Navegar no Blog Adzuna »

Como desenvolver relacionamentos profissionais

bom relacionamento profissional

Uma coisa é fazer seu trabalho enquanto está rodeado de colegas que também só estão focados em seus próprios projetos, oferecendo uma interação mínima. Outra é se sentir parte de um time que possui um bom relacionamento e que se auto encoraja e inspira e que cresce junto.

No entanto, o fato é que muitos funcionários ainda trabalham de forma autônoma, quando na verdade poderiam estar compartilhando seus conhecimentos com um grupo e aumentando sua força por meio do número de pessoas envolvidas.

É preciso oferecer suporte e ser compreensivo com seus colegas para que seja possível obter os melhores resultados possíveis. Todos os envolvidos devem ser confiáveis e buscar despertar o melhor no outro.

Mas chegar a essa situação ideal leva tempo e necessita dedicação e boa vontade. Primeiramente é vital que uma mentalidade de time seja criada. O gerente ou líder deve tomar a iniciativa de apresentar todas as pessoas a seus colegas e se certificar de que todos estejam cientes das posições de cada um.

A partir desse momento, cada indivíduo deve ser encorajado a conhecer seus colegas e se familiarizar com as responsabilidades de cada um. É muito importante que cada pessoa demonstre interesse e iniciativa de interagir com os outros membros da equipe para não somente conhecê-los, mas também para que eles te conheçam.

Além de conversar sobre suas experiências profissionais e treinamentos, perguntar sobre a empresa é sempre uma boa ideia. Começar um diálogo sobre projetos atuais e futuros, clientes e eventos também ajudam a iniciar um relacionamento profissional.

O principal é mostrar um interesse genuíno, fazer perguntas e se mostrar disponível para pedir ou oferecer ajuda, estando envolvido no trabalho e também envolvendo outros.

Técnicas similares podem ser aplicadas para outros tipos de relacionamento no ambiente de trabalho, como aqueles que desenvolvemos com parceiros da empresa e clientes.

Lembre-se que o tempo é essencial para nutrir qualquer tipo de relacionamento e com o passar do tempo e seus esforços, a confiança irá se fortalecer e, contanto que você se mantenha aberto e comunicativo, seu trabalho e relacionamentos continuarão a prosperar.