Navegar no Blog Adzuna »

O que esperar para sua carreira em 2018 e por que você não deve esperar nada!

prática

2017 foi um ano de sobrevivência, em todos os sentidos. A sobrevivência ao desemprego foi destaque para milhões de brasileiros, principalmente, quando atrelada ao tão famoso termo “crise”. Como se já não fosse amplamente concorrido, o mercado de trabalho aumentou exponencialmente a quantidade e qualidade dos concorrentes por vagas.

Entretanto, seguindo os processos de CAUSA-EFEITO e CAOS-ORDEM, 2017 solidificou oportunidades já conhecidas, mas nunca praticadas em escala tão massiva: novas carreiras, empreendedorismo, autodesenvolvimento, recomeço no exterior, entre outras.

Então, como construir (ou reconstruir) uma carreira de destaque em 2018?

Como vivemos em tempos de objetividade e pragmatismo, este artigo apresenta um prático planejamento de carreira para o próximo ano. Para isso nos baseamos em cases bem sucedidos e nos métodos de desenvolvimento e preparação de carreira mais utilizados no mundo.

Seja qual for a sua circunstância atual – recolocação no mercado de trabalho, inserção no mercado após formação acadêmica ou transição de carreira, podemos dividir o ano em 4 grandes etapas:

1 – COMPREENSÃO – é  hora de pensar fora da caixa, compreender como você funciona. Quais são, de verdade, suas habilidades e como você  pode controlar seus pontos mais frágeis? Quais são os ambientes onde você performa melhor ou pior? Com quais perfis de pessoas você tem mais dificuldade e mais facilidade de lidar? O que você realmente leva em consideração quando toma uma decisão? etc.

2 – FOCO – definição de meta. A necessidade de se definir foco é básica, é inteligente, é estratégica. Se você não sabe onde quer chegar, como vai saber como chegar e perceber que chegou?!

3 – ESTRATÉGIA – parafraseando o grande Morfeu (aquele mesmo do filme Matrix): “Existe uma diferença entre saber o caminho e percorrer o caminho.” É o momento de planejar. Acessar o máximo de seus recursos para diminuir os obstáculos que virão e aumentar a assertividade de cada passo que você planejou. Quais dados sobre seu objetivo você já tem e quais ainda precisa saber? Em quanto tempo você  planeja alcançar sua meta? Tem plano B? Sua meta é realista? Conhece alguém bem sucedido nessa carreira? Quais recursos você ainda pode utilizar? O que vai mudar na sua vida quando você atingir a sua meta? Coloque tudo no papel! Visualize seu plano.

4 – EVOLUÇÃO CONTINUADA – é a etapa presente em todas as demais etapas. Aquela que nos faz companhia a todo momento. Para cada desafio, vitória ou derrota, é a nossa evolução que destacamos.

Em cada uma dessas etapas, construimos dezenas de habilidades, das quais, se bem praticadas e desenvolvidas, formam-se as competências.

Tendo essas etapas como o alicerce da sua construção de carreira em 2018, tente diluir isso ao longo do ano, como se fosse o seu calendário, e defina uma data para o atingimento da sua meta principal (que seja mais ousada e ao mesmo tempo realista), e outras datas anteriores para alcançar metas menores que vão compor sua estratégia para a meta principal. Assim, você pode utilizar este guia tanto para metas que levarão um ano inteiro para serem alcançadas, quanto para as menores, que definimos diariamente.

Como suporte, existem dezenas de ferramentas de planejamento e acompanhamento de metas. Uma delas é  o método SMART, que ajuda a definir uma meta de forma inteligente, prática e efetiva, estabelecendo uma data-limite para o objetivo se tornar realização. Veja abaixo como ele funciona e aplique-o para construir seu plano para o próximo ano:

Uma outra dica simples, mas bem eficaz, é se cercar de pessoas que irão agregar ao seu planejamento e te aproximarão, de alguma forma, das suas metas, sejam elas mentoras, coaches, consultores ou contatos pessoais. Ou mesmo aquelas figuras que são fontes de inspiração.

Lembre-se, estamos na era da objetividade, não mais da passividade – antes de TER, precisamos FAZER; e antes de FAZER, precisamos SER.

Portanto, aproveite o começo do novo ano para não esperar por NADA. Isso mesmo, não espere nada para 2018! Planeje onde você  quer chegar e faça acontecer! É  hora de aprender a ser o máximo de você  mesmo, colocar em prática todas as suas habilidades e usar as estratégias certas para alcançar seus objetivos.

 

Este é  um guest post da Rede Lanzetta
Escrito por Marcos Vitor Ribeiro
Consultor | Coach de Carreiras
contato@lanzetta.net.br