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Tudo o que você queria saber sobre a carreira em mídias sociais – Entrevista Mariana Saraiva

Pensa em expandir seu conhecimento sobre gerenciamento de redes sociais? Tem considerado atuar na área de mídias digitais, mas não tem ideia da rotina de um profissional da área e gostaria de saber o que é necessário para se tornar um? Trabalha com Marketing Digital, mas acredita que poderia aperfeiçoar suas estratégias e aumentar sua produtividade?

Este mês entrevistamos a Mariana Saraiva, responsável pela estratégia de Marketing de Atração e SEO da mLabs, e reunimos neste artigo todas as respostas para suas dúvidas sobre o setor que tem atraído profissionais de diversas áreas e se tornado responsável por grandes transformações, sejam elas online ou offline.

 

Entrevista com Mariana Saraiva da mLabs

Logo mLabs

 

Adzuna: O que é a mLabs e como você colabora com a empresa?

Mariana: A mLabs nasceu, oficialmente, em agosto de 2015. A empresa surgiu a partir de uma necessidade interna de uma das empresas do Grupo Focusnetworks, a Agência Mídia Next. O Rafael Kiso, fundador da mLabs e também à frente da Mídia Next percebia na época uma dificuldade para obtenção de dados de desempenho e geração de relatórios para seus clientes. E foi assim que a mLabs surgiu, para solucionar essa demanda interna. Logo vimos que esta era uma necessidade do mercado e começamos a comercializar a ferramenta.

Após três anos de atuação, já contabilizamos mais de 25 mil marcas pagantes que usam a mLabs diariamente para gerenciar sua presença nas redes sociais. São mais de 6 milhões de posts publicados!

E foi nesta crescente que eu entrei, em 2017, para compôr o time da mLabs. Trabalho com Marketing Digital há 10 anos e sou responsável pela estratégia de Marketing de Atração e SEO da mLabs. Na prática, faço interface com agências fornecedoras e parceiros, penso e implemento ações de Marketing de Conteúdo e otimização para mecanismos de busca. Avalio resultados, proponho mudanças e melhorias para nossa atuação nas redes sociais e, acima de tudo, luto para fazer do blog da mLabs um canal de referência para quem deseja ter sucesso e construir uma presença digital através das redes sociais.

 

Adzuna: Quais você considera serem as principais características de um profissional que trabalha com mídias sociais?

Mariana: Aqui na mLabs convivemos e atendemos, diariamente, dezenas de profissionais da área. E sabemos bem que a rotina do social media é bastante pesada.

Além da construção da estratégia e planejamento, esse profissional carrega, muitas vezes, funções relacionadas à criação e otimização dos posts. Por isso, é importante que ele seja dinâmico, ágil, organizado e, claro, curioso.

Ter sede por aprendizado ajuda esse profissional a estar sempre atualizado, o que é imprescindível para quem lida com as redes sociais, canais que sofrem mudanças frequentemente.

Saber lidar com as diferenças, ter empatia, humildade e paciência são características que ajudam o social a media a lidar com momentos de crises nas redes sociais. Comentários com opiniões divergentes, críticas e sugestões são frequentes nas redes sociais e precisam ser absorvidos de forma rápida e empática, caso contrário, podem prejudicar a imagem da empresa.

 

Adzuna: Como é possível desenvolver essas características?

Mariana: Acredito, em primeiro lugar, que é preciso ser um heavy user das redes sociais e estar sempre em busca de atualização. Existem também livros, cursos e blogs específicos para o social media que podem ajudar.

Mas, a melhor maneira de desenvolver todas as habilidades necessárias é atuando na área. Nada como criar posts, analisar resultados, fazer testes A/B e otimizar a estratégia para se desenvolver na área.

 

Adzuna: Sobre o dia-a-dia de um social media, a rotina depende do tipo de mídia com a qual você mais lida? Como seria a sua rotina, por exemplo?

Mariana: Sim. Cada rede social possui um propósito e um público diferente. Por isso, se você atua em mais mídias terá mais trabalho e precisará de mais expertise.

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social corporativa, totalmente diferente do Instagram, que tem uma abordagem mais leve. Justamente por isso, um post criado para o Instagram não pode ser postado sem ajustes no LinkedIn. Para que a estratégia de posicionamento da marca funcione nas diferentes redes que ela atua, será preciso pensar em estratégias para cada canal, definir um calendário editorial para cada rede social e, claro, analisar como o público da marca se comporta neles.

Meu objetivo na mLabs é entregar posts que tenham valor para a nossa persona através das redes sociais. Fazendo isso, conseguimos nos relacionar com nosso público e nos consolidar como referência para ele.

Por isso, tenho um cuidado com o que vou postar em cada canal, qual é o tom e a linguagem de cada um deles, qual é a frequência ideal para cada rede social, entre outros. Essa análise estratégica faz parte do meu dia a dia.

 

Adzuna: Levando em consideração as maiores redes (Facebook, Instagram, Youtube e Blog), quais são as habilidade essenciais e os profissionais envolvidos no gerenciamento de cada uma?

Mariana: Acredito que um bom social media precisa conhecer a fundo todas as funcionalidades e recursos das redes sociais citadas, além de estar sempre em busca de atualização.

Quem utiliza o Facebook, por exemplo, não pode desconhecer ferramentas como o Gerenciador de Anúncios e o Power Editor.

O mesmo vale para o Instagram. Conhecer todos os recursos dessa rede social (incluindo Instagram For Business, Instagram Stories, Instagram Ads e os novos recursos) é imprescindível.

Com o YouTube, além de conhecer as funcionalidades da plataforma, é preciso ter noções de SEO para Youtube. Simples otimizações podem ajudar uma marca a ter seus vídeos com posicionamento melhor na busca orgânica dentro do canal.

No caso dos blogs, mais do que conhecer plugins de CMS, recomendo o estudo das técnicas de copywriting, marketing de conteúdo e SEO. A produção de conteúdo relevante para esse canal precede também a estruturação de uma buyer persona e o conhecimento da jornada de compra do cliente da marca.

 

Adzuna: É evidente que as redes sociais tornaram-se grandes aliadas (e certas vezes, inimigas) na construção de marca. Você diria que o mesmo funciona para pessoas? É possível utilizar as redes para construir sua marca pessoal e, consequentemente, seu diferencial?

Mariana: Redes sociais são apenas canais. O que uma pessoa faz delas é que as tornam úteis profissionalmente ou não. Particularmente, acredito que elas podem ser incríveis aliadas de qualquer profissional para a construção de sua marca pessoal.

Eu mesma fui recrutada pelo LinkedIn. Sabendo do potencial dessa rede – que, particularmente, é a minha favorita – procuro deixar meu perfil sempre atualizado, tendo uma ação constante nos grupos profissionais que me interessam e, claro, produzindo, na medida do possível, artigos onde eu posso expor minhas ideias e agregar conhecimento com minha rede de relacionamentos profissionais.

 

Adzuna: Como uma marca pessoal se torna um benefício para a carreira de um profissional?

Mariana: Primeiro, é importante ter claro que uma marca pessoal não é apenas o que você diz sobre você. Isso vale para empresas e para pessoas também. Uma marca pessoal é também aquilo que os outros dizem e pensam sobre você. E o que se faz nas redes sociais pode fomentar opiniões positivas ou negativas sobre uma pessoa.

Por isso, se você acredita que as redes sociais podem ser canais para a construção de sua marca pessoal (e eu acredito nisso) é importante ser coerente e cauteloso com o que se posta em cada canal.

Ainda que eu não me prive do bom humor, e dos relacionamentos pessoais em redes como o Instagram ou Facebook, reservo minhas críticas e opiniões mais polêmicas para debates presenciais e que não possam ser, equivocadamente, mal interpretadas.

 

Adzuna: Qual rede você considera ser a maior aliada do LinkedIn na busca por networking profissional? Isso depende da área de atuação?

Mariana: Um arquiteto ou design de interiores, por exemplo, pode enriquecer mais seu networking no Pinterest do que no Facebook. Mas, não diria que existe uma rede social específica para cada área de atuação.

Acredito que redes sociais como o Facebook e o Instagram não podem ser ignoradas por quem busca networking.

 

Adzuna: Onde estão as melhores oportunidades para quem almeja uma carreira na área hoje?

Mariana: Empresas de todos os portes, segmentos e localizações querem, cada vez mais, fazer marketing digital e estarem presentes nas redes sociais. Por isso, não posso dizer que é preciso estar em uma outra cidade para conseguir trabalhar na área. Eu mesma encontrei minha oportunidade em São José dos Campos, interior de São Paulo.

Obviamente, grandes pólos empresariais acabam tendo uma demanda maior por profissionais. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis são cidades com muito potencial para profissionais da área.

 

Adzuna: Sabemos que para trabalhar com mídias sociais, é preciso fazer uso ativo das mesmas. Quais são as contas que você recomendaria seguir para quem busca informação sobre o mundo digital?

Mariana: Claro que não posso deixar de indicar a Fan Page e o blog da mLabs, rs! Eu acredito, sinceramente, que estamos oferecendo conteúdos cada vez mais enriquecedores tanto para o social media quanto para as empresas que querem dicas de como atuar nas redes sociais.
Indico também:

  • Escola Social Media (Grupo fechado no Facebook)
  • Meio e Mensagem (Site, Fan Page no Facebook e canalYouTube)
  • Brainstorm9 (Fan Page no Facebook)
  • Fábio Prado Lima (Fan Page no Facebook)
  • Marketing de Conteúdo (Fan Page e blog da Rock Content)
  • Social Media Week (site)
  • SMXP (grupo fechado de assinantes da área)
  • PróXXIma (Fan Page e site)
  • Adnews (Fan Page e site)

Entre outros! 😊

 

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