Navegar no Blog Adzuna »

5 erros de carreira que podem fazer você se arrepender

erros na carreira

Sua carreira é uma jornada longa e significa muito mais do que a indústria que você trabalha ou o seu emprego atual. É uma série de experiências de trabalho, vida e aprendizado que te ajudam a atingir seus objetivos.

No entanto, muitas vezes tomamos decisões a curto prazo para nossa carreira e baseados somente em nossas emoções: não gostamos de nosso chefe, estamos muito ocupados competindo com outros funcionários por uma promoção ou não nos damos bem com nossos colegas.

O que pode parecer uma decisão inocente agora, pode ter maiores consequências a longo prazo.

Separamos 5 erros profissionais que podem fazer você se arrepender no futuro:

1. Escolher sua carreira por causa do salário

Não cometa o erro de mensurar seu sucesso com base em quanto você ganha.

Nós passamos boa parte de nosso dia no trabalho, portanto é muito importante gostar do que você faz. Procure uma carreira que combine com suas habilidades e interesses, além de pensar no que você busca alcançar em sua vida profissional. Se certifique de pensar no futuro e não somente no que vai acontecer a curto prazo.

2. Evitar desafios

Uma das piores coisas que você pode fazer em sua carreira é fugir de desafios. É normal sentir um pouco de receio, nervosismo e até um pouco de desconforto no início, mas se colocar em uma situação desafiadora te permitirá crescer e aprender.

Todos cometem erros, mas é o que você aprende com eles que realmente importa.

3. Não investir em você mesmo

No fim do dia você é o chefe de sua própria carreira e a única pessoa que é realmente responsável pelo seu sucesso no trabalho. No mercado de trabalho atual, é preciso se destacar em meio à multidão. Trabalhar duro e ter paixão pelo que você faz te colocarão no caminho certo, enquanto melhorar suas habilidades e conhecimentos ao investir em treinamentos e qualificações te ajudarão a desenvolver sua carreira na direção certa.

Investir em sua carreira pode demandar certos custos no momento, mas com certeza trará muitos frutos à longo prazo.

4. Esperar que algo aconteça

Ser proativo é uma das qualidades mais buscadas em profissionais das mais diversas áreas de atuação e com a competitividade do mercado de trabalho, ir atrás de seus objetivos é imprescindível.

Se você esperar pelo momento perfeito para pedir por um aumento, receber mais responsabilidade ou fazer um treinamento, você pode perder oportunidades.

Depois que você der o primeiro passo e ser assertivo sobre o que você está buscando, você se sentirá mais confiante para ir atrás de seus objetivos profissionais.

5. Não manter um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional

Se você tem o hábito de trabalhar até tarde ou durante os fins de semana, comece a lidar com essa situação seguindo algumas de nossas recomendações:

  • Crie uma rotina de exercícios
  • Se mantenha em contato com amigos e família
  • Se lembre de suas atividades favoritas e tente dedicar um tempo todo mês para fazê-las

Evitando esses 5 erros, você estará no caminho certo para progredir em uma carreira em que está realmente interessando, enquanto também mantém uma vida saudável e balanceada.