Navegar no Blog Adzuna »

Mês do Marketing: 4 mitos sobre o trabalho na área de marketing

 

^A88ECCCB77AB30B476F9B157E9DEBB53FF874B40B73C7D8F5D^pimgpsh_fullsize_distr

A carreira em publicidade, propaganda e marketing é uma das mais idealizadas por jovens de todo o mundo. A popularidade de séries de TV como Mad Men e premiações famosas de marketing e publicidade, como o Cannes Lion, estimulam o interesse pela profissão.

Com tantos profissionais buscando se inserir nesta área tão estratégica do mercado de trabalho empresarial, decidimos dedicar o mês de setembro para o segmento do marketing, publicando uma série de artigos sobre este setor.

Por mais que o marketing seja uma carreira muito visada, existem uma série de mitos sobre o dia a dia de trabalho dessa área. Vejamos alguns:

Você precisa ser super criativo / desenhar bem

ADM4

Nem todos os profissionais de marketing trabalham com criação ou peças publicitárias. Mesmo para aqueles que trabalham diretamente em áreas criativas, normalmente um grande projeto é feito em equipe e as ideias são desenvolvidas por um grupo de pessoas.

Da mesma forma, a arte e ilustrações de peças publicitárias são feitas por designers e profissionais especializados, bem como a roteirização, direção, gravação e edição de vídeos.

Existem diversas funções de back office que não são nada criativas e muito do trabalho envolve relatórios e análises de números o que nos leva ao próximo mito:

 

Conhecimentos matemáticos não são um requisito

FunPhotoBox1160431115wqnthd

Engana-se quem pensa que para se trabalhar com publicidade e propaganda não são necessários cálculos e fórmulas. Como boa parte das funções corporativas, uma parte importante da atividade de marketing é calcular resultados e custos operacionais.

Bom domínio de Excel e até mesmo entendimento básico de programação são habilidades cada vez mais buscadas em profissionais para estas áreas.

 

A carga horária é sempre longa

431843839_c84cf94f9c_o

Diversas atividades do marketing exigem uma carga horária alta: produtoras de comerciais, agências de publicidade, eventos e especialmente quando o lançamento de uma nova campanha se aproxima o volume de trabalho aumenta, assim como as horas no escritório.

Na realidade você pode esperar um mesmo nível de trabalho que em outras áreas funcionais do mercado. Mas muitos empregadores adotam horários flexíveis ou banco de horas para compensar seus funcionários quando o volume de trabalho demanda uma carga horária mais alta.

 

É só glamour e diversão

mad men cast

Por fim, a visão que muita gente tem da profissão é romantizada. Já escrevemos sobre como Hollywood cria expectativa irreais do ambiente de trabalho e com o marketing não é diferente.

Não imagine que você vai viver uma vida glamurosa como em Mad Men com coquetéis glamurosos no horário de almoço. E também não acredite que o trabalho é apenas os momentos de descontração em escritórios modernos, como muitas das empresas divulgam em suas mídias sociais.

Por outro lado, trabalhar numa função de marketing permite que você desenvolva o seu lado criativo, analítico e realize projetos divertidos e interessantes.

Para quem está preparado para arregaçar as mangas e colocar a mão na massa em novas campanhas de propaganda e marketing, temos mais de 9 mil vagas de emprego para Marketing no nosso site. Acesse já e encontre seu emprego dos sonhos perto de você.