Navegar no Blog Adzuna »

O título do seu CV pode estar arruinando suas chances de ser contratado

Currículo

A crise econômica está aumentando cada vez mais a competitividade no mercado de trabalho. As altas taxas de desemprego são sinal de um número maior de candidatos em busca de uma vaga, portanto cada detalhe pode fazer a diferença no momento da busca por um novo emprego.

Destacar o seu currículo das dúzias que os recrutadores recebem para cada vaga aberta é uma tarefa difícil. No entanto, existem diversas maneiras de melhorar seu currículo para que você consiga aquele emprego dos sonhos.

Uma das dicas mais simples é pensar em qual título você dará para o arquivo com o currículo que será enviado para os recrutadores.

Mas antes disso, estes são alguns dos erros mais comuns na hora de nomear um currículo e que podem estar te impedindo de conseguir a vaga que você tanto deseja.

CV 2016 (versão correta)

CV

Se você revisou seu CV uma dúzia de vezes e deu um nome para cada versão para conseguir se organizar, é possível que você termine com um arquivo chamado CV-Versão Correta ou CV-Versão Final. Mesmo esse título sendo muito útil para seu controle pessoal, esquecer de mudar ele para um formato mais padrão, antes de mandá-lo para um empregador, pode ser visto como um sinal de preguiça ou falta de profissionalismo.

Para que se colocar em uma posição de risco e ter que compensar na entrevista por uma possível má impressão que o título do seu CV causou? Muito mais fácil dar um título correto, não é mesmo?

CV para vagas em Marketing

CV

Esse título passa uma imagem para o recrutador de que você está se aplicando para todos os tipos de trabalho possível, ao invés daqueles que realmente são interessantes pra você e em quais você poderia contribuir mais. Também é possível que o empregador presuma que você não tem um interesse em especial em trabalhar na empresa dele, mesmo que esse não seja o caso.

João Silva Curiculum Vitae

CV

Esse é um exemplo de como uma letra pode fazer toda a diferença. Se você decidir escrever “Curriculum Vitae” ao invés de CV, é preciso ter muito cuidado com a grafia correta da palavra. Um erro gramatical no seu currículo pode nem ser visto ou ser perdoado, mas não existe desculpa para um erro no nome do arquivo.

Por favor me dê um emprego

CV

Os empregadores querem saber que você está interessado em uma vaga, mas demonstrar suas habilidades e sua experiência na área ao invés de implorar por uma oportunidade através do título do seu CV é uma forma muito mais eficaz de fazer isso.

CV

CV

Se você escolher esse título para seu CV, você estará na companhia de muitos outros candidatos. Muitas outras pessoas também preferem simplificar na hora de nomear o arquivo, mas esse acaba sendo justamente o problema – seu CV.doc acaba se perdendo em meio a vários outros arquivos com o mesmo título.

Mandar uma foto do CV

Se você está se aplicando para uma vaga através de um e-mail ou formulário online, não é uma boa ideia enviar uma foto do seu currículo. Escaneá-lo é até aceitável, contanto que a empresa tenha especificado que prefere recebê-lo nesse formato.

Recrutadores estão sempre muito ocupados analisando CVs e mandar um arquivo em formato de foto não facilita a vida deles. Além disso, muitos deles utilizam programas que analisam vários CVs e conseguem filtrar aqueles que mais se encaixam na vaga. Se seu currículo estiver no formato de uma foto, por exemplo, ele não conseguirá nem ser analisado e poderá ser descartado imediatamente.

Então que título devo colocar no meu CV?

O formato ideal para o título do seu currículo é Primeiro nome-Sobrenome-CV.doc. Bem simples, mas muita vezes não é o formato adotado pela maioria daqueles que estão procurando por um emprego.

Também é preciso estar atento à qualquer instrução extra – algumas vagas pedem que você inclua um número de referência, por exemplo. Mas se esse não for o caso, siga duas principais recomendações:

  • Facilite o trabalho dos recrutadores. Eles precisam analisar centenas de currículos, portanto qualquer CV fora do padrão ou com erros será eliminado;
  • Não inclua informações que possam levar o recrutador a ter uma opinião errada sobre você mesmo antes de ver seu CV.

Continue lendo nosso blog para mais dicas sobre carreira, e acesse o Adzuna Brasil para encontrar novas oportunidades de emprego perto de você.