Navegar no Blog Adzuna »

Quais são as habilidades mais procuradas em profissionais de marketing?

Na hora de procurar um novo emprego ou atualizar o currículo, sempre surgem algumas dúvidas. Será que possuo as habilidades que o mercado está buscando? Em que áreas posso melhorar? Quais habilidades devo destacar?

Essa preocupação é ainda mais relevante quando se trata da área de marketing, que está envolvida com diversos setores de uma empresa e que é responsável por atividades que estão diretamente ligadas com a imagem da organização e seus produtos. Portanto, recrutadores estão em busca de profissionais versáteis mas também com habilidades muito específicas.

Para ajudar nessa tarefa, o Adzuna analisou as mais de 9 mil vagas online em marketing ativas em nosso site para identificar quais habilidades são mais requisitadas em profissionais dessa área.

Familiaridade com vendas

stock-149421_1280

Incrivelmente, quase metade das vagas em marketing no Adzuna, 47.1% (4.333) pedem conhecimentos em vendas como um dos requisitos.

Ter uma visão de negócios e perspicácia empresarial são habilidades muito valorizadas na área de marketing, especialmente no momento de planejar campanhas bem sucedidas para conquistar novos clientes e fidelizar clientes antigos.

Profissionais com facilidade na área de vendas ajudam sua empresa a entender as necessidades dos clientes e selecionam a forma mais rentável de atendê-las para que a empresa possa crescer.

Conhecimento da língua inglesa

photofunia-1474377759

Ter um bom conhecimento do Inglês é uma habilidade requisitada por 1.139 anúncios de emprego no Adzuna, o que representa 12.4% das vagas.

Poder se comunicar em Inglês é fundamental para o trabalho de marketing por uma série de motivos. O primeiro, e talvez mais óbvio, é pelo fato de uma parcela significativa das vagas ser em multinacionais, o que requer que o profissional consiga se comunicar verbalmente ou por texto com colegas e/ou clientes de outros países.

Além disso, novas tendências, cursos e ferramentas na área de marketing são normalmente provenientes de países como os Estados Unidos, portanto, ter um conhecimento da língua é necessário para compreender esse material.

Também existem fatores neurológicos que fazem com que profissionais bilíngues sejam valorizados. De acordo com diversas pesquisas, pessoas que falam mais de uma língua costumam ter o cérebro mais elástico, com melhor raciocínio lógico e maior potencial para aprender outras coisas.

Excel

business-925900_1920

Aqueles que acham que saber lidar com dados e criar tabelas e gráficos são só coisas da área de Exatas, estão completamente errados. A área de marketing exige que seus profissionais consigam interpretar um grande volume de dados e o Excel é um software que facilita a organização e análise dos mesmos.

Outro ponto importante, de acordo com recrutadores, é que um bom profissional da área deve saber exportar um relatório para o Excel para então cruzar seus dados e desenvolver estratégias e relatórios mais precisos.

No Adzuna, 1.113 (12.1%) vagas tem o domínio do Excel como um dos requisitos.

Visão estratégica
capture64

Possuir uma visão estratégica da sua área de atuação é uma característica muito importante para qualquer área de trabalho e o marketing não foge à regra. Ter um profissional focado em planejar ações fundamentadas nos objetivos da empresa e com um estudo de oportunidades e riscos é o desejo de qualquer empresa.

Para as empresas também é fundamental que a estratégia de sua marca e o posicionamento de seus produtos e serviços estejam alinhados com os objetivos gerais da organização e um profissional estratégico é de extrema importância nesse momento.

Profissionais com essa característica também ajudam suas empresas a mapear o mercado, apontando vantagens competitivas e potencializando o sucesso.

1.720 (18.7%) vagas no Adzuna buscam profissionais de marketing estratégicos.

Mídias Sociais

mobile-phone-426559_1920

Ter conhecimento de mídias sociais é um dos principais requisitos para qualquer profissional de marketing, já que o meio digital está crescendo cada vez mais e a criação de campanhas específicas para esse tipo de plataforma é uma realidade frequente na área.

As empresas buscam profissionais de marketing que saibam utilizar as mídias sociais para monitorar a opinião de seus usuários sobre a marca, para analisar o tom que deverá ser utilizado em cada mídia na comunicação com os públicos de interesse, para fazer a divulgação de seus produtos e serviços, além de criar um canal de contato com os consumidores.

De forma geral, o profissional especializado em mídias sociais deverá fazer toda a construção e gerenciamento da imagem da empresa nessas plataformas.

13.5% (1.241) das vagas postadas no Adzuna pedem por profissionais de marketing que dominem as mídias sociais.

Boa comunicação

workplace-1245776_1920

Profissionais que saibam se comunicar de forma efetiva são grandes trunfos para qualquer empresa e em qualquer segmento, afinal isso facilita o relacionamento entre colegas de trabalho e com clientes.

Mas não é somente a comunicação verbal que importa, mas a visual também. O profissional de marketing precisa definir qual a melhor forma e o canal para que sua mensagem seja facilmente percebida, recebida e compreendida pelo consumidor, e é essencial ter atenção aos detalhes que compõem as peças usadas na comunicação da empresa.

E as empresas contratando também concordam que a comunicação é um ponto de extrema importância, já que 2.256 vagas (24.5%) para marketing no Adzuna contém esse requisito.

Organização de Eventos

book-fair-678358_1920

Eventos são uma das ferramentas utilizadas pelo marketing para fazer a apresentação de novos serviços e/ou produtos para públicos de interesse. As organizações estão em busca de profissionais que saibam pesquisar e identificar as tendências e necessidades de seu mercado consumidor

Para que seus eventos sejam bem sucedidos, as empresas buscam profissionais pró-ativos, com energia para lidar com diferentes fornecedores, negociar preços e montar estandes em feiras e eventos.  

No momento, o Adzuna possui 1.248 (13.5%) vagas para profissionais da marketing que tenham conhecimentos na produção de eventos.

Marketing Digital

seo-1210158_1920

Como mencionamos anteriormente, especialista em mídias digitais são muito valorizados no setor de marketing, no entanto, as mídias sociais são apenas um exemplo de categoria que está inserida no marketing digital, que por sua vez envolve uma série de outras ferramentas, como SEO, marketing de conteúdo, email marketing e links patrocinados.

Um profissional que não só domina essas ferramentas, mas é capaz de criar e analisar campanhas digitais em diversos canais tem um grande valor no mercado.

918 (9.9%) das vagas postadas no Adzuna estão buscando profissionais que dominem o marketing digital.

Atendimento

535235

Seja no atendimento a clientes de uma agência ou no atendimento ao consumidor (como por exemplo o SAC), possuir a habilidade para lidar com situações diversas, e muitas vezes delicadas, sabendo ter aquele bom e velho “jogo de cintura”, são características muito procuradas por recrutadores.

Pouco mais de um quinto das vagas em marketing no Adzuna, cerca de 21.2% (1.950), estão buscando pessoas com habilidades para atendimento.

Trade Marketing

fredmeyer_edit_1

Mesmo com as plataformas digitais cada vez mais em evidência, a importância de um bom profissional de trade marketing continua muito grande. Este profissional traduz as estratégias de marketing em um plano de ações focado nos pontos de venda de produtos e/ou serviços da empresa.

Para trabalhar nessa área, o profissional precisa ter uma visão analítica para tomar decisões baseadas em números. Também é necessário ter disponibilidade para se locomover a diferentes pontos de venda do produto ou serviço e boas habilidades de comunicação para lidar com diferentes fornecedores.

Vagas para profissionais com essa especialidade representam 7.4% (683) do total de vagas em marketing postadas no Adzuna.