Navegar no Blog Adzuna »

6 dicas essenciais para impressionar recrutadores por e-mail

Se a primeira impressão é a que fica, então muito provavelmente um e-mail será sua mais importante oportunidade de impressionar um recrutador nos tempos de hoje.  Um primeiro contato por correio eletrônico bem feito aumenta suas chances de conseguir um próximo contato por telefone ou pessoalmente, para assim chegar mais perto do seu objetivo: o emprego desejado!

Um recrutador recebe milhares de e-mails com currículos por dia e para se destacar entre tantos candidatos, sua apresentação deverá ser tão profissional quanto uma apresentação ao vivo. Listamos abaixo seis dicas essenciais e espertas para garantir que seu e-mail fique impecável:

1. Tenha sua própria conta de e-mail

emails no celular

É muito confuso receber o contato e currículo de uma pessoa, enviada por um endereço de e-mail de outra pessoa. Há muitos provedores de e-mails gratuitos, como o Gmail, Yahoo! e Hotmail, para você criar sua própria conta de um jeito fácil e rápido sem precisar “emprestar” e-mail de ninguém.  Melhor ainda se você criar uma conta de e-mail só para assuntos profissionais de sua carreira, assim você não perde nenhuma resposta de recrutador no meio de um monte de outros e-mails pessoais.

2. Crie um endereço de e-mail com seu nome e sobrenome

O endereço de e-mail deverá ser o mais objetivo e claro possível para facilitar a identificação do remetente.  É provável que outra pessoa com mesmo nome e sobrenome que o seu já tenha criado uma conta simples, então procure criar seu endereço com alguma combinação ainda disponível, por exemplo:  silva.fernando@exemplo.com, fernandosilva1977@exemplo.com, fernando_silva@exemplo.com, etc. Evite apelidos, frases, “nomes de guerra”, palavras chulas ou qualquer outro termo que não seja profissional.

3. Nunca peça para alguém mandar e-mail por você

Não há problema em pedir ajuda para conseguir enviar um e-mail para um recrutador se tiver dificuldade, mas nunca peça para enviarem por você.  Se sua mãe, filho, amigo, etc., pedir um emprego por você, o recrutador terá impressão que você não tem tanto interesse ou não seja capaz de cumprir uma tarefa.

4. Faça uma breve apresentação profissional

Nunca envie um e-mail em branco só com seu currículo em anexo e nem escreva um longo texto contando sua história de vida, cheio de pormenores detalhando as dificuldades financeiras pelas quais está passando.  Evite ser formal ou rebuscado demais, tão pouco seja casual demais. Um parágrafo descrevendo seu perfil e objetivo profissional basta para contextualizar o envio do currículo. Caso esteja se candidatando a uma vaga específica, coloque o cargo pretendido no assunto do e-mail.

5. Encaminhe para mais de uma pessoa somente em cópia oculta

Idealmente, é melhor encaminhar um e-mail personalizado para cada recrutador de cada empresa que esteja interessado. Se quer agilizar o processo e encaminhar seu currículo para vários recrutadores de uma vez, nunca se esqueça de colocar os endereços dos recrutadores em cópia oculta. Nada adianta escrever no e-mail que seu sonho é trabalhar para tal empresa, se o recrutador consegue ver que você enviou o mesmo e-mail para outras inúmeras empresas. A preferência será para quem está interessado mesmo na empresa, não em qualquer vaga.

6. Faça uma revisão de português

De todos os erros em um primeiro contato por e-mail, este é o mais fatal. Um texto mal escrito cheio de erros ortográficos e gramaticais simplesmente acaba com qualquer chance de contato, por melhor profissional que você seja.  Peça para alguém com bom português revisar seu texto de apresentação e currículo, ou ainda, utilize corretores automáticos ou sites de revisão, caso tenha dúvidas.

 

Que tal já colocar em prática estas dicas sobre como abordar o recrutador por e-mail e acessar nosso site para encontrar a vaga dos seus sonhos? Utilizando a ferramenta de pesquisa Adzuna, basta inserir local e função desejada, clicar no título da vaga e se candidatar! Boa sorte!