Navegar no Blog Adzuna »

O que você quer ser quando crescer?

Neste Dia das Crianças refletimos sobre aquela pergunta que ouvimos quando éramos crianças: o que você quer ser quando crescer?  Pode ser que um parente quis nos instigar ou a professora do ensino fundamental fez a pergunta como lição de casa. Obviamente uma criança não sabe do que se trata uma escolha profissional, então responde com a pureza e a imaginação infantil: bombeiro, astronauta, médico, bailarina, palhaço de circo, professora, modelo, piloto de helicóptero, policial, Batman ou Super-homem.

Algumas pessoas famosas e bem-sucedidas em suas carreiras hoje exercem profissões bem diferentes das imaginadas quando crianças.  A supermodelo Gisele Bündchen sonhava em ser jogadora de vôlei. O cantor Justin Bieber era louco por carros e queria ser mecânico.  Britney Spears sonhava em ser professora.  A atriz Jennifer Lawrence desejava ser médica. O maior empresário brasileiro e um dos homens mais ricos do mundo, Jorge Lemann sonhava em ser jogador de tênis.

Já outros famosos continuaram com a voz da criança interna ressoando e conseguiram seguir em carreiras sonhadas desde a infância.  Caso do fundador da Microsoft, a maior empresa de software do mundo, Bill Gates, que sempre quis ser “homem de negócios”. Mark Zuckerberg, criador do Facebook, sempre foi fascinado por computadores e não pensava em outra escolha a não ser trabalhar na área. O astronauta brasileiro Marcos Pontes já sabia que queria voar pelo espaço desde os cinco anos. Neymar sempre soube que queria jogar futebol pelo resto da vida, assim como o quadrinista Maurício de Sousa que nunca duvidou que ganharia a vida desenhando, muito antes de criar a Turma da Mônica.

Estudos comportamentais mostram que as escolhas profissionais sonhadas por crianças variam a cada geração. Se médicos e professores eram as profissões mais respeitadas há 30 anos, a geração recente sonha mais em ser famoso, seja youtuber, cantor ou jogador de futebol.  Tudo indica que gerações futuras sonharão com carreiras ligadas à tecnologia e preservação ambiental.

Influência – ou pressão – dos pais, necessidade financeira e até indecisão acabam por determinar nossa escolha profissional, mas muitas vezes sem nenhuma ligação com nossa vocação ou sonho de criança. Então volte a refletir na pergunta “o que você quer ser quando crescer?” e considere esses aspectos para que seu sonho vire realidade na escolha profissional:

1. Autoconhecimento

É importante antes de tudo se conhecer de verdade para acertar qual carreira seguir. Avalie suas habilidades reais, seus gostos, seus medos.  Considere suas motivações e desejos para alinhar com sua vocação. Você pode adorar escrever, mas saberia lidar com a pressão de uma redação de jornal, por exemplo?

2. Informação 

Busque saber tudo sobre as profissões que te interessam, desde formação, remuneração, progressão de carreira e até rotina de trabalho.  Procure descobrir quais áreas valorizam suas habilidades.  Quanto mais informação tiver, menos idealizará uma profissão que talvez não seja seu perfil.   

3. Determinação 

Mesmo que não alcance sua sonhada profissão agora e precise aceitar um trabalho que pague suas contas, não desista. Prossiga com determinação, sempre acompanhe notícias da área que deseja e siga profissionais que admira nas redes sociais. Se ainda não puder fazer faculdade na área escolhida, veja cursos online gratuitos, se candidate como voluntário e se prepare para quando a oportunidade surgir.

Nunca é tarde para acreditar e tentar a profissão que sonhou quando era criança. Faça sua autoanálise e pesquise as vagas disponíveis no site adzuna.com.br hoje mesmo!