Navegar no Blog Adzuna »

Universitário do Ano 2016 – Conheça os 3 finalistas da etapa Brasil

Centenas de jovens universitários e recém-formados nacionais e internacionais inscreveram-se para concorrer ao prêmio Universitário do Ano 2016. Entre tantos jovens profissionais com projetos interessantes e histórias de vida extraordinárias, tivemos a difícil tarefa de selecionar 3 finalistas para a etapa Brasil do concurso. Conheça-os:


RosaLucas Rosa

Perfil:

Lucas Rosa é graduando em Ciências Biomédicas pela UNESP e já na universidade conseguiu criar um currículo extenso. Seu atual trabalho acadêmico sobre formas de tratamento para diabetes recebeu uma menção honrosa no congresso onde ele se apresentou.

Além de seus desafios acadêmicos, ele abriu um portal científico para divulgar trabalhos de pesquisadores gratuitamente para o público geral, utilizando uma linguagem jornalística mais acessível.

O objetivo de Lucas é se tornar um pesquisador dentro de sua área de estudo, bioquímica, e um grande divulgador científico dentro do Brasil.  

O que mais nos impressionou:

Lucas é um universitário determinado e focado em sua área de pesquisa. Seu objeto de estudo e sua principal meta são bem claras: melhorar a qualidade de vida de quem sofre de diabetes através de sua pesquisa.

Ele também demonstra habilidades de empreendedor, com seu projeto para divulgação de trabalhos científicos de forma mais acessível e incentivar a pesquisa científica no Brasil, além de fazer parte do projeto Médicos da Alegria, realizando apresentações em hospitais do Brasil.

Além disso, em suas respostas Lucas demonstrou que sabe reconhecer suas falhas e áreas em que precisa aprimorar suas habilidades. Humildade e auto-reflexão são competências muito importantes para qualquer profissional e fazem a diferença na progressão de carreira.


KlingLucas Kling e Silva

Perfil:

Lucas é  graduando em Engenharia Metalúrgica pela UFRJ. Logo no começo da faculdade, ele se tornou monitor de uma disciplina e membro efetivo da empresa júnior da UFRJ, atuando nas áreas de assessor de qualidade e assessor de estratégia, e representando a empresa no Congresso de Estudantes de Engenharia de Materiais do Mercosul.

Em seguida, ingressou no Laboratório de Ensaios não Destrutivos, Corrosão e Soldagem atuando no desenvolvimento de projetos de pesquisa ligados à área de petróleo e gás.

Lucas foi aprovado no programa Ciências sem Fronteiras o que o levou para uma experiência na Alemanha e seu trabalho duro já lhe rendeu frutos: após um estágio realizado com louvor, seu trabalho de conclusão de curso, desenvolvido dentro do Instituto Federal de Pesquisa e Testes em Materiais da Alemanha, o proporcionou dois prêmios, um em âmbito nacional e outro em âmbito internacional e também criou fortes laços com a comunidade de pesquisa alemã.

O objetivo profissional de Lucas é ser um CEO ou Diretor dentro de uma empresa ou instituto de pesquisa.

O que mais nos impressionou:

A força de vontade e inteligência de Lucas são impressionantes: auto-didata, ele conseguiu dominar o alemão em poucos meses durante o período em que estudou na Alemanha.

Bem como demonstrou habilidades empreendedoras desde cedo, quando financiava o transporte à sua escola com o dinheiro recebido pelas aulas particulares que dava.

Outro  ponto que valorizamos em seu perfil é o foco no relacionamento interpessoal para conseguir ser bem sucedido em seus projetos. Saber lidar e se comunicar com pessoas de diferentes níveis hierárquicos é uma qualidade fundamental para quem quer alcançar o sucesso profissional.


GleisonGleison Adriano da Silva

Perfil:

Gleison é aluno do departamento de Física da UFAM, onde faz parte do grupo de pesquisa em materiais e o foco do seu estudo é a resolução de um dos maiores problemas energéticos da atualidade: o desperdício de calor. Atualmente, mais da metade da energia gerada no mundo é desperdiçada na forma de calor.

A pesquisa dos novos materiais termoelétricos foi publicada em duas publicações no exterior, tendo concorrido a um prêmio internacional, vencendo dois prêmios nacionais além de ter sido distinguido como Prêmio Melhor Trabalho de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFAM.

Gleison está participando ainda do nível universitário da Olimpíada Brasileira de Matemática e seu trabalho monográfico já está concorrendo a diversos prêmios.

O objetivo profissional de Gleison é trabalhar em uma indústria de semicondutores e/ou materiais.

O que mais nos impressionou:

A eficiência energética é uma das áreas mais importantes a ser desenvolvida neste século, por isso  um trabalho de aproveitamento de energia como o que está  desenvolvendo merece destaque.

Além de suas qualificações acadêmicas, Gleison demonstrou bastante resiliência ao enfrentar adversidades pessoais durante a sua trajetória acadêmica e uma excelente habilidade de comunicação para explicar o seu objeto de estudo de forma mais acessível e informativa.

Nesta etapa os perfis de cada candidato serão avaliados pela equipe internacional da Adzuna e no dia 8 de setembro anunciaremos quem será o representante do Brasil na etapa internacional do concurso Adzuna. Para mais dicas sobre carreira e emprego, siga nossos perfis no Facebook e Twitter.