Navegar no Blog Adzuna »

Você se lembrou de colocar essas informações no seu currículo?

Informações importantes no currículo

Quando estamos preparando nosso currículo, sempre ficamos preocupados em detalhar nossa trajetória profissional da forma mais atrativa possível e sem deixar o documento longo demais, portanto é normal acabarmos esquecendo ou deixando de lado algumas informações que também são importantes para tentar evitar que o CV fique muito poluído.

Algumas dessas informações podem parecer desnecessárias ou muito simples, mas elas podem fazer toda a diferença no processo seletivo e te garantir uma entrevista de emprego.

O blog Carreiras elencou alguns itens importantes que podem estar faltando no seu currículo:

Resumo do currículo

É importante não confundir o resumo com o seu objetivo profissional. No objetivo você deve mencionar apenas o nome do cargo que deseja ocupar. Já no resumo, você pode falar mais sobre você. Nesse tópico não utilize palavras clichê como “criativo” ou “organizado” e não mencione questões pessoais.

O resumo serve como uma introdução, em que você destaca os pontos principais do seu currículo, como sua formação e última experiência profissional, sempre de forma mais breve.

Atribuições

Além de colocar o nome da empresa em que você trabalhou, o cargo que ocupou e as datas de início e término de seu contrato, você também precisa falar sobre quais eram suas responsabilidades e atividades desenvolvidas.

Conhecimentos em softwares específicos

Esse é um tipo de informação que deve ser adicionada mesmo que você não trabalhe na área de tecnologia. Se você tem conhecimento em algum software que é importante em sua área de trabalho e que pode te ajudar a conquistar a vaga, acrescente isso no seu currículo. Programas de edição de imagem, áudio e vídeo entram nessa categoria.

Gerenciamento ou participação em projetos de sucesso

Sabe as atividades que falamos que você deve mencionar no tópico de experiências profissionais? É nesse momento que você também deve falar sobre projetos que gerenciou ou participou e que foram bem sucedidos e contribuíram para o seu desenvolvimentos profissional.

Presença em eventos

Esse tipo de informação também faz parte do tópico de experiências, especialmente se você trabalha na área de vendas. Mencionar que você participou de eventos e feiras do setor, mostra que você é confiável e que representava a empresa em que trabalhava.

Responsabilidades extras

Se você já realizou alguma atividade secundária, que não necessariamente fazia parte das atribuições de seu cargo, mas que tem a ver com a vaga para qual você está se aplicando, você pode mencionar essas informações no seu currículo.

Por exemplo, se essa vaga pede por conhecimentos em administração, e em algum momento do seu histórico profissional você cuidou de tarefas administrativas, mesmo que elas não fossem sua principal atividade, essa é sua chance de mostrar que tem noções sobre o assunto e que está apto para essa vaga.

Trabalho freelancer e projetos paralelos

Como já falamos nesse post, experiências sem carteira assinada também podem ser citadas no seu currículo, já que o mais importante para o recrutador é saber quais competências você possui. Liste trabalhos e projetos paralelos que possam ter uma relação com a vaga pretendida. E não se esqueça de mencionar quais eram suas atribuições.

Trabalho voluntário

Essa é uma sugestão especialmente interessante para quem está escrevendo seu primeiro currículo. Nessa fase normalmente não temos experiências profissionais anteriores e muitos candidatos acabam ficando com a impressão e o receio de que o CV está muito vazio.

Nesse caso é comum que tentem preencher esse espaço com textos longos demais, formalidade excessiva e jargões que os recrutadores já estão cansados de ler.

Uma boa dica para o currículo de quem está em início de carreira é colocar todas as suas experiências que mostram qualidades e uma postura adequada para o mercado de trabalho, como um intercâmbio ou trabalho voluntário.

Agora que tal dar uma revisada no seu currículo e aproveitar para acessar o www.adzuna.com.br e se aplicar para nossas vagas?

Fonte: Carreiras