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5 dicas para ser reconhecido no trabalho

como ser reconhecido no trabalho

Você já se viu em uma situação em que outra pessoa levou o crédito por um trabalho que você tinha feito? Estar nessa posição com certeza desperta sentimentos não muito nobres, não é mesmo?

Independentemente da forma ou local como isso aconteceu (a mesma situação pode ocorrer com colegas de faculdade ou até mesmo em sua vida pessoal), não é legal saber que outra pessoa foi parabenizada as custas de um trabalho que você fez. No entanto, nós somos os responsáveis por nos certificar de que iremos receber o reconhecimento que merecemos.

Esse é o momento de não ter medo de ser o centro das atenções ou de parecer arrogante, lembrando claro do bom senso. O ponto principal é aprender como se promover para que as pessoas saibam o que você fez. Isso pode incluir ideias que partiram de você, projetos em que você participou e tarefas que você finalizou.

Fazer a sua campanha de marketing pessoal é mais fácil do que você imagina. Quer saber como? Então confira abaixo nossas 6 dicas:

dicas para ser reconhecido no trabalho

1. Seja proativo ao exercer sua influência

Existe uma linha tênue entre manter seus colegas e superiores informados sobre suas contribuições e ficar se gabando. Se você tende a ser uma pessoa mais tímida e reservada, você provavelmente acha a tarefa de compartilhar suas realizações muito difícil, o que deixa espaço para que outra pessoa acabe levando o crédito por elas. Uma boa dica é praticar formas de incluir comentários sobre seus feitos em conversas. Por exemplo, quando estiver conversando com algum funcionário da empresa, tente mencionar em quais projetos você está trabalhando e quais resultados estão sendo obtidos. Quanto mais você treinar, mais natural a conversa será e mais pessoas começarão a te ver como alguém que está ativamente contribuindo com o time.

2. Se posicione como um especialista em sua área

Invista seu tempo em pesquisar tópicos e temas que são relevantes para o time ou departamento em que você trabalha. Em seguida, tente inserir esse conhecimento em conversas da forma mais natural possível, como por exemplo perguntando se seus colegas já viram determinada matéria ou palestra que você achou interessante. É ainda melhor se você conseguir fazer o mesmo quando estiver conversando com seu chefe. Novamente é preciso ter cuidado para não parecer um sabe-tudo ou inconveniente, mas tente sempre se manter atualizado e ter um repertório de informações para serem usadas quando for pertinente. Depois de um tempo, você começará a ser visto como um especialista no assunto.

como ter reconhecimento no trabalho

3. Não tenha medo de expor suas ideias

É muito comum, antes de tornarmos uma ideia pública, conversar com colegas ou com nosso superior para saber o que eles acham. Normalmente é porque não temos certeza se a ideia é boa e queremos uma segunda opinião, mas tome cuidado pois sempre é possível que alguém desenvolva uma ideia que você teve receio de divulgar e acabe eventualmente levando o crédito por ela. Mas então como devemos agir nessa situação? Sempre que você tive uma nova ideia, tente organizá-la da forma mais sólida possível, pensando em tudo que poderia dar errado e em questões que você poderá receber e depois fale sobre ela durante uma reunião. Qual é a pior coisa que pode acontecer? No máximo alguém dirá que aquela ideia não é factível, mas pelo menos perceberão seu esforço. Por outro lado, seus superiores podem adorar a ideia e querer implementá-la. Dessa forma, todos lembrarão quem foi responsável pela iniciativa.

4. Procure projetos que você pode liderar

Não se preocupe se o projeto é grande ou pequeno, já que o objetivo é ser visto como o responsável pelos resultados obtidos. O principal é que os demais o vejam como a pessoa responsável. Não fique com medo de falhar, alguns pequenos erros sempre são esperados, mas seu chefe perceberá seu interesse em ter mais responsabilidade e você estará criando um portfólio de realizações com o seu nome, portanto é uma situação em que todos ganham.

5. Saiba escolher suas batalhas

O fato é que ninguém conseguirá receber o crédito por absolutamente tudo que fizer, e isso faz parte do trabalho em grupo. Existem estratégias, como as que discutimos acima, que te ajudarão a melhorar suas chances de ser reconhecido, mas se você esperar que isso aconteça em todas as suas tarefas é muito possível que você ficará muito desapontado. Saiba escolher suas batalhas e foque sua energia e nossas dicas para projetos mais importantes ou relevantes. Fazendo isso, você se posicionará como alguém que sabe trabalhar em equipe, mas que também contribui individualmente com o negócio da empresa.

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