Navegar no Blog Adzuna »

Entrevista: Finalista do prêmio Universitário do Ano 2016 dá dicas para os candidatos da edição 2017

universitário do ano

 

Encontrar o seu espaço no mercado de trabalho e lidar com a competitividade no momento de procurar por emprego é uma realidade enfrentada pela grande maioria dos profissionais, especialmente por jovens que estão prestes a se formar ou que são recém-graduados.

A atual instabilidade do cenário político e econômico do país também tem agravado essa situação e a dificuldade para se conseguir um emprego tem se intensificado.

Sabendo de todos esses fatores, a Adzuna criou a competição Universitário do Ano com o objetivo de reconhecer jovens talentos de todo o mundo, ajudando-os a se destacar entre a concorrência e a entrar com o pé direito no mercado de trabalho.Lucas Kling

Na edição de 2016, Lucas Kling e Silva foi o grande vencedor da etapa brasileira do prêmio. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lucas se destacou desde o início do curso, se tornando monitor de uma das disciplinas e membro da empresa júnior da universidade, onde atuou nas áreas de assessor de qualidade e estratégia, chegando até a representar a empresa no Congresso de Estudantes de Engenharia de Materiais do Mercosul.

Ele também participou do programa Ciências sem Fronteiras, que lhe proporcionou estudar na Universidade Técnica de Berlim e estagiar no renomado Instituto Federal de Pesquisa e Teste de Materiais (BAM, em alemão). Após apresentar um desempenho acima da média em seu estágio, Lucas recebeu um projeto para desenvolver de forma autônoma, o que acabou lhe rendendo prêmios tanto em âmbito nacional como internacional.

Lucas nos contou que tomou conhecimento do concurso através do site da Adzuna, mas que foi uma professora do Departamento de Engenharia Metalúrgica que o incentivou a se inscrever. O impulso e confiança da professora em seu potencial fizeram com que ele decidisse participar. Segundo ele, “após ler melhor sobre o concurso, vi que poderia ser uma ótima oportunidade de crescimento e reconhecimento profissional, além da visibilidade que o concurso oferece”.

Quando perguntado sobre o impacto do prêmio em sua vida pessoal e profissional, Lucas nos conta que percebeu uma maior visibilidade de seu potencial frente a comunidade acadêmica e o mercado de trabalho. “Após ter ganhado a etapa regional, houveram empresas que fizeram contato profissional comigo, além de colegas pedirem informações e até mesmo conselhos quanto a vida profissional”, completa.

25042017 bolsista destaque lucas kling img 1240Para a banca avaliadora do prêmio, a força de vontade e inteligência de Lucas foram os pontos que mais impressionaram. Sua habilidades empreendedoras, alinhadas com seu foco em relacionamentos interpessoais, sabendo liderar e se comunicar com pessoas de diferentes níveis hierárquicos, são pontos que realmente o diferenciaram dos outros concorrentes.

Se você está interessado em se candidatar à edição de 2017 do concurso, Lucas afirma que o mais importante é “sempre acreditar em si mesmo. Com humildade, profissionalismo, trabalho de equipe e perseverança pode-se realizar qualquer desafio”.

Está se sentindo mais preparado para agarrar essa oportunidade? Então clique aqui para se inscrever gratuitamente e concorrer ao título de Universitário do Ano 2017!

Também não deixe de seguir nossos perfis no Facebook, Twitter e Google Plus para mais dicas de carreira e acompanhe a hashtag #UDA2017 para ficar por dentro de todas as novidades da competição. Boa sorte!