Navegar no Blog Adzuna »

5 dicas para quem quer mudar de carreira

Mudar de ramo ou de função é  um desejo de muitos profissionais. Os motivos que desencadeiam essa vontade geralmente estão voltados a preferências pessoais por outro segmento ou o surgimento de uma nova oportunidade.

Na realidade, para quem quer mudar a carreira, os motivos podem ser os mais variados possíveis, inclusive pessoais. Hoje em dia, os profissionais estão em busca da felicidade no trabalho, mas o medo e a insegurança podem atrapalhar esse projeto. Por isso, nesse artigo vamos dar dicas para quem quer mudar de carreira e o que dizem os especialistas sobre isso. Continue lendo.

 

  1. Identifique suas aptidões

    É  importante ter autoconhecimento, saber o que realmente você  está  apto a fazer. Embora o ser humano tenha um grande poder de adaptação, é  preciso ter muita coragem para mudanças de carreira. Por isso, avalie suas habilidades profissionais. Pergunte-se: eu estou apto para realizar essa nova atividade? Eu entendo disso? Qual é  o meu objetivo? A maioria dos profissionais que mudam de carreira tendem a realizar algo que gostam muito, ou seja, transformam uma paixão em algo rentável (ou pelo menos é  esse o objetivo principal).

    2. Entenda como está  o mercado
    Antes de largar tudo é  importante fazer uma pesquisa sobre a área em que você  quer atuar. Seja para buscar uma nova vaga de emprego ou abrir um negócio, é  essencial saber quais são as tendências e o que pode ser feito como diferencial para alcançar o objetivo.
    Se você  busca por uma nova vaga, certamente é  preciso fazer algum curso de especialização e entender melhor a nova área de atuação.

    3.  Coloque o plano em prática

    A primeira coisa que deve ser levada em conta para fazer acontecer é o planejamento. Depois que você já fez os cursos e está participando dos eventos do setor é importante conhecer um novo círculo de pessoas, é através delas que pode surgir uma oportunidade de um novo emprego ou uma idéia de negócio.Estabeleça novas alianças e use as redes sociais ao seu favor para estreitar laços e conseguir divulgar suas idéias.

    Se o projeto é arrumar uma nova vaga de emprego, organize o seu currículo com a nova pretensão e enriqueça com o objetivo. Mesmo que você não tenha experiência na área, não minta, coloque suas habilidades e o que você pode fazer para colaborar com a empresa.

    Se for para abrir um negócio, pesquise sobre: Fornecedores, mão de obra, localização, plano de marketing, enfim, existem muitas informações na internet de como elaborar um plano de negócios eficiente.

    Outro detalhe importante é o planejamento financeiro, principalmente para aqueles que pretendem empreender. Faça uma previsão dos gastos, para isso, estude ou busque ajuda de especialistas.

    4. Invista no seu conhecimento
    Estude muito! Para conseguir se destacar é  preciso um esforço muito grande, ainda mais sendo novato no segmento.
    Entenda que você  pode se sobressair com o aprendizado e o trabalho duro. Por isso, a preguiça não pode fazer parte da sua vida em nenhum momento dessa jornada. É  preciso vencer os desafios.

    5. Defina metas e tenha foco

    Vão haver obstáculos, não é  fácil mudar de carreira. É  como se fosse começar do zero. Por isso, você  precisa ter muita força, determinação e motivação para continuar.
    Criar metas pequenas podem ajudar a subir degrau por degrau. Avalie que as pessoas de sucesso demoraram anos para conseguir alcançar os objetivos, nada se consegue da noite para o dia.
    Trabalhe duro, estude e confie nas suas ideias.
    Seguir um sonho pode ser muito trabalhoso, mas certamente vai render muita felicidade diante de um planejamento e execução feitos com maestria.

Gostou das dicas? Pesquise novas vagas para o segmento do seu interesse agora mesmo no ADZUNA e dê um passo à  frente na busca por seus objetivos!

 

Guest post por: Web Trends