Navegar no Blog Adzuna »

10 mancadas e erros absurdos de estagiários

Cometer erros faz parte de todo o processo de aprendizado, seja na escola, na faculdade ou no trabalho, e aprender com os erros é um processo importante no nosso crescimento profissional.

Um exemplo comum de erros em estágio são erros de ortografia, digitação ou até mesmo edição, como orientações que deveriam ter sido apagadas sendo publicadas em jornais, revistas e livros. Já escrevemos sobre outros erros comuns, e como evitá-los aqui no blog.

Na maioria dos casos o erro é relevado e a experiência utilizada como aprendizado, porém, em casos extremos a demissão do estagiário não só é recomendada como necessária. Veja alguns exemplos de demissões por justa causa por mancadas feitas em estágios:

10. A “véia” que saiu no jornal por engano

véia

A mancada: em São Bento do Sul, um estagiário do jornal A Gazeta do Sul esqueceu-se de retirar o comentário “colocar só a véia” (sic) em uma reportagem da coluna social da cidade. A gafe foi reconhecida pelo jornal, que publicou uma errata na edição seguinte.

A lição: sempre revise seus textos antes de publicar e preste bastante atenção para remover as orientações que não devem ser publicadas.

Fonte

9. Usou o concorrente e perdeu o contrato

delivery

A mancada: o simples ato de escolher um fornecedor errado pode arruinar o contrato. Quando sua empresa estava firmando um contrato com a UPS, uma empresa americana de remessa expressa de correspondência, um estagiário decidiu usar os serviços da principal concorrente (FedEx) para enviar a documentação do acordo.

A negociação foi encerrada imediatamente.

A lição: quando você está firmando um contrato com uma empresa, atenção para não ofendê-la usando os serviços do concorrente. Você não quer ser o cara que aparece na Coca-Cola bebendo Pepsi.

Fonte

8. A piada de mau gosto em rede nacional

A mancada: um estagiário de relações públicas perdeu seu posto de trabalho quando legendou com piadas racistas os nomes que apareciam em uma reportagem sobre a queda de uma aeronave.

A lição: atenção para manter a seriedade e profissionalismo no seu trabalho. Piadas racistas e preconceituosas são justa causa de demissão. Além de ganhar o olho da rua, você fica mau visto no mercado de trabalho.

Fonte

7. Fingiu doença familiar para ir à festa

Costume

A mancada: um estagiário de um banco americano disse ao chefe que um familiar estava doente, por isso precisaria faltar. Porém publicou fotos de uma festa a fantasia no mesmo dia em suas redes sociais, ganhando uma demissão de presente após a gafe.

A lição: não minta para seu chefe, nos dias de hoje é muito fácil descobrir mentiras. E veja algumas dicas de como se comportar em redes sociais aqui no nosso blog, para que seus colegas não façam piadinha de sua fantasia de Sininho.

Fonte

6. Ligações internacionais para Britney Spears

spears

A mancada: a prefeitura de Laranjal, no Paraná, enviou uma advertência escrita a um estagiário que utilizou o telefone do trabalho para realizar ligações internacionais para a cantora Britney Spears.

A lição: nunca ligue para a Britney Spears do seu escritório. Use o seu telefone profissional apenas para ligações profissionais. Caso haja alguma urgência, peça a seu chefe para utilizar o telefone da empresa para uma ligação pessoal e ofereça para pagar o valor da chamada quando a conta chegar.

Fonte

5. Rio vermelho

Wine

A mancada: ao perder o controle de uma empilhadeira, uma estagiária de uma vinícola francesa perfurou um tanque contendo milhares de litros de vinho, desperdiçando a bebida e causando uma enxurrada no ambiente de trabalho.

A lição: tome muito cuidado ao manipular equipamentos da empresa. Tenha certeza que você está ciente das instruções, normas de segurança e preparado para usá-los de forma correta. Você não quer ser o funcionário que afoga suas mágoas no vinho derramado ao fim do expediente.

Fonte

4. Roubar material do escritório, incluindo rochas lunares

Post it

A mancada: já comentamos sobre Dead Like Me no blog, onde a protagonista do seriado tinha o péssimo hábito de roubar post its do escritório. Os estagiários da Nasa, a agência espacial americana, foram parar na cadeia quando roubaram rochas lunares do ambiente de trabalho.

A lição: não roube material do escritório. Além de ser um crime, você mesmo nunca acha engraçado quando roubam todas as canetas da sua mesa.

Fonte

3. Reply to all

reply all

A mancada: usar o botão de responder para a todos no email causou transtornos em uma empresa norte-americana. Quando um estagiário terminou seus afazeres e mandou um email avisando que estava disponível para ajudar em outras funções, um de seus colegas respondeu com uma gracinha. Porém, por acidente, utilizou o reply to all e passou por uma saia justa quando toda a empresa recebeu seus emails.

A lição: não envie piadinhas pelo email de trabalho, lembre-se que o RH e seu chefe podem ter acesso a seus emails com facilidade e ler todas as suas fofocas. Se quer brincar com algum amigo durante o ambiente de escritório, use formas de comunicação pessoais, como celular.

Fonte

2. Blog de fofoca

Gossip

A mancada: uma empresa farmacêutica demitiu uma estagiária que criou um blog de fofoca para falar mal de seus colegas de trabalho.

A lição: você não quer ser a fofoqueira do escritório. Com tanta gente mais interessante e polêmica para fofocar sobre, você realmente quer escrever um blog sobre a gravata brega do Clóvis da Contabilidade? Quem vai ler isso?

Fonte

1. Ministério da Justiça elogia jihadistas em mídias sociais

Facepalm

A mancada:  uma resposta a um post sobre a imigração de refugiados de países árabes deixou o Ministério da Justiça em maus lençóis. A resposta dizia que jihadistas (doutrina que prega o ódio ao ocidente), seriam bem vindos ao país pois trariam progresso ao Brasil.

A confusão ocorreu pois o autor da mensagem acreditou que Jihadista era uma nacionalidade, não uma doutrina de terrorismo religioso. O Ministério publicou um pedido de desculpas ao erro crasso cometido.

A lição: não comente sobre assuntos que você não domina, e não tenha vergonha de pedir mais informações quando necessário. Muitas vezes alguém vai falar sobre a rebimboca da parafuseta e é melhor perguntar o que isto significa. Lembre-se da clássica frase: “sábio é aquele que pergunta e tolo, o que finge que entendeu”.

Fonte

Se você está preparado para aprender com seus erros e inspirou-se no que não se deve fazer com os exemplos acima, acesse o Adzuna Brasil para encontrar uma vaga de estágio perto de você. E continue seguindo o blog do Adzuna para mais dicas importantes sobre entrevistas e processos seletivos.