Navegar no Blog Adzuna »

Como se qualificar para as vagas mais procuradas em Tecnologia da Informação

A TI é uma das áreas que mais cresce em todo o mundo. Em decorrência disso, todos os dias surgem novas vagas para os mais diversos segmentos da área. Porém, essas oportunidades muitas vezes não são preenchidas devido à falta de profissionais qualificados. E é aí que se encontra a sua chance de conquistar um espaço no setor. Para isso, é preciso preparo.

Mas quais competências e que tipo de conhecimento é necessário para estar apto a concorrer a uma vaga na área de Tecnologia da Informação? O que de fato precisa saber para se inserir no mercado de trabalho? Bem, a resposta vai depender do cargo que almeja e das competências que possui ou habilidades que pretende adquirir.

Vamos explorar as possibilidades com base em algumas das vagas mais buscadas aqui na Adzuna

 

Web Designer

Web Designer

Hoje, o design e layout já não é visto como algo trivial. Pelo contrário! É um dos aspectos mais considerados na construção de páginas, aplicativos e ferramentas. Isso porque influencia diretamente na interação do usuário com o produto digital,e na experiência do usuário de maneira geral.

O web designer precisa ter uma boa noção de HTML, CSS e JavaScript. Além disso, profissionais que trabalham com web design precisam ter conhecimento substancial de interfaces de usuário, user experience e acessibilidade em páginas web. Domínio de ferramentas de edição de imagens, como o Photoshop, também é uma competência valiosa na área.

 

Administrador de Banco de Dados

Os administradores de bancos de dados (também conhecidos como DBAs), na maioria das vezes, são responsáveis pela gerência dos bancos de dados em geral. Eles cuidam para que os níveis de performance e confiabilidade dos bancos de dados de uma empresa mantenham-se em um patamar aceitável para o negócio.

O campo para quem atua como DBA é muito vasto. Porém, temos alguns bancos de dados que dominam mais o mercado frente a outros e, por isso, merecem uma atenção especial de quem pretende se candidatar a uma destas vagas: Oracle (da Oracle), SQL Server (da Microsoft), MySQL (da Oracle também) e PostgreSQL.

 

Para um DBA, o conhecimento específico de cada uma das engines é imprescindível, porque cada um destes produtos trabalha de maneira completamente diferente. Porém, em termos gerais, DBAs precisam saber como realizar instalações corretamente, rodar tarefas administrativas (como backup, restauração de bases de dados e replicações e distribuições de bases de dados), executar tarefas de tuning – que é o processo de melhoria de performance de bancos de dados e controle de aspectos relacionados a segurança das bases de dados. Para que seja capaz de desempenhar estas funções, um profissional DBA precisa dominar alguns tópicos, como a linguagem SQL, a arquitetura específica de cada banco de dados, arquitetura e funcionamento dos diferentes sistemas operacionais e conhecimentos voltados à infraestrutura. Estes conhecimentos são ilustrados, por exemplo, em cursos voltados aos DBAs.

 

Desenvolvedor

Desenvolvedor

A demanda por desenvolvedores é certamente uma das maiores no mercado de TI no Brasil. A alta rotatividade e a falta de qualificação impulsionam o quadro de ofertas de trabalho abundantes e atrativas.

Alguns fatores podem explicar essa situação. Hoje, grande parte das empresas passou a enxergar a tecnologia da informação como um poderoso aliado dos negócios, fazendo com que o departamento de TI deixasse de ser visto simplesmente como gasto e passasse a ser um valioso investimento. As tecnologias também estão evoluindo mais rápido do que nunca, e essa evolução também acaba impactando o negócio destas empresas, que precisam estar constantemente se atualizando para acompanharem o mercado.

Algumas linguagens chamam mais a atenção no mercado atualmente:

 

  • Java: é uma linguagem madura e se encontra entre as mais utilizadas no mundo, inclusive no desenvolvimento de aplicações Android (apps para smartphones). Muitas empresas de grande porte utilizam soluções baseadas em Java que precisam de constante manutenção. Por isso, o domínio da linguagem gera evidente vantagem para o profissional da área.
  • C#: é uma linguagem moderna e muito utilizada em ambientes baseados em tecnologias Microsoft. O C# é uma linguagem que pode ser utilizada para desenvolvimento em uma variedade de plataformas, como desktop, Web e mobile. Assim como o Java, é ferramenta valiosa para os desenvolvedores.
  • PHP: é uma das linguagens mais tradicionais se tratando de desenvolvimento web e está presente na grande maioria dos sites na Internet. Além disso, o PHP é utilizado em grandes projetos de plataformas web para gerenciamento de conteúdo (como o WordPress, Drupal e Joomla) e de sistemas de e-commerce. O PHP é extensamente utilizado para desenvolvimento de aplicações web por ser uma solução gratuita e muito leve, o que permite uma certa economia com custos envolvidos em disponibilizar uma solução web.

 

Programador Delphi

O Delphi foi uma plataforma de desenvolvimento muito popular há alguns anos atrás, sendo a principal ferramenta para desenvolvimento de aplicativos desktop para Windows. Entre 2003 e 2007, por exemplo, esteve entre as 10 plataformas de desenvolvimento mais populares no mundo.

Hoje, em decorrência da mudança das tecnologias adotadas pelo mercado em geral (com larga adoção de tecnologias web e mobile), o Delphi foi perdendo um pouco de sua relevância e mercado. Hoje, não tão popular como antes, ele é considerado a 13ª linguagem mais popular de acordo com o índice Tiobe.

Dentro deste cenário, o que faz com que desenvolvedores Delphi sejam tão solicitados?

Os sistemas desenvolvidos com Delphi ainda precisam de manutenção constante. Hoje, são poucas as pessoas que trabalham com Delphi (justamente por causa da mudança nas tecnologias adotadas pelo mercado), então esses profissionais acabam sendo muito disputados pelas empresas que precisam lidar com as soluções desenvolvidas na plataforma. 

Há também o fato de o Delphi, em suas versões mais novas, estar começando a suportar recursos mais alinhados com o mercado. Essas atualizações também estão fazendo com que algumas empresas voltem a considerar pelo menos a possibilidade de utilizarem o Delphi para desenvolver seus produtos.

 

O estudo será seu companheiro pelo resto da vida

Para profissionais de TI, vale uma máxima: o estudo sempre vai estar presente. A área de TI muda constantemente. Uma tecnologia que você  domina hoje pode ficar desatualizada e ser desprezada pelo mercado amanhã. Por isso, a constante atualização e acompanhamento das tendências é imprescindível para se manter competitivo dentro do mercado de trabalho. Atualmente, algumas das vagas com maior demanda de profissionais são as que apresentamos neste artigo, mas em alguns anos – ou mesmo meses! – esse cenário pode mudar completamente.

No mercado de TI, já observamos algumas tendências que parecem estar se consolidando. Tecnologias como machine learning e chatbots (chats automáticos para atendimento ao cliente) estão começando a se tornar bastante comuns, o que faz com que a demanda por profissionais com conhecimentos nestas tecnologias comece a crescer. Além disso, novas linguagens têm surgido ou se tornado mais populares (Golang, Rust, Swift…), estimulando a criação de vagas específicas para essas plataformas.

Para mais informações sobre o mercado de Tecnologia e as melhores vagas no setor, acesse adzuna.com.brTreinaWeb, onde você também tem acesso a uma diversidade de cursos na área. Aproveite para colocar as dicas deste texto em prática!