, perspectiva também ajuda muito. Você pode imaginar diversas soluções para o que realmente importa para um projeto ao olhar de fora, como se você não fizesse parte do mesmo. Dessa forma, você consegue enxergar com os olhos de um cliente, por exemplo, e encontrar quais processos devem ser aperfeiçoados ou eliminados.

  1. Fale com as pessoas

fale com as pessoas

Ter resultados diferentes exige uma nova visão sobre todo o problema, visão que deve ser consistente, realista e detalhista. Procure outras pessoas e exponha as fraquezas e dificuldades do seu projeto, seja ele pessoal ou profissional. Ao ouvir opiniões alheias é muito provável que encontre respostas. Ou pelo menos uma boa ideia para alcançar resultados. Daí podem surgir soluções originais e customizadas.

Então crie relacionamentos profissionais e fale sobre seu trabalho! Mostre-o também para amigos e família e saiba receber e interpretar as críticas a seu favor.

  1. Cultive Emoções Positivas

O mau humor atrapalha a criatividade, pois retira o foco do trabalho. Pensamentos ruins são “ladrões de tempo” e fazem com que você não consiga enxergar o que realmente importa. Para pensar fora da caixa você deve controlar suas emoções e, assim, encontrar os pontos positivos que ajudarão a encontrar soluções simples e assertivas.

Preocupe-se em fazer o que gosta da forma mais prazerosa possível. Assim, você consegue fazer um bom trabalho e o resultado será algo realmente diferente e original! Não faça coisas que julga diferentes só para, forçosamente, parecer inconfundível e especial. Seja quem você é e jamais tente algo que nada tem a ver com sua personalidade e com os planos que traçou em sua carreira.

ser diferente

Ser original não é uma característica inerente do ser humano, mas questão de realçar as qualidades certas e praticar a mentalidade que te estimula a buscar aprimoramento e crescimento. A manutenção dessa mentalidade pode ser desafiadora no início, principalmente quando contratempos se apresentam todos os dias. Mas é preciso persistir e ter foco em seus objetivos. Aos poucos, esse processo se torna instintivo, então é só utilizar essa nova forma de pensar para criar soluções transformadoras. E é nesse momento que você percebe que se tornou original.

Para se manter atualizado(a) sobre as melhores técnicas para se desenvolver profissionalmente, acompanhe o Blog da Adzuna e utilize a ferramenta de busca de vagas no site. Se você gostou deste artigo e ficou inspirado a buscar originalidade como diferencial, confira os cursos de mídias sociais, ecommerce e de marketing digital do autor convidado deste artigo, a ComSchool.