Navegar no Blog Adzuna »

Aprender uma nova língua, por onde começar?

Professora de idiomas

Antes de investir em aprender um novo idioma, é preciso ter o seu objetivo claro. Ninguém começa a aprender um novo idioma por hobby, principalmente porque é uma tarefa que exige muita dedicação.

  • Pretende fazer uma prova de mestrado ou doutorado?
  • Quer alcançar uma boa posição no mercado de trabalho?
  • Fazer uma viagem de turismo?
  • Um exame de proficiência internacional?

Enfim, qual é exatamente o  seu motivo para aprender um novo idioma?

 

Aula particular x Aula em grupo

Esse é o primeiro ponto a ser analisado.

Nem todas as pessoas gostam ou aprendem melhor em grupo, portanto optam por aulas particulares para aprender uma nova língua. Existem vários fatores que podem impactar diretamente nesse perfil: vergonha, se distrair com facilidade, etc. Aqui você tem duas opções: procurar um professor que dê aulas na sua casa ou encontrar uma escola que ofereça essa opção.

Mas outras pessoas, além de aprenderem melhor em grupo, escolhem essa modalidade por ser uma ótima opção para aprimorar a conversação, caso esse seja seu objetivo principal.Esse perfil costuma optar por uma escola especializada.

Então a dica é: obtenha informação antes de matricular-se. Por exemplo: qual é a quantidade de alunos por sala nesta instituição? E quanto à formação dos professores? Etc. Faça seu investimento ter o retorno esperado.

 

Como saber se uma escola é realmente boa?

Indicação ainda é uma das melhores formas de se encontrar uma boa escola de idiomas quando o assunto é aprender uma nova língua. Você estudaria em uma instituição que nunca ouviu falar ou que tem avaliações ruins?

Procure falar com ex-alunos ou ler comentários e críticas em sites e blogs especializados.

 

Metodologia de Ensino

metodologia de ensino

Cada escola possui uma metodologia diferente e você provavelmente vai se adaptar melhor a umas do que a outras. Por exemplo, na Seven, o método utilizado são as 7 inteligências propostas por Gardner Howard.

Portanto, fazer uma pesquisa para saber qual escola vai atender o seu perfil é muito importante nessa etapa. Pergunte ao gerente da instituição o modelo de ensino ou solicite uma aula-teste para analisar sua adaptação ao ambiente e metodologia.

 

Priorize aprendizados

De acordo com o site Francês Objetivo,

“De nada adianta memorizar frases, vocabulários e estruturas gramaticais que não servirão aos propósitos pelos quais você está aprendendo a língua estrangeira. Vai viajar para o exterior? Que tal aprender frases do dia a dia? Vai fazer parte de sua pós-graduação fora do Brasil? Foque seus estudos em contextos acadêmicos, sejam eles em relação ao vocabulário, sejam eles em relação ao grau de formalidade da escrita e fala.”

 

Teste de Nivelamento

O exame permite mensurar o conhecimento do idioma escolhido e avaliar a habilidade linguística de cada aluno, o que definirá por onde deve começar seu estudo.

Dependendo da performance na avaliação, o estudante poderá otimizar o tempo de estudo e, assim, alcançar suas metas mais rápido.

Geralmente a avaliação é indicada para todos os alunos, mesmo para quem não tem prévio conhecimento do idioma.

 

Quer testar seu conhecimento agora mesmo e dar o primeiro passo em direção a um novo idioma? Acesse o teste da Seven: Teste seu nível Inglês.

 

Guest post: Seven Idiomas