Navegar no Blog Adzuna »

O que é um nômade digital e como se tornar um

nômade digital

Um nômade digital é uma pessoa que escolhe viajar (pelo exterior ou em seu próprio país) enquanto trabalha. Esses profissionais geralmente optam por tal estilo de vida por reconhecerem que deixar tudo de lado para conhecer novas pessoas e lugares é um desafio muito grande (e pode acabar afetando negativamente a sua carreira e vida financeira).

Os nômades digitais, então, assumem o risco de terem de ser produtivos mesmo longe de casa, em uma rotina movimentada. Podem trabalhar em diversas áreas e cargos, participando de projetos remotamente. 

Quer descobrir se o nomadismo digital é uma boa ideia para você? Então continue a leitura!

O que é um nômade digital?

nomadismo

Um nômade digital é uma pessoa que trabalha com o auxílio da Internet. Não é preciso estar todos os dias em um mesmo escritório ou executar frequentemente a mesma rotina.

Mesmo que ele tenha uma única área de atuação, é improvável que seus dias sejam uns iguais aos outros, porque nômades digitais têm a flexibilidade ao seu lado.

Flexibilidade é a capacidade de trabalhar como, quando e de onde quiser. Ou seja, quando dizemos que nômades digitais têm um dia a dia flexível, significa que eles não precisam desempenhar suas tarefas no horário comercial ou que podem trabalhar tanto de casa quanto de uma biblioteca, por exemplo.

Mas isso seria simplificar demais o conceito de profissional digital, porque há alguns aspectos culturais atrelados à prática.

O nômade digital que trabalha em casa ou em um espaço de coworking na sua cidade não é nômade, pois não utiliza seu tempo e recursos para explorar outros ambientes e raramente sai da sua área de conforto.

O que de fato define os nômades digitais é que eles optam por desafiarem suas mentes a abandonar suas zonas de conforto, conhecendo novos lugares, culturas e práticas que podem ser benéficas para suas experiências profissionais.

Um nômade digital busca constantemente novas experiências, mas não acredita que essa busca signifique abandonar seu trabalho ou dedicar-se exclusivamente a viajar.

Imagine alguém que se formou em design gráfico e trabalha como freelancer. Essa pessoa pode se programar para trabalhar nos horários que melhor se encaixam em seus calendários e provavelmente tem uma cartela de clientes que garante a manutenção de certa estabilidade financeira.

Em algum momento o profissional decide que não precisa estar no mesmo lugar para concluir as suas tarefas e compra uma passagem para um país que sempre desejou conhecer, encontra um lugar para morar e passa a realizar suas tarefas em um café próximo dessa residência.

Essa pessoa acabou de fazer a transição entre profissional freelancer e nômade digital. Porém, você pode estar se perguntando por que qualquer um de nós escolheria isso.

Há muitos benefícios em se tornar um nômade digital, e é isso que abordaremos na sequência.

Por que se tornar um nômade digital?

nômade digital

Ninguém optaria por fazer uma mudança tão drástica em seu estilo de vida se não houvesse uma série de benefícios atrelados à decisão. Veja o que você pode esperar ao se tornar um nômade digital.

Flexibilização da rotina de trabalho

A flexibilização da rotina de trabalho é um dos aspectos mais comuns na vida de um nômade digital. Afinal, como profissional autônomo, o nômade tem liberdade para aceitar apenas os projetos em que deseja trabalhar e dedicar tanto tempo quanto achar necessário para completá-los.

Isso significa que esse profissional tem muito mais poder de decisão sobre as tarefas que realiza diariamente, o que é uma das características mais atraentes desse estilo de vida.

Nômades digitais podem desempenhar uma ou múltiplas funções, ter a própria empresa ou trabalhar para uma organização que aceite trabalho remoto. Pode ainda fazer parte da gig economy, executando trabalhos temporários nas cidades onde estiver.

Mas toda essa flexibilidade vem associada a uma quantidade significativa de responsabilidade, mas muito mais liberdade para moldá-las às próprias vontades.

Vivências profissionais

Obter vivências profissionais diferenciadas e executar todo tipo de tarefa — desde a administração das próprias finanças até  a manutenção da satisfação de clientes — é uma constante na vida dos nômades digitais. E essas são competências que sempre serão valorizadas pelo mercado de trabalho.

Assim como um intercâmbio pode fazer toda a diferença no seu currículo, alguns anos como nômade digital podem transformá-lo de profissional júnior a sênior, sem exigir que você faça carreira em um só lugar ou que se dedique sempre à mesma tarefa.

Como nômades vivem intensamente uma rotina muito particular e desenvolvem um leque de habilidades que talvez não tivessem a oportunidade de desenvolver em um escritório, acabam ampliando suas possibilidades profissionais e tendem a ser mais bem-sucedidos que um funcionário de carreira.

Adote o minimalismo

Para um novo nômade digital, encaixar tudo em uma mala e torná-la o centro de sua vida pode ser um grande desafio. Mas para alguns profissionais, a ideia de viver com menos leva a produzir mais. Isso porque limitar-se ao essencial ajuda a focar no que é realmente importante.

Além disso, muitos profissionais acreditam que limitar os recursos estimula a criatividade.

Aproveite seu clima favorito

Não gosta do frio ou tem pavor do calor? Um nômade digital pode escolher exatamente em que clima trabalhar em todos os meses do ano. Isso pode ampliar sua qualidade de vida e torná-lo mais produtivo, já que somos muito influenciados por fatores externos como o clima.

Enfrente novos desafios

Nenhum dia como nômade é igual ao outro. Você vai estar exposto(a) a culturas com hábitos completamente diferentes do seu “normal”. Estar aberto(a) a compreender e absorver esses novos hábitos é o que otimiza a capacidade de adaptação de um profissional, característica essencial de quem depende do suporte da tecnologia.

O que é preciso para me tornar um nômade digital?

nômade digital

Reunir a vontade e a identificação com os motivos para se tornar um nômade digital não são os únicos elementos necessários para construir esse estilo de vida. Principalmente porque impacta não apenas sua vida profissional, mas também a pessoal. Por isso, o nomadismo digital também envolve:

Busca por carreira flexível

Nesse caso, nada de concurso público. Quem tem o objetivo de se tornar um  nômade digital precisa escolher um curso na faculdade ou uma série de experiências profissionalizantes que o(a) coloquem nesse caminho.

Pense em uma carreira como freelancer, na capacitação em profissões que podem ser desempenhadas de qualquer lugar (como a redação de conteúdos para a web) e no desenvolvimento de sua habilidade em outros idiomas. 

Construa um bom networking

Já se perguntou como as pessoas conseguem arranjar trabalho de qualquer lugar? Para isso, valorize o networking, principalmente no começo de sua vida profissional e mesmo ainda durante a faculdade. Ele garantirá que você sempre tenha clientes e amigos com quem contar quando se tornar um nômade digital.

Ingresse em uma plataforma para freelancers

Uma plataforma de trabalhos freelancers é outra ferramenta que pode auxiliar no ingresso nesse tipo de carreira. Vai garantir que você tenha acesso a trabalho constante de onde quer que esteja e que possa aceitar apenas aquelas tarefas que dão o retorno que você precisa para sustentar seu estilo de vida ou que realmente despertem seu interesse.

Plataformas ajudam a manter certa estabilidade profissional, aspecto importante na vida de um nômade.

Esteja aberto para as oportunidades

Às vezes um nômade digital tem um plano, mas encontra pelo seu caminho a oportunidade de melhorá-lo ou mudá-lo completamente. Seja porque conheceu uma empresa que lhe ofereceu ganhos maiores, seja porque se apaixonou por uma cidade específica. Quem opta por esse estilo de vida tem de estar aberto às possibilidades.

Procure não fechar portas nem evitar todos os riscos, eles podem conduzí-lo a uma experiência ainda melhor do que a que você imaginava ter.

Achou interessante o estilo de vida do nômade digital e acredita que esses benefícios são o bastante para realizar uma mudança tão radical? Você não está sozinho! Há uma ampla comunidade de nômades digitais e eles provavelmente vêm de lugares tão diversos quanto a sua cidade de interior ou a faculdade em que você estudou.

O dia a dia de um nômade digital está ao alcance de todas as pessoas que têm a disposição e a responsabilidade para encarar desafios. Contemple com cautela as dicas que passamos aqui e analise se essa é realmente a melhor opção para você. Se a resposta for sim, não perca tempo. Comece agora mesmo a construir as bases para decolar em uma carreira como nômade digital! E que tal começar procurando pelas melhores vagas remotas no mercado?