Navegar no Blog Adzuna »

5 passos para fazer seu plano de carreira

como fazer um plano de carreira

Você está querendo mudar de área, conseguir um emprego em uma empresa específica, ser promovido ou até mesmo melhorar suas habilidades de liderança? Com um mercado de trabalho cada dia mais competitivo e com mais exigências, planejar seu desenvolvimento profissional se tornou um diferencial. Ter um plano de carreira estruturado vai ter ajudar a visualizar seu objetivos de forma mais clara e a se sentir mais motivado e comprometido para atingi-los.

No entanto, grande parte das pessoas acabam deixando se levar pelas circunstâncias e se movimentando de acordo com as oportunidades que surgem. Achamos que sabemos onde queremos chegar e o que precisamos fazer para chegar lá, mas normalmente o planejamento para aí.

Fazer um plano de carreira nos força a não só focar em nossos objetivos profissionais, mas também de vida. A nossa carreira é parte de nosso estilo de vida, então porque não dedicar um tempo e investir na criação de um plano que te inspire, clareie sua visão de futuro e te dê um direcionamento para atingir seus objetivos?

Um bom plano de carreira te ajudará a definir de forma realista onde você quer chegar profissionalmente e a pensar em quais ações você deve tomar para chegar lá, além de minimizar riscos.

No entanto, muitas pessoas não sabem por onde começar a se organizar. Por isso, a Adzuna preparou 5 passos para te ajudar nessa tarefa:

1. Faça uma auto-análise

Esse é um passo muito importante que te ajudará a criar uma imagem clara de onde você está agora e onde você quer chegar. Sente com calma e faça uma lista. Pense nesse exercício como uma revisão completa de quem você é. Analise seus conhecimentos e formação acadêmica.

Identifique as áreas que você mais domina e aquelas que você tem interesse em se aprofundar mais. Depois de colocar tudo no papel, você deve ter uma visão muito mais realista de quem você é hoje, de onde você pode chegar e o que você pode oferecer.

2. Escolha uma área de trabalho

Se você ainda não sabe qual carreira quer seguir, utilize o passo número 1 para analisar qual tipo de emprego gostaria de ter. Tente levar em consideração o tipo de atividade que você mais gosta de fazer e quais áreas profissionais você tem mais facilidade ou afinidade.

3. Pesquise

Depois que você selecionou a carreira que gostaria de seguir, chega o momento de pesquisar quais qualificações ou habilidades são necessárias para atingir o patamar que você deseja. Existem diversos sites que falam sobre diferentes tipos de indústrias e carreiras onde você pode procurar essas informações. Também é uma boa ideia procurar por vagas similares a que você almeja para identificar o que os recrutadores estão buscando. Além disso, você também pode pesquisar por pessoas bem sucedidas em sua área de interesse e analisar o caminho que elas percorreram em suas carreiras.

4. Faça um resumo

Agora você tem todo o conteúdo necessário para começar a preparar seu plano de carreira. Ele pode ser tão longo ou curto quanto você quiser, contanto que ele trate de todos os tópicos importantes para você. Tente dividir o documento em tópicos principais, como uma visão geral de seu estado atual (passo 1), a carreira escolhida (passo 2), requisitos (passo 3) e objetivos (que trataremos no tópico 5).

plano de carreira

5. Determine seus objetivos

Esse é o momento de estipular quais serão seus objetivos de carreira. Primeiramente, pense no que você quer conquistar até sua aposentadoria e escreva em detalhes. Depois anote o que você terá que conquistar nos próximos 10 anos para estar a caminho de atingir seu objetivo maior. Em seguida, faça o mesmo mas pensando em quais metas deve atingir nos próximos 5 e 2 anos.

Também recomendamos que você escreva um plano separado pensando em seus objetivos para o próximo ano. Planeje o que você precisa fazer nesse primeiro ano para começar o processo de atingir seus objetivos a longo prazo. Tente dividir esse plano em o que você deve fazer em cada mês. No final, você deve ter um plano claro e factível, que você pode consultar de tempos em tempos para analisar seu desempenho. Não esqueça de adicionar objetivos de sua vida pessoal também.

Agora é só arregaçar as mangas e começar a colocar o plano em prática!

Sempre se lembre que a vida não é perfeita e que às vezes as coisas não saem como planejamos. Não fique desmotivado se você não conseguir atingir suas metas ou se você tiver que reavaliar o seu plano. Na verdade, reavaliações já são esperadas e até bem vindas nesse processo. Se algo não está mais te inspirando como antes, reflita sobre o assunto e faça as mudanças necessárias. Caso você julgue necessário, faça todo o processo novamente, especialmente se você estiver em um daqueles momentos “o que estou fazendo com a minha vida?”

Não desista de seus sonhos e continue se esforçando até que você esteja no caminho para atingir seu potencial máximo em uma carreira realizadora.