Navegar no Blog Adzuna »

Curiosidades sobre procurar emprego fora do país

Se você está procurando por um emprego no Brasil, você já deve ter uma boa ideia do que incluir no seu currículo e também como se comportar em uma entrevista de emprego. São tantas dicas e artigos sobre o assunto que depois de um tempo conseguimos estabelecer um padrão.

Agora, e se seu sonho for explorar outros continentes? Será que as mesmas regras se aplicam para diferentes países? Saber como funciona o mercado de trabalho é essencial se você quer sair na frente na busca por uma oportunidade.

Nós perguntamos para o nosso time internacional, situado em Londres, quais as principais dicas na hora de procurar um trabalho fora do Brasil.

Alemanha – Diga X

Querendo um emprego na Alemanha? Saiba que os entrevistadores esperam que o seu currículo tenha uma foto. Alguns aplicantes ainda vão mais longe e preenchem o perfil completo, incluindo estado civil e número de filhos.

Por outro lado, você não deve esperar o mesmo tipo de transparência do seu empregador. A maioria dos anúncios não mostram o salário da vaga ou quais benefícios você pode esperar. Para te ajudar nesse processo, nosso site alemão possui uma ferramenta que avalia qual salário você deve esperar com base na sua experiência e suas habilidades. Se a Alemanha é o seu destino, vale a pena tentar o ValueMyCV.

Estados Unidos – Sinta-se em casa

Todo brasileiro está acostumado com o benefício de ter entre 20 e 30 dias de férias pagas por ano. Agora, se você pensa em trabalhar nos Estados Unidos, melhor se desapegar dessa mordomia. Os trabalhadores americanos não têm o mesmo benefício. Se um anúncio não menciona férias pagas, por exemplo, existe uma grande chance de que você não terá esse privilégio. E não comece a planejar sair de férias por vários dias. A média entre as empresas americanas é de 10 dias ao ano!

Além disso, você vai precisar exercitar a sua paciência na hora de conseguir um emprego. Os processos seletivos costumam ser bem longos e exaustivos. Depois de 2-3 entrevistas, um teste matemático e um almoço com o gerente da área você finalmente receberá o sim ou não para a vaga.

Holanda – Fala inglês?

Se você tiver que escolher entre enviar um currículo escrito em perfeito inglês ou em um holandês médio, vá com a primeira opção. Os holandeses são famosos pela sua proficiência em inglês, tanto que aplicar para uma vaga em inglês é normalmente aceito. Na verdade, mais de 10% de todas as vagas online na Holanda são em inglês.

Itália – Fácil acesso

Quer aproveitar os vinhos e as massas e também conseguir um emprego na Itália? Então é melhor já se matricular no curso de italiano. Sabemos que falar inglês é importante em qualquer lugar, mas se o seu destino é a Itália, falar um pouco de italiano é essencial.

Além disso, se você estiver procurando um trabalho em uma categoria específica, como advogado, contador, publicitário e etc., comece a construir uma rede de contatos formada por profissionais italianos daquela área. Essa simples iniciativa pode te ajudar muito a conseguir uma colocação.

África do Sul – Prove suas habilidades

Diferente do que acontece no Brasil, os detalhes pessoais devem ser deixados de fora do currículo. A ideia aqui é evitar qualquer tipo de discriminação no início do processo de seleção. Além disso, a África do Sul tem um programa social que visa garantir que grupos minoritários tenham as mesmas chances de conseguir um trabalho.

Um outro ponto importante a se considerar é o fato de que o país está em busca de profissionais com habilidades bem específicas, para a área de TI, por exemplo. Se você se encaixa nessa categoria, você pode se beneficiar com isso e pedir o visto para estrangeiros com habilidades críticas.

China – Sem perda de tempo

De acordo com a escola de idiomas LTL Shanghai, procurar emprego na China por ser muito rápido, mesmo para profissionais mais velhos. Muitas vezes são necessários apenas quatro dias entre a primeira entrevista e a assinatura do contrato de trabalho. Mas, preste atenção nos documentos necessários para trabalhar na China. Esse tipo de fraude pode gerar mandatos de prisão.

Reino Unido – Ligue o computador

Está planejando arrumar um emprego e se mudar para a terra da Rainha, então você já pode começar a procurar na internet. O antigo modelo de busca de empregos está quase desaparecendo por lá e o processo está se tornando cada vez mais online.

Vale ter em mente também que privilégios como vale transporte, vale alimentação e vale refeição não fazem parte do pacote de benefícios.