Navegar no Blog Adzuna »

O trunfo de uma carta de recomendação profissional

Aqui no blog já falamos bastante sobre como montar um currículo impecável e também demos dicas de como escrever uma carta de apresentação para encantar o RH.  Mas a verdadeira vantagem para se destacar na concorrida disputa de uma vaga, pode ser uma bela carta de recomendação.  Vender o próprio peixe é fácil, mas quando alguém endossa você como profissional, funciona como um atestado, um selo de garantia do seu trabalho. Siga os seguintes passos para conseguir aquela carta de recomendação que vai te ajudar a conquistar o tão desejado emprego:

1. Quem deve escrever?

A decisão mais importante é escolher para quem pedir uma carta de recomendação. A pessoa escolhida deverá ser alguém que conheça você como profissional na rotina diária de trabalho ou durante um projeto específico.  Pode ser um chefe, um subalterno, um colega da mesma equipe ou de outro departamento, desde que essa pessoa tenha tido uma experiência de trabalho com você para poder te avaliar e te recomendar.

Além de conhecer seu trabalho, considere se esta pessoa estaria disposta a despender tempo em refletir e descrever suas virtudes pessoais e habilidades profissionais, assim como aceitar divulgar dados de contato.

2. Nunca trabalhou?

Se não tem experiência profissional ainda, você pode pedir a recomendação de um professor ou coordenador de algum projeto social que faça parte, por exemplo. Nunca peça para familiares ou amigos, pois normalmente eles não podem te avaliar como profissional e com isenção. Nem pense em inventar ou mentir, afinal, recrutadores poderão contatar a pessoa para tirar dúvidas ou saber mais detalhes e uma carta de recomendação falsa colocará seu caráter em dúvida.

3. O que deve estar escrito na carta?

Quanto ao conteúdo da carta de recomendação, deverá constar o período e a relação da experiência de trabalho; atividades realizadas; desempenho das tarefas; pontos fortes e potenciais; prêmios ou resultados conquistados. Listar características pessoais também fortalece sua recomendação, como ser organizado, atencioso, pontual, detalhista, determinado, ter capacidade de liderança, saber trabalhar bem em equipe, entre outras.

Se a carta for para disputar uma vaga específica, passe os detalhes da vaga para que a pessoa já direcione sua recomendação pensando em como você trabalharia na posição almejada. Você também pode oferecer um rascunho ou disponibilizar um modelo de carta de recomendação (há bastante opção na internet) para facilitar neste pedido.

 

Agora munido deste verdadeiro trunfo que é uma carta de recomendação, você já pode se destacar de outros candidatos ao se inscrever em milhares de vagas disponíveis na pesquisa do site Adzuna!