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Como Praticar Mindfulness no Trabalho

Você já deve ter lido ou ouvido nos últimos anos o termo mindfulness, assim mesmo em inglês, que basicamente significa “atenção ou consciência plena”.  Originalmente um conceito budista, o mindfulness passou a ser usado pela medicina e pela psicologia na década de 60 como parte do tratamento contra dores crônicas, quadros de ansiedade e depressão.

Mais recentemente, esta prática vem ganhando adeptos nos esportes, no entretenimento, na liderança pública e claro, no mundo corporativo. Grandes executivos como  Richard Branson, a apresentadora e empresária Oprah Winfrey, o jogador de basquete LeBron James e até o prefeito de São Paulo João Dória e o corpo da Polícia Militar da cidade utilizam a técnica para lidar com estresse, aumentar a produtividade e criatividade, além de ganhar foco e bem-estar.

O significado mais amplo de mindfulness é “um estado de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente” e pode ser um grande aliado na rotina de trabalho, principalmente para profissões de alto risco ou estresse.  O melhor é que não precisa meditar por 30 minutos para sentir os benefícios. Veja abaixo uma lista de atitudes simples para praticar o mindfulness no trabalho:

1. Esteja conscientemente presente

Parece óbvio, mas é tão fácil se distrair numa reunião, se preocupar com problemas pessoais enquanto tenta acabar um relatório ou perder a criação de uma boa ideia por causa de um colega falando alto ao telefone. A chave aqui é vigiar seu cérebro e trazer seus pensamentos de volta para a tarefa presente toda vez que se distrair. Atletas de alta performance usam esta técnica para focar em seu desempenho sem nem notar o barulho da torcida num estádio cheio, por exemplo.  Pode ser difícil no começo, mas com determinação e esforço, você conseguirá sair do “automático” para atenção plena ao longo prazo.

2. Faça uma tarefa por vez

Tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo é sabotar sua produtividade e concentração, além de afetar a qualidade do resultado.   Faça uma lista de todas suas tarefas no dia e priorize as mais importantes (não necessariamente as mais urgentes).  Estipule uma quantidade de tempo para se dedicar a cada tarefa e durante este período, foque somente naquele trabalho.  Se possível, silencie seu celular, feche a porta da sala e evite qualquer interrupção.

3. Faça pausas

Por mais agitado que seja seu dia, é importante encontrar alguns minutos para descansar a mente.  Não pense que estará perdendo ou desperdiçando tempo, pelo contrário, uma mente descansada será mais produtiva e alerta.  Tome dez minutinhos para fechar os olhos e apenas se concentrar em sua respiração.  Faça do seu horário de almoço um tempo sagrado para se concentrar apenas em se alimentar – nada de comer rápido em sua mesa de trabalho ou conversar sobre trabalho com colegas!

4.Faça do estresse seu amigo

Estamos tão acostumados a enxergar o estresse como vilão que nem consideramos a hipótese dele ser benéfico.  A dica aqui é mudar a percepção negativa toda vez que sentir os sintomas clássicos do estresse (coração palpitante, respiração acelerada, suor, tensão, nervosismo, etc.). Utilize essa energia extra como combustível para sentir mais agilidade, concentração, vigor e entusiasmo na hora de encarar um desafio ou solucionar um problema.

5. Seja positivo

É tentador reclamar ou se juntar a uma rodinha de fofoca no trabalho, mas se quer atingir atenção plena, é preciso se livrar da toxicidade do ambiente.  Ao invés de gastar energia vital com palavras negativas, foque em seu trabalho, sua carreira e seu desenvolvimento profissional. Uma atitude positiva trará reconhecimento de superiores e colaboração de colegas.

Independente do seu cargo e função, a prática do mindfulness é extremamente benéfica para seu crescimento profissional e pessoal.  Essas dicas também ajudam muito na hora de buscar emprego utilizando a pesquisa Adzuna com mais foco e confiança! Boa sorte!